o Monstro de Toluca!

A denúncia de desaparecimento de uma jovem levou às autoridades de Toluca, capital do estado do México, a descobrir um assassino em série, que, insanamente, depois usou as suas redes sociais para falar sobre seus terríveis crimes..

Essa cidade de clima frio e de quase 800 mil habitantes, é considerada uma cidade tranquila em relação a criminalidade, o que não a livrou de se tornar o palco de terror para esse homem que ficou conhecido como o Monstro de Toluca!

Os pais de Jéssica Guadalupe Jaramillo Orihuela a deixaram na Universidade de Tecnologia da cidade, onde cursava psicologia, essa foi a última vez que viram com vida, provavelmente.., mais para frente, você vai entender esse provavelmente

Ela tinha 23 anos, morava com os pais e tinha uma filha de poucos meses..

Os pais, ao final do horário do curso, voltaram para pegá-la, pois há algum tempo ela vinha reclamando que estava sendo seguida por um colega do curso, e eles estavam com cuidado redobrado…porém ela não estava mais lá.

Eles acharam tudo muito estranho, pois, conforme falei, eles a buscavam diariamente, e, como ela não tinha avisado nada, resolveram telefonar para ela.

Ela atendeu e simplesmente disse: “Vou a uma reunião, não se preocupem, estou com Óscar!”, eles pensaram que Óscar era o ex-namorado e pai da filha de Jéssica, infelizmente, não era esse Óscar..

Como no outro dia, Jéssica ainda não tinha retornado para casa, os pais ligaram várias vezes ao telefone dela, e ela não respondia e, eles, por estarem muito preocupados, decidiram procurar a polícia de desaparecidos local, porém lá, foram informados que apenas após 24 horas do desaparecimento podiam fazer qualquer registro.

A família da jovem ficou indignada, porque a polícia nada faria de imediato para procurar por Jéssica, e decidiu que não ficariam parados esperando as horas passar!

O pai de Jéssica sabia que algo estava errado, pois conhecia sua filha e sabia que ela não “desapareceria” assim por vontade própria, ainda mais que havia deixado sua filha de 10 meses com eles e já havia aquela suspeita de quem a andavam seguindo.

Após procurar e procurar, descobriram pelo GPS do celular de Jéssica marcava como última localização ativa uma casa, o pai da jovem resolveu ir até lá, quando ele chegou até a casa, descobriu que lá morava Óscar, mas não o ex-namorado, e sim Óscar García Guzmán, que ele não conhecia, e esse de forma ríspida disse ao pai de Jéssica que ela não estava ali com ele!

O pai, novamente, procurou as autoridades para que interviessem e fosse até essa casa, porém, mesmo com a prova do GPS marcando tal casa, eles não podiam ir até lá, sem uma ordem judicial, resumindo não podiam fazer nada…

E aguardando a ordem judicial, familiares de Jéssica decidiram ficar em uma camionete estacionada na frente da casa de Óscar, pois para eles não existiam dúvidas de que ela estava ali naquela casa..

Depois muito insistir, convenceram alguns policiais a irem até a casa de Óscar, todavia, eles foram pela madrugada, eles chamaram pelos moradores da casa, porém como ninguém atendeu, deram meia volta e foram embora sem entrar na casa.

Os policias foram embora, mas os familiares permaneceram ali, ao amanhecer, eles chamaram por Óscar que, dessa vez, atendeu dizendo que eles deveriam ir embora, os familiares pediam para entrar, pois sabiam que Jéssica estava ali e ele apenas repetia para que eles fossem embora e pois ele não conhecia nenhuma Jéssica!

Claro que, mesmo com a negativa, a família não desistiu e depois de 2 dias ali, eles disseram ter visto Jéssica em uma janela, parecia estranha, como se não tivesse “vida”, mas tinham certeza de que era ela…

Correram até a polícia contar o que tinham visto, porém, novamente, as autoridades disseram que sem um mandado de busca nada podiam fazer, pois essa era a lei..

