Inexperiência(Conclusão)

Cada pisada na embreagem exigia força!Parecia que Carlos estava fazendo musculação!Mas este era apenas um detalhe.Foi sorte ter conseguido,ou melhor,confiscado aquele carro,que havia passado em frente à boate segundos depois dos tiros.Procurando ignorar a dor no ombro direito,o PM atirou-se na frente da velha belina.Assustado pela abordagem,o dono do veículo entregou logo o carro ao Policial.Momentos antes,Carlos pensou em ir buscar a viatura,mas viu que isso seria desperdiçar tempo precioso.Os suspeitos já estavam em fuga!

Por ter iniciado a perseguição atrasado,demorou alguns minutos para que o PM tivesse contato visual com o opala.Foi um alívio para Carlos ver que tinha escolhido a direção certa.O veículo mais rápido dos assassinos,no entanto,dificultava a aproximação.Mais alguns poucos Quilômetros,e a dupla alcançaria a rodovia inter-estadual.Isto acontecendo,ficaria quase impossível prendê-los sem reforço.

Enquanto acelerava,Carlos tentou pegar seu celular e checar se a ajuda pedida por ele estava a caminho.Para sua decepção,não encontrou o aparelho!"Certamente caíra na boate";pensou!O fato causou-lhe um sentimento de impotência,de falha,e trouxe junto a culpa:Não deveria ter deixado Silas ir sozinho pelos fundos!Eles deveriam ter ficado juntos!Assim,concluiu ele,o parceiro certamente ainda estaria vivo!

Um estampido seco cortou o silêncio e dissipou seus pensamentos,estilhaçando o pára-brisa dianteiro da belina.Os assassinos perceberam que estavam sendo seguidos!Carlos não esmoreceu.Com desenvoltura,pegou uma flanela que estava no banco do carona,e,usando-a para proteger sua mão direita,retirou pedaços de vidro soltos que atrapalhavam sua visão!Só então,ao olhar para o banco traseiro,percebeu um dos motivos da belina correr tão pouco:O dono a carregara com vários caixotes cheios de hortaliças!Havia confiscado o carro de um verdureiro!Outro tiro foi dado,mas desta vez não passou nem perto.O PM pegou seu 38 e respondeu à altura,destruindo o vidro traseiro do opala.Carlos estava em desvantagem numérica e com um veículo lento,numa situação em que qualquer outro recuaria e aguardaria os reforços!Contudo;a raiva pela morte do colega tragara-o para um estado quase hipnótico,de transe!Em situações como aquela,ele fazia tudo da forma mais precisa possível,como uma máquina,pois "ligava-se" em sua mente uma espécie de programação,um sistema,e o PM seguia o fluxo da ação,sem importar-se com os riscos.

Sem explicação,Carlos viu o opala derrapar e sair da estrada,descendo por uma ribanceira.Chegou logo ao local do acidente,parou a belina,puxou o freio de mão com dificuldade,pois era tão duro quanto a embreagem,e saltou do carro.Para sua surpresa,vislumbrou,caído bem no meio da estrada,um enorme porco!O animal era cinza,quase imperceptível à noite.Por isso os bandidos não o viram à tempo!Ao chegar mais perto,constatou que tratava-se de uma fêmea,devido as grandes tetas.Na certa,pensou ele,o animal já deveria estar amamentando.Respirando com dificuldade,o suíno debatia-se,tentando em vão levantar-se.Um barulho vindo de uma moita próxima à estrada,fez com que ele sacasse sua arma.Logo,porém,guardou-a no coldre,ao ver os seis pequenos leitões vindo na direção da mãe ferida.A visão dos filhotes circundando a fêmea o pertubou.Como não podia fazer nada,virou-se,observou por alguns segundos a mata serrada que circundava a estrada e,com o 38 na mão, desceu a pequena ribanceira.....

O opala estava com a frente toda amassada.Os dois ocupantes haviam sumido.Apesar da chuva,que aumentara de intensidade,Carlos constatou a presença de sangue nos bancos dianteiros.Não era um sangue grosso,vindo de um ferimento profundo,e sim um sangue ralo, de cortes superficiais!Mas o fato deixou-o um pouco animado:Seria mais fácil capturar a dupla!Logo depois,porém,lembrou que os animais feridos são muito mais perigosos!O momento era de tomar uma decisão:Ficar ali,junto ao veículo,e esperar apoio,ou ir atrás dos bandidos...

