Um dos assassinatos mais misteriosos dos EUA...

Nos minutos após as 14 horas de 30 de julho de 1975, o ex-presidente do poderoso sindicato International Brotherhood of Teamsters Union, Jimmy Hoffa, esperava impacientemente do lado de fora do restaurante Machus Red Fox em Bloomfield Township, Michigan.

Ele estava lá para encontrar com alguns chefões da máfia: Anthony "Tony Jack" Giacalone, de Detroit, e Anthony "Tony Pro" Provenzano, de Nova Jersey.

Supostamente seu objetivo era de consertar as relações que estavam desgastadas entre ele e Tony Pro, seu antigo associado...

Às duas horas e 15 minutos, Hoffa ligou para sua esposa Josephine para reclamar que estava sendo enganado e acrescentando que voltaria para casa às 16 horas para o jantar.

Mas Hoffa nunca mais retornou e, na manhã seguinte, seu carro, um Pontiac Grand Ville verde foi encontrado no estacionamento Machus Red Fox.

Com a apresentação de um relatório de pessoa desaparecida naquela noite, o caso foi formalmente aberto e assim nascia um dos maiores mistérios não resolvidos da América do norte.

Nascido como James Riddle Hoffa, no ano de 1913 em Indiana, o pequeno Jimmy, aprendeu uma lição precoce sobre os perigos das condições de trabalho inseguras, quando seu pai, mineiro de carvão, morreu de câncer de pulmão em 1920.

Em razão das condições e de tudo o que ele viu o pai passar, ao crescer, não demorou para virar sindicalista.

Ele organizou sua primeira greve enquanto trabalhava para os supermercados Kroger em Detroit, no início da década de 1930 e, em poucos anos, ele estava transformando os Teamsters no sindicato mais poderoso do país, sendo que esse sindicato, até hoje, é considerado o maior e mais diversificado da América, vai de motoristas de carga a trabalhadores de armazém, mas têm trabalhadores organizados em praticamente todas as ocupações imagináveis, com, atualmente, 1,2 milhão de membros.

Um herói para os membros da associal sindical, Hoffa era uma escolha popular para assumir o cargo de presidente dos Teamsters em 1957.

No entanto, enquanto traçava seu caminho para o poder, durante sua acensão dentro do sindicato, ele forjava laços estreitos com outro tipo de associação, a máfia, e, em pouco tempo, ele tinha criado forte elo com chefes do crime organizado, conexões que, também, atraíram políticos de Washington, como Robert Kennedy.

Mas, com o passar do tempo, algumas irregularidades em sua administração acabaram surgindo, e ele acabou preso e condenado por adulteração do júri, fraude e tentativa de suborno.

O famoso e, adorado por muitos, o líder sindical começou a cumprir uma sentença de 13 anos de prisão em 1967.

Hoffa, que passou a presidência do Teamsters para Frank Fitzsimmons, recebeu um indulto presidencial de Richard Nixon em 1971, com a estipulação de que deveria evitar a atividade sindical até 1980.

No entanto, Hoffa não tinha intenção de esperar tanto tempo e estava explorando maneiras de recuperar sua liderança no momento em que ele desapareceu abruptamente.

Quando desapareceu Hoffa estava planejando seu retorno ao poder!

As investigações chegaram a uma rua sem saída, três semanas após o início da busca, o FBI tinha uma pista quando cães policiais discerniram o cheiro de Hoffa no banco de trás de um Mercury Marquis Brougham.

O carro era de propriedade de Joey Giacalone, membro da máfia ítalo-americana e filho de Anthony Giacalone, e havia sido emprestado ao protegido de Hoffa, Chuckie O'Brien, que negou qualquer envolvimento no caso.

Com a convocação de um grande júri de Detroit em setembro, uma série de membros do Teamsters e outros associados da máfia foram chamados para testemunhar.

No entanto, nenhum ofereceu qualquer informação substancial, muitas vezes invocando a Quinta Emenda em vez de respostas.

“A quinta emenda da constituição americana é a parte da Carta que institui garantias contra o abuso da autoridade estatal, tais como o julgamento pelo grande júri, o direito de permanecer calado e evitar assim a autoincriminação, entre outros direitos.”

No início de 1976, o FBI divulgou um relatório de suas descobertas no que ficou conhecido como Hoffex Memo, ali havia uma lista de suspeitos incluindo nomes poderosos da máfia, como Vito "Billy Jack" Giacalone e Salvatore "Sally Bugs" Briguglio.

Infelizmente, embora os investigadores sentissem que estavam no caminho certo, não encontraram ninguém disposto ou capaz de confirmar que o desaparecimento de Hoffa resultou diretamente do envolvimento da máfia.