E os dias estavam passando, a família cada vez mais desesperada pela falta da jovem e também pela impassividade das autoridades que nada faziam para ajudar, e no terceiro dia, Óscar saiu novamente da casa e foi até eles, muito brabo e nervoso ameaçou a todos, dessa vez ele foi até ali acompanhado de um enorme cão da raça pitbull que parecia tão furioso quanto o seu dono, porém, mais uma vez os familiares de Jéssica permaneceram firmes!

No outro dia, algo diferente aconteceu, eles viram Óscar sair todo arrumando com roupa social, algo estranho, pois naqueles dias de campana por ali, eles notaram que Óscar não era o tipo de pessoa que se vestia assim normalmente.

Eles não sabiam, mas Óscar estava indo prestar depoimento na delegacia, onde assumiu conhecer Jéssica, e que ela tinha ido até a casa dele, porém logo depois ele a acompanhou até a rua, quando ela pegou um táxi e ele nunca mais a viu ou soube dela..

Agora, a polícia com o depoimento, não demorou a pedir um mandado de busca na casa do suspeito, porém, muito tempo já tinha se passado…

No mesmo dia do depoimento, Óscar chegou em sua casa, trocou de roupas, pegou uma mochila, colocou uma touca e saiu, de forma cínica e doentia, caminhou até os familiares de Jéssica que o filmavam e olhando para eles os cumprimentou e saiu caminhando calmamente pela rua.

Os familiares ficaram ali, sem saber que o assassino de sua filha estava escapando sem que eles nada pudessem fazer.

Na madruga do outro dia, saiu a ordem de busca na casa..os policiais acabaram por descobrir quem realmente era Óscar.

Dentro da casa dele, encontraram, dentro do banheiro, o corpo de Jéssica com marcas de violência em seu pescoço, isso em si já era impactante, mas o pior estava por vir..

Os policiais encontraram enterrados no pátio dos fundos da casa mais dois corpos femininos.

E assim, a polícia descobriu que Óscar García não era um feminicida qualquer, ele era um assassino serial…e a partir daquele instante o jovem de 28 anos entrou na lista de procurados por 3 assassinatos, e, assim, para a mídia surgia o “Monstro de Toluca”.

300 mil pesos mexicanos foram oferecidos por qualquer informação que levasse ao paradeiro do SK..

Durante as investigações, os pais de Jéssica confirmaram que ela já tinha mencionado que tinha um colega que dava medo nela, que a olhava de modo estranho e, algumas vezes, até a perseguia, os dois eram colegas na universidade de Toluca no curso de psicologia.

Agora o insólito desse caso tão triste e angustiante..

Mesmo procurado Óscar mantinha suas redes sociais ativas, onde confessou ser um assassino, e chegou a ponto de publicar que para que a polícia pudesse pegar um SK, eles deveriam pensar como um!

E, além disso, ele colocou na publicação as fichas de busca de 3 jovens desaparecidas..as 3 que foram encontradas em sua residência..

Eram Jéssica Guadalupe, de 23 anos, Adriana Gonzales Hernandez de 27 anos, e Martha Patrícia Nava Sotelo de 25 anos, jovens que tinha desaparecido nos últimos 2 anos.

Óscar, em sua cabeça doentia, zombava de suas vítimas em rede social enquanto as autoridades procuravam por ele.

O caso acabou chamando atenção da imprensa de todo o país, que agora divulgava por todos os locais que havia um SK feminicida solto pelo México!

O que ninguém sabia é que o SK trocava mensagens com uma pessoa há algumas semanas, a pessoa era Frida Guerrera, uma ativista mexicana, conhecida no país por buscar por justiça a mulheres desaparecidas.

