Interesse privado

[Continuação de "A Geração de Proteo"]

- Como é mesmo o nome do sujeito? - Indagou o Dr. Elvino Migliore, quando Gottardo o procurou em seu escritório no laboratório, na segunda de manhã.

- Proteo Lo Faro - informou Gottardo.

O Dr. Migliore ajeitou os óculos de armação quadrada no rosto, enquanto pensava.

- Esse nome não me é estranho - disse por fim.

Virou-se para a tela do computador sobre sua mesa de trabalho e clicou em algumas pastas. Finalmente, abriu um arquivo de texto e balançou a cabeça, satisfeito.

- Sim, é quem eu estava pensando. Proteo Lo Faro era especialista em computação quântica e trabalhava para um dos nossos concorrentes, o "Laboratorio Europeo di Ricerca Quantistica".

- Trabalhava para o LERQ? Nunca ouvi falar dele - admitiu Gottardo, um tanto surpreso.

- Isso foi antes da sua admissão aqui - explicou o Dr. Migliore. - Tínhamos planos de contratá-lo, mas não conseguimos cobrir a contraoferta do LERQ. Ele não veio e encontramos você, o que afinal foi uma boa coisa. Imagine se esse stalker viesse trabalhar aqui e depois desaparecesse, ou fosse preso pela polícia, abandonando o projeto no meio...

Gottardo ficou um tanto aturdido ao descobrir que poderia ter perdido a vaga para o ex-noivo de Estella, e nem atentou para o elogio feito pelo chefe. Felizmente não chegara a disputar a vaga com o sujeito, ou a ira deste para com ele poderia ser ainda mais pessoal.

- Ele parece ter descoberto um modo de espionar a ex-noiva, provavelmente através de spyware no celular dela - comentou.

- Sim, é uma possibilidade - redarguiu o Dr. Migliore recostando-se em sua cadeira giratória. - Mas imagino que ela tenha procurado a polícia para verificar essa possibilidade.

Gottardo deu de ombros.

- Segundo Estella, a polícia nada conseguiu descobrir - avaliou.

- Isso não seria de espantar, dado o nível da nossa polícia - replicou o Dr. Migliore com um sorriso irônico.

Mas em seguida, aprumou o corpo e acrescentou, muito sério:

- Ou pode ser que o desaparecido Proteo Lo Faro seja realmente bom no que faz e conseguiu dar uma volta nos peritos da polícia. Acho que precisamos dar uma olhada nos trabalhos dele e ver se conseguimos aprender alguma coisa que nos poderá ser útil...

Só então Gottardo compreendeu que sua busca pessoal agora virara corporativa.

- [Continua]

- [19-06-2023]