O DEBATE

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

O debate em qualquer sentido da palavra é importante, não importa se político, educacional, religioso, criminoso, etc...

Uma certa vez, lá pela década de 70 do século XX, aconteceu um crime de homicídio ocorrido em uma cidade. E isso é fato comum em qualquer cidade do mundo.

A vítima foi silenciada sem nem o autor do crime o conhecer, uma vez que teve como origem uma mera disputa de bola em um jogo de pelada de meio de rua entre dois menores, isso porque houve contato físico, choque entre as pernas de ambos, coisa sem sentido de maldade de qualquer espécie. Faz parte da disputa do jogo...O menino "machucado" pela disputa da bola, saiu chorando e foi para casa dos pais, em lá chegando fez o alarde e um irmão dele de maior idade, foi in loco tomar satisfação com o suposto agressor do irmão. Pois "in continenti", sem ouvir ninguém, atirou e matou o suposto jovem agressor de seu mano. Em seguida fugiu e foi preso depois.

A família da inditosa vítima providenciou o sepultamento entre choros e velas. Triste despedida.

A polícia fez o inquérito policial e enviou para a Justiça, o processo correu dentro das normas legais do direito de acusação e de defesa. Aí quando chegou o dia do júri popular, o órgão responsável pela acusação não convenceu o corpo de jurado, aí o boi comeu solto...

Em síntese, os sete jurados absolveram por sete a zero o acusado do crime. Houve festa com força na casa do absolvido e sua família. A maior surpresa que se faz lembrar dessa leitura é que depois da absolvição do réu, o ilustre delegado de polícia de então se fez presente à casa do absolvido e participou da festa dada para comemorar o fato, tendo assento na principal mesa durante os comes e bebes. Em casos análogos, o pior de tudo é que a "verdade" e a "mentira", tem o mesmo peso na hora do vamos "ver" nos pratos da balança moral da sociedade que suporta tudo calada.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 08/08/2022
Reeditado em 08/08/2022
Código do texto: T7577648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.