Frida Guerrero é o pseudônimo da jornalista Verónica Villalvazo, que desde 2016 denuncia e investiga assassinatos de mulheres e menores

Frida Guerrera acabou sendo peça chave para que as autoridades conseguissem chegar até ele.

Frida ganhou a confiança do SK, pois ao saber que ele continuava ativo nas reder sociais, escreveu uma mensagem para ele que dizia: "Óscar García Guzmán é um idiota. Ele se sente muito grande. Estou esperando por você aqui.", o que chegou até Óscar..

Ela disse às autoridades que Óscar era uma pessoa com muita raiva e com necessidade de atenção, a ela ele detalhou à Frida que em 2012 tinha torturado Mônica, um crime que ainda era não conhecido pelas autoridades e, por isso, ele não era apontado como suspeito.

Ele também contou que tirou a vida de Adriana Hernandez em fevereiro de 2018 e a de Martha Patricia, ele tirou em fevereiro de 2019, detalhou que gostava de perseguir suas vítimas, escolhia e depois as caçava!

Segundo a ativista, Óscar tinha alucinações com suas vítimas!

Enquanto Frida acompanhava os promotores em uma diligência para investigar as possíveis confissões de Óscar deixadas em suas notas, o ativista recebeu as primeiras mensagens via Facebook que as mostrou ao comandante da investigação, na mensagem ele dizia assassinei esta em tal dia e depois deu detalhes do que havia na casa, e por fim, ele escreveu: Já tenho sua atenção?

E, assim, eles começaram a trocar e-mails. Óscar queria saber de seus três animais de estimação, queria saber se eles estavam bem..ela pediu um tempo para descobrir isso e dizer a ele..

O comandante da investigação pediu para Frida continuar mantendo contato com ele, pois assim, queria descobrir por qual IP ele estava se conectando, IP, para quem não sabe, é uma espécie de CPF, RG do computador, a sua identificação, por meio de endereço de IP único, é possível identificar ações dentro da internet e descobrir sua origem.

Frida foi até os animais e mandou fotos deles ao SK, que não demorou a publicá-las em uma rede social, onde dizia que seu gato parecia muito assustado e que seus animais de estimação estavam em muito mau estado, que eles iriam se arrepender, que ele iria matar outra mulher, pois ele tinha um encontro com uma garota e que iria matá-la.

Frida respondeu pedindo calma e que ele não fizesse besteira..

Mensagens entre os dois foram trocadas via chat por mais de duas semanas, porque Óscar temia que sua localização fosse rastreada pelo sinal de celular ou telefone convencional.

Durante essas semanas ele revelou detalhes para Frida de que como tinha matado Mónica Chaves, em 2012, contou que também tinha matado o pai dela, Tomás, o que as autoridades já tinham encontrado em anotações deixadas na casa dele.

Segundo Frida, ele detalhou a tortura a que submeteu Mónica e o que fez com o pai dela em um nível que fez com que ela tivesse um ataque de ansiedade!

Na casa de Óscar foram encontrados 4 livros sobre Sks.

Ele, durante esse tempo criou uma espécie de elo de intimidade com Frida que chegou a ponto de enviar a ela vídeos do queria fazer com suas futuras vítimas e depois mandou a seguinte pergunta: “você se apaixonou por mim?”.

Ele revelou a ela que matou o próprio pai, além de falar muito mal de sua mãe, com quem não tinha nenhum relacionamento, mas naquela época ele tentava se comunicar com ela, chegando a pedir que Frida falasse com o Ministério Público para que ordenassem a mãe dele responder, porque ele tinha ligado para ela ficar com os animais dele, mas ela não atendia ele.

Frida disse que o via como um paciente em uma consulta de psicologia, era muito difícil, tinha que saber como proceder, com muita calma, tinha que ver nas entrelinhas, porque é muito mais fácil interpretar a linguagem não verbal de uma pessoa, mas em mensagens de texto é difícil entender o estado de espírito de uma pessoa.