O desejo de vingança sobrepujou a cautela,e logo Carlos explorava a mata,usando uma pequena lanterna.Depois de alguns minutos de marcha,o PM ouviu gemidos de dor,que pareciam vir de um local próximo.Cautelosamente,arma na mão direita,e o pequeno faixo de luz na esquerda,esgueirou-se entre as folhagens e foi até lá.No centro de uma pequena clareira,aberta talvez por caçadores ilegais,pensou Carlos,encontrava-se,caído,um homem branco,parrudo e de cabelos negros.Ele apertava a perna direita com as duas mãos,e tinha uma expressão de sofrimento.Ao ver o PM,o homem soltou um gemido,e disse:

__Me ajuda aqui!!!Eu fui picado por uma cobra!!!Tenho que ir para um hospital!!!

Carlos analisou o semblante do homem e perguntou:

__O quê você estava fazendo aqui a esta hora ?

Entre um gemido e outro,veio a resposta:

__Eu moro perto..AIIIII!!!.....o basset do meu filho fugiu,...e eu estava procurando por ele...Aiiiii.....quando essa desgraçada apareceu!!!__Apontou com uma das mãos para o outro extremo da clareira,onde jazia o corpo de uma serpente.Carlos foi até ela,mexeu-lhe o corpo com a bota,e descobriu logo a espécie:Era uma jararaca!Seu veneno,por ser necrosante e hemorrágico,causa dor intensa!O animal realmente parecia ter sido morto há pouco tempo pois,apesar da cabeça esmagada,o corpo ainda mexia-se.Isto,no entanto,só confirmava o ataque,nada mais!Além disso,o PM sabia que naquela região,de mata densa,não existia povoado próximo.Apesar da fraca iluminação da lanterna,reparou nas roupas do suspeito,e estranhou a sua qualidade:Camisa,calça,e tênis de marcas caras,que não condiziam com a pobreza daquela região.Para aumentar sua desconfiança,visualizou um corte no super-cílio esquerdo da vítima.Aquele ferimento não era condizente com um ataque de cobra!Pelo menos com aquele ataque! Friamente,o policial respondeu:

__Nós vamos para um posto de saúde sim,mas depois daremos uma passadinha em outro posto também...só que da polícia!

Ao ouvir a resposta,o desconhecido franziu a testa,e uma fúria gelada surgiu no seu olhar.Sem qualquer sinalização,e com extrema rapidez,atirou uma faca que estava escondida embaixo de seu corpo na direção de Carlos.A arma cravou-se no ante-braço esquerdo do policial,causando-lhe uma dor lancinante, fazendo-o largar a lanterna,que caiu.Aproveitando-se do fator surpresa,o marginal atacou.Seu ferimento,porém,tornou sua investida lenta,e deu tempo para o PM desferir um tiro que atingiu o meliante no pescoço.Um esguicho vermelho saiu de suas entranhas,e,em poucos minutos,ele estava morto!Sem poder,nem querer,fazer nada,Carlos assistiu a tudo parado.Depois,com muita dor,puxou a faca do ante-braço e tentou encontrar a lanterna.Logo constatou que seria impossível achá-la:Ela havia apagado-se ao cair,e a densa vegetação inviabilizava a busca.Decidiu,então,voltar para perto do carro...

A chuva transformara-se numa tempestade.Ensopado,Carlos só queria ir para casa.Já havia pêgo dois do bando.O terceiro com certeza tinha ido embora,embrenhando-se na floresta,e ele,com o ombro direito deslocado,e o ante-braço esquerdo ferido,não estava em condições de ir atrás.Agora;era a vez dos reforços fazerem sua parte.Com extrema cautela,foi avançando no escuro...

Ao sair da mata e ir em direção à ribanceira,foi surpreendido por um homem negro,de jaqueta de couro e calça jeans.Apesar da pouca iluminação,Carlos notou que ele possuía um ferimento na região do rebordo infra orbitário direito.O meliante apontava uma pistola automática em sua direção.O PM teve a impressão de que o marginal usara o colega ferido como isca,e ficara esperando,sem envolver-se no confronto.Se o comparsa fosse o vencedor,iriam embora tranqüilamente procurar um hospital.Só que não saiu tudo do jeito que ele calculara!Apesar disto,o assassino não perdeu a pose.Frio como um iceberg;disse :

__Você é persistente!!Por isso vou te matar logo e ir embora!!!

Aquele homem não tinha nada no olhar,reparou Carlos:Nem raiva,nem ódio,nem medo,nem culpa......,apenas indiferença!!Esses eram os piores!!!

