Oscar

Os policiais disseram a Jaime que ele teria que acompanhá-los à delegacia, para prestar depoimento. O corpo sem vida de Edith, sua esposa, já havia sido colocado num rabecão com destino ao necrotério.

- E o Oscar? - Indagou Jaime, parecendo despertar do estado de choque em que havia mergulhado ao descobrir o que acontecera com Edith.

- Ele parece estar bem - declarou um dos policiais. - Os bombeiros virão para buscá-lo.

- Faz três dias que ele não come - ponderou Jaime. - Talvez por isso tenha ficado estressado e atacado Edith.

O outro policial ergueu os sobrolhos e anotou algo num bloco de notas.

- Era comum ele ficar tanto tempo sem comer?

- Dois ou três dias... era o recomendado - assegurou Jaime. - São criaturas de metabolismo lento, não comem todos os dias como nós.

O policial do bloco fez um aceno de cabeça.

- Oscar estraçalhou o pescoço da sua esposa. Se não era fome, o que poderia ser? Estresse?

Jaime lançou-lhe um olhar aturdido.

- Olhe, eu realmente não sei o que pode ter acontecido. Oscar sempre foi muito tranquilo, passava a maior parte do tempo imóvel junto ao aquecedor. O clima daqui é frio para ele.

- Sua esposa se dava bem com ele? - O policial virou uma folha do bloco.

- Sim, até onde me recordo - redarguiu Jaime.

- Disse que foi um presente seu? - Indagou o primeiro policial.

Jaime fez um gesto positivo.

- Edith tinha medo de lagartos... achei que se lhe desse um filhote de iguana poderia ajudar a combater essa fobia.

O policial com o bloco parou de escrever.

- Nunca vi uma iguana daquele tamanho, senhor.

- Talvez tenham se enganado no pet shop - replicou Jaime. - Um filhote de iguana, é o que constava no certificado de venda.

O policial bateu com a caneta no bloco.

- O seu lagarto tem uns bons dois metros de comprimento e cerca de 70 kg de peso. Decididamente, não é uma iguana.

O primeiro policial havia puxado o celular do bolso e franziu a testa ao olhar a tela.

- Não, não é. Se o pet shop não confirmar a sua história, senhor Jaime, vai estar bem encrencado.

Exibiu a imagem ao parceiro, que estreitou os olhos antes de virar-se para Jaime:

- Um dragão-de-komodo. O senhor comprou a droga de um dragão-de-komodo!

- [16-04-2023]