Frida se sentia impotente por não poder responder o que ele merecia quando disse a ela que "todas as mulheres são p****" e que todas "merecíamos ter os olhos arrancados"!

Para ela, ele é uma pessoa sombria!

Até que nos primeiros dias de dezembro, a Procuradoria do Estado do México chegava cada vez mais perto de Óscar, muito em razão das conversas entre ele e Frida via Facebook e depois no mensageiro do Gmail.

Desenvolveram-se redes de links, foram feitos monitoramento telefônico e o rastreamento de várias contas de redes sociais, foram realizadas operações em várias áreas do estado do México, até que em 6 de dezembro de 2019, na Cidade do México, Óscar García Guzmán foi preso.

No momento da prisão, Óscar, utilizando das técnicas de Krav Maga, uma arte marcial de origem Israelita e consiste num método de combate corporal, da qual era praticante, conseguiu escapar de um policial, porém, os demais, em conjunto, conseguiram imobilizar o SK, que no momento da prisão estava com alguns doces, que, segundo ele, eram envenenados e pediu aos policiais que deixassem comer para morrer, claro que eles não deixaram..

Bem, para facilitar o entendimento, vou colocar os crimes confessos do Monstro de Toluca em ordem cronológica:

Aos 16 anos, em 2006, ele tirou a vida do próprio pai, sua primeira vítima;

Em 2012, foram duas vítimas. Ele ameaçou a ex namorada Mónica, com uma faca, ela conseguiu fugir, Óscar, enfurecido foi até a casa dela, lá estava o pai dela, Tomás, e com diversas punhaladas tirou a vida dele, ficou ali esperando por Mónica, até que a jovem chegou ele a manteve em carcere privado por quase duas semanas, enquanto a torturava e a abusava, e por fim, tirou a vida dela.

A quarta vítima, foi Adriana Hernandez, de 27 anos, também estudante de psicologia, com quem teve um relacionamento amoroso, ele a sequestrou em 24 de março de 2017 e a manteve com vida até fevereiro de 2018..

Depois foi Martha Patricia de 25 anos, advogada de formação, era vizinha de Óscar, estudava criminologia, desapareceu em fevereiro de 2019, sendo a quinta vítima do Monstro de Toluca neste mesmo mês de 2019.

A última conhecida foi Jéssica…que, segundo seus familiares, não teria perdido sua vida se as autoridades tivessem agido com agilidade.

O que, como mostrei, parece ser verdade, pois senão fosse a insistência dos familiares e todo o empenho de Frida Gerrera, provavelmente, ele ainda estivesse solto caçando pelas ruas do México.

Hoje Óscar soma de 6 sentenças condenatórias, em uma delas foi condenado a prisão perpétua!

Há alguns meses foi divulgada uma ligação telefônica entre o Monstro de Toluca e sua mãe, nela fica claro, que ele não sente nenhum arrependimento por todos os males que cometeu...

Fontes:

https://www.eluniversal.com.mx/opinion/hector-de-mauleon/una-activista-provoco-la-captura-del-feminicida-de-toluca

https://elpais.com/planeta-futuro/2021-01-19/frida-guerrera-o-el-coraje-de-la-cronista-de-los-feminicidios-en-mexico.html

https://lutasartesmarciais.com/artigos/que-krav-maga#:~:text=O%20Krav%20Maga%20%C3%A9%20uma%20arte%20marcial%20de%20origem%20Israelita,de%20todos%20os%20seus%20praticantes.

https://melhorplano.net/tecnologia/enderecos-ip#o-que-e-endereco-ip

https://www.digitalmex.mx/seguridad/story/17397/frida-guerrera-narra-como-atraparon-al-monstruo-de-toluca

https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-50764903

https://www.infobae.com/tag/oscar-garcia-guzman/

https://www.milenio.com/policia/monstruo-toluca-recibe-prision-vitalicia-feminicidio

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 26/07/2022
Código do texto: T7568284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.