O assassinato de John Grainger
O assassinato de John Grainger
A noitada
No dia 25 de janeiro de 2012, John Grainger de 32 anos deixou seu apartamento em Victoria Park, na cidade de Stockport, na Inglaterra e foi para o Egerton Arms, um pub da cidade, cidade essa que fica na Grande Manchester, sendo que nesta época, tinha uma população de quase 140.000 habitantes.
Nesse pub, segundo testemunhas, Jhon foi educado e amigável com as pessoas e, logo, ele se estava conversando com dois irmãos que ele já conhecia, eram Jenkins, Joseph e Anthony, de 30 e 31 anos de idade respectivamente, os irmãos eram assíduos frequentadores desse Pub.
Bem, abduzidos, não encontramos informações sobre a vida pregressa dos envolvidos, o pouco que se sabe é que John Grainger teve uma "educação difícil" e, por razão disso, viveu muito tempo na prisão, mas que, segundo parentes, na época em que ocorreu sua morte, ele estava colocando suas vidas nos eixos...
Mais tarde eles resolveram ir a outro pub, o Bakers Vault e depois foram à boate XXL, anteriormente conhecida como Pure, onde permaneceram até que Anthony Jenkins foi expulso por espalhar cerveja na pista de dança, e por isso eles decidiram seguir a noite de farra e bebedeira no apartamento de um dos irmãos.
Segundo imagens de câmeras de vigilâncias, eles foram vistos saindo do clube por volta da 1h45 da madrugada e indo em direção ao apartamento, que ficava a menos de 300 metros de distância da boate.
O apartamento era de Joseph Jenkins, que ficava nas proximidades de Covent Gardens, e foi lá que os dois irmãos, de forma brutal, assassinaram John Grainger.
A morte
Ali no apartamento, por algum motivo, que os irmãos nunca revelaram ao público, eles espancaram a vítima, atingiram a cabeça de John com um martelo, esfaquearam suas pernas, deram um tiro em seu joelho e depois mais um tiro, esse, na cabeça e à queima-roupa, sendo este último tiro o golpe fatal.
Depois desses atos insanos os irmãos sabendo que precisavam se livrar do corpo, então, resolveram decapitar a vítima para pôr em sacos, inicialmente tentaram com uma faca de pão, o que, logicamente, não deu certo, então, eles resolveram pegar uma motosserra e com ela eles separaram a cabeça do corpo do rapaz.
Depois eles puseram o corpo em um saco e a cabeça de John em uma bolsa e assim levaram os restos mortais a um local não muito longe do apartamento deles, em Wellington Street, e ali com gasolina puseram fogo nos restos mortais de John.
Não demorou muito para que um homem que passava pelo local visse as chamas e chamasse os bombeiros, que logo chegaram e viram aquela cena grotesca do corpo decapitado e queimado, o alerta do crime logo seria dado..
Bem perto dali, a menos de um quilômetro de distância, em Edgeley, por “coincidência total”, ou, ironia do destino, os irmão foram parados pela polícia.
Os policiais estavam respondendo a uma denúncia de dois jovens agindo de forma suspeita por aquelas redondezas, provavelmente os próprios assassinos, mas algo não confirmado nos autos do processo.
Durante a revista, os policiais encontraram com Anthony Jenkins seis cartuchos de espingarda em seu bolso e sangue foi visto em seus tênis brancos e isso levantou suspeitas aos policiais e por, intuição e profissionalismo, decidiram reter os irmãos e outra coincidência aconteceu!
Naquele exato momento, soou no rádio do policial que um corpo humano decapitado havia sido encontrado, e, com toda essa insólita situação, os policiais percebendo que o local da descoberta era próximo ao endereço fornecido, resolveram dar ordem de prisão aos irmãos e ordenaram que eles os levassem até a casa deles para maiores averiguações.
Chegando ao apartamento, na revista, a polícia encontrou manchas de sangue pelo chão, roupas ensanguentadas na máquina de lavar e descobriu que haviam sido feitas tentativas para limpar toda aquela cena com alvejante.
E na banheira, local onde a promotoria, posteriormente, afirmou que Jhon Grainger foi decapitado com uma serra elétrica, foram encontrados um martelo, facas da marca Stanley, uma navalha, um serrote e uma faca de pão ensanguentada.. e a serra elétrica, que ainda estava ligada na tomada.
Os irmãos foram levados para delegacia, já como suspeitos pelo assassinato do corpo decapitado que, até aquele momento ainda não havia sido identificado, e lá ficaram sob custódia policial para interrogatório.
Nos dias seguintes o corpo da vítima foi identificado através das impressões digitais.
O Julgamento
A falta de um álibi, o cenário do crime ainda montado, o sangue nos tênis e nas roupas, os cartuchos, além da espingarda usada para tirar a vida de Jhon Grainger, que foi encontrada no dia seguinte embaixo de um carro estacionado, perto de onde os dois irmãos haviam sido parados na rua pela polícia, bem, a acusação tinha tudo para ter um caso sólido, muito bem embasado contra os irmãos Jenkins!
O promotor Graham Reeds, que foi o encarregado da acusação, disse que os dois irmãos participaram ativamente do assassinato e da destinação do corpo, independentemente de quem executou cada ação.
Já o investigador sênior da polícia inglesa Andy Tattersall disse: “Os irmãos Jenkins submeteram Jhon Grainger a um ataque horrivelmente violento e cruel antes de atirarem nele. O que se seguiu foi nada menos que macabro!”.
O superintendente-chefe Chris Sykes, da divisão de Stockport da polícia da Grande Manchester, disse:
“A lacuna deixada pela morte prematura do Sr. Grainger provou ser impossível de preencher, mas espero que esta sentença ajude seus entes queridos a continuar com suas vidas.”.
Joseph Jenkins, durante o julgamento, negou ter participado do assassinato.
Já seu irmão, Anthony, se confessou culpado da mesma acusação de assassinato em uma audiência anterior ao julgamento final.
No dia 30 de julho de 2012, um júri do Manchester Crown Court condenou os dois irmãos à prisão perpétua pelo assassinato de John Grainger, sendo que, conforme as leis britânicas, Joseph Jenkins ficará preso por no mínimo 32 anos e Anthony Jenkins por no mínimo 30 anos.
Em um crime estranho, a justiça prevaleceu, porém até hoje não se sabe qual foi a motivação para que os irmãos decidissem cometer atos tão bizarros contra o “amigo”...
https://www-mirror-co-uk.translate.goog/news/uk-news/john-grainger-murder-brothers-joseph-1191601?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui%2Csc
https://www-manchestereveningnews-co-uk.translate.goog/news/greater-manchester-news/anthony-jenkins-admits-shooting-and-decapitating-691305?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui%2Csc
https://www-bbc-com.translate.goog/news/uk-england-manchester-19046332?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui,op,sc