Em 1982, sete anos depois de ter sido visto pela última vez fora do Machus Red Fox, Hoffa foi declarado legalmente morto pelas leis americanas.

Com o passar dos anos, surgiram inúmeras teorias sobre onde os restos mortais de Hoffa poderiam ser encontrados.

Em 1982, um assassino da máfia chamado Charles Allen disse a um comitê do Congresso que o manda-chuva do sindicato havia sido desmembrado e deixado nos Everglades da Flórida, uma região pantanosa infestada de enormes crocodilos...porém, pelo histórico do depoente e a evidente falta de provas, nada foi descoberto..

No final da década de 1980, outro assassino, Donald "Tony, o Grego" Frankos sugeriu que Hoffa foi enterrado sob o Giants Stadium em East Rutherford, Nova Jersey, o que se tornou quase uma lenda urbana naquela cidade.

Embora a morte da maioria dos principais suspeitos tenha dificultado as investigações, o caso arquivado de repente recuperou força em 2001, quando uma nova tecnologia de DNA revelou que um cabelo encontrado no Mercury Marquis Brougham de Joey Giacalone era compatível com Hoffa.

O assunto foi encaminhado ao Gabinete do Procurador do Condado de Oakland, em Michigan, que retornou a notícia desanimadora de que não havia provas suficientes para acusar ninguém.

Três anos depois, outra porta se abriu com o lançamento de um livro intitulado “I Heard You Paint Houses”, uma frase da máfia usada para avaliar a disposição de uma pessoa de matar outra.

Escrito pelo advogado Charles Brandt, o livro apresenta um intrigante relato do caso feito por associado da Máfia e de Hoffa, o, naquela época, recém-falecido conhecido por Frank "O Irlandês" Sheeran.

De acordo com Sheeran, Hoffa deixou as pessoas nervosas ao ameaçar expor os negócios da máfia dos caminhoneiros nos bastidores que ocorreram enquanto ele estava preso. Ordenado a matar Hoffa pelo poderoso e secreto chefe da Pensilvânia, Russell Bufalino, Sheeran se dirigiu ao Machus Red Fox com O'Brien e Briguglio naquele dia para dizer a Hoffa que o local de encontro havia sido movido.

Eles dirigiram para uma casa vazia no noroeste de Detroit, onde Sheeran disparou dois tiros em seu amigo.

A confissão levou os detetives a rasgar as tábuas do assoalho da casa apontada por Sheeran.

Lá eles descobriram o que pareciam ser manchas de sangue promissoras para o caso, porém, a análise de laboratório não conseguiu combinar as amostras com as de Hoffa.

Mais uma vez, as investigações acabaram dando em nada…e outros surgiram..

Novas e novas pistas e o FBI fazia buscas nas propriedades como esperança de encontrar algo que elucidasse o mistério, se não os restos do corpo do homem desaparecido.

Tiveram em uma fazenda de cavalos perto de Milford, uma garagem em Roseville, um terreno baldio em Oakland Township...tudo destruído para não revelar nada.

Em 2015, o New York Post relatou uma alegação de que Hoffa havia sido enterrado em um tambor em um depósito de lixo tóxico no nordeste de Nova Jersey.

Mais uma vez a fonte da informação tinha sido um membro da máfia e dos Teamsters, dessa vez, Phillip "Irmão" Moscato, que havia morrido no ano anterior.

E lá foi o FBI a um antigo aterro sanitário em Jersey, pois corroborava com a informação, um trabalhador, que em seu leito de morte, disse que tinha enterrado o corpo em um tambor de aço.

E, de novo, nada de Hoffa por lá...

Outro mafioso importante que disse ter tirado a vida de Hoffa foi Richard Leonard Kuklinski, o Iceman, de quem temos vídeos aqui no canal, ele, de sua cela concedeu várias entrevistas e em uma delas acabou gerando até uma lenda, pois, segundo ele Jimmy Hoffa, teria sido queimado num tonel e misturado a metal reciclado que foi enviado ao Japão para fazerem carros...o que, por motivos óbvios, não pode ter sido confirmado pelas autoridades...

Na verdade, mais de 200 agentes do FBI foram designados para o caso até hoje, a maioria deles em Michigan e Nova Jersey, mas as investigações percorreram todo o país..

Bem, muitos mafiosos já reivindicaram participação ou foram apontados como suspeitos no caso, mas nada nunca foi confirmado e o desaparecimento de Jimmy Hoffa ainda é um mistério que prende a imaginação americana há mais meio século, tanto que já faz parte do folclore nacional daquele país!

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 04/11/2022
Código do texto: T7642664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.