O primeiro júri

Dr Rafael era um advogado recém formado. Havia se inscrito para dativo, na área criminal.

Por isso foi nomeado para defender um indivíduo acusado de homicídio, numa cidade de interior. Um crime de grande repercussão na cidade.

A pessoa que precisa de advogado dativo, não tem condições de pagar um advogado, e corre o risco de não ter uma boa defesa, visto que o advogado não acompanhou o processo e não tem muito tempo pra preparar uma defesa .

Como de costume, chegou ao júri sem saber nada do processo, mas tentava se manter tranquilo, pois era sua primeira vez. Não tinha ideia do que fazer, apenas manteve a calma.

O mais interessante do tribunal do júri é que a acusação fala primeiro. Com isso ele pôde entender o caso naquele momento.

A situação ficou complicada quando ele soube que tinha um vídeo gravado do homicídio. Nesse momento sentiu um nervosismo surgindo.

Quando o vídeo foi mostrado, ele logo ficou animado. E pensou que conseguiria um bom resultado, que ganharia aquele júri.

O vídeo mostrava os dois réus efetuando vários disparos de arma de fogo na vítima.

O detalhe é que o indivíduo que Rafael estava defendendo, havia disparado após o outro réu.

No momento de fazer a sua sustentação, ele explicou que o seu cliente teve uma atitude desprezível, mas que nesse caso ele era inocente.

Os jurados e todos os espectadores ficaram olhando de forma surpresa para o Dr Rafael.

Ele logo explicou que o outro réu atirou primeiro por duas vezes na cabeça da vítima, e o seu cliente disparou mais três vezes no abdômen da vítima. As pessoas ainda não tinham entendido. Então ele disse que os primeiros disparos foram suficientes para matar a vítima, e com isso o seu cliente atirou no cadáver, visto que a vítima já estava morta.

O silêncio tomou conta do julgamento, nem o representante do Ministério Público se manifestou. Foi constatado e aceita a tese do crime impossível.

E o cliente do Dr Rafael saiu absolvido no júri.

Na saída o cliente não conseguia entender, e disse: - Doutor, o meu amigo deu dois tiros e levou 18 anos de prisão, e eu dei três tiros e vou sair livre. Não entendi nada.

Rafael não teve como explicar, devido ao tumulto gerado na saída do fórum. Mas saiu com uma satisfação notável.

Assim foi a primeira experiência de um jovem advogado com o tribunal do júri.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 26/04/2023
Código do texto: T7773756
Classificação de conteúdo: seguro