Seu revolver estava no coldre!Seria impossível para Carlos,devido à proximidade do marginal,sacar a tempo.Desta vez,não estava enfrentando um homem enfraquecido pelo veneno.Além disso,seu ombro direito latejava,e de seu ante-braço esquerdo corria um filete vermelho,que misturava-se com a água da chuva e manchava sua farda.Decidiu que enfrentaria seu destino.Fechou os olhos e esperou pelo disparo.A tempestade atingia seu clímax:O barulho dos trovões era o único som que o PM escutava,e a claridade ocasional dos relâmpagos,única fonte de luz além do fraco reflexo dos postes da estrada lá em cima,de tão forte,quase atravessava as pálpebras fechadas do policial.

Anestesiado pela dor,Carlos;como dizem que acontece quando a morte é inevitável,não reviu toda sua vida.Ao invés disto,escutou um barulho semelhante à um trem descarrilhado.Confuso,abriu os olhos,e,estarrecido,vislumbrou a belina descendo a ribanceira!Pelo visto,não havia puxado o freio de mão com a força necessária!Apesar do barulho,o marginal não saiu do lugar onde estava,ignorando o perigo iminente,e foi atingido,de costas,pelo veículo desgovernado,que passou por cima dele!Um tiro chegou à ser dado,mas sem direção.O PM teve que jogar-se em cima de uma moita,para evitar o mesmo destino!Depois,veio o silêncio.....

Carlos levantou-se com dificuldade,pois a queda agravara a dor no ombro e no ante-braço.Observou o corpo do bandido,que permanecia imóvel e destroçado.A morte havia sido instantânea.Uma pena!

Sem carro,o PM fez o caminho de volta à pé.A chuva não teve compaixão,e não deu trégua.Durante o percurso,talvez para distrair-se de si mesmo,carlos pensou na serpente que havia mordido um dos bandidos,e como o fato dele,Carlos,ser sobrinho de veterinário,o possibilitara reconhecer,de imediato,a espécie da cobra.Concluiu,entretanto,que aquilo tudo era cultura inútil,e o que salvara realmente a sua vida havia sido um freio de mão mal regulado.

Quando chegou à boate,tudo estava mudado:Carros de polícia.....Ambulâncias...Veículos de emissoras de TV e de rádio...Um verdadeiro circo!Ao vê-lo,o comandante veio ao seu encontro.Preocupado,o superior disse:

__Carlos!!Aonde é que você estava?Está ferido?__Reparou nas manchas de sangue no uniforme.

O PM explicou toda a operação,e recebeu,com pesar,a confirmação da morte do colega.Preocupado,o comandante levou-o para dentro da casa noturna,e perguntou:

__O cara que você matou dentro da boate...por que você atirou nele?

Surpreso com o questionamento,Carlos respondeu:

__Ele estava armado!Ia atirar em mim!!!Eu vi a arma!!!

__Não havia arma nenhuma Carlos!Ele estava tirando a carteira do bolsa para te mostrar a identidade!!!

__Não é possível!!!Eu vi a arma!!!__O PM sentiu o chão faltar embaixo de seus pés.

__Você pensa que viu!!__Afirmou o superior__Não estava escuro?

__Estava,mas eu......

Lembrando da cena ocorrida minutos antes,Carlos lembrou que,realmente,estava escuro na boate,e as luzes piscando poderiam sim,aliadas à tensão do momento,confundir sua percepção!Não havia dúvida:Ele havia matado um inocente!O mundo,então,foi-se apagando,até Carlos mergulhar na inconsciência.....

Acordou no hospital,deitado numa cama,com o ombro e o ante-braço enfaixados.As semanas seguintes foram de pesadelo:Manchetes nos jornais,processos,acusações de todas os lados..Mas o pior foi a sua auto-censura,que o levou a ficar sem dormir direito por um ano,e sem comer praticamente nada por três meses.Teve que fazer terapia,tomar remédios controlados,até que conseguiu retomar o controle de sua vida,dois anos depois.

Ao ter acesso à ficha dos dois marginais que enfrentara na fatídica noite,descobriu que ambos eram fugitivos de um hospital psiquiátrico de Minas Gerais.Isto explicava,pensou Carlos,a ausência de limites e de culpa.

No entanto,a informação mais inusitada que encontrou,foi de que um dos facínoras,precisamente o negro,era quase surdo!Estava explicado por que ele não havia saído da frente do carro desgovernado:Por estar de costas para a ribanceira,sua audição deficiente,prejudicada pelo barulho dos trovôes,não percebeu o perigo!

Tomando este detalhe como um sinal de que alguma força superior intervira,preservando sua vida,Carlos voltou à fazer a única coisa que sabia:Ser um policial.

Apesar de ser falho,humano,ele faria seu trabalho da melhor forma possível........

UM FELIZ 2008 PARA TODOS!!