O Padre assassino?

Na localidade de Tlaplan na cidade de México, com quase 700 mil habitantes aconteceu um crime que parou o país.

O mistério começou quando em 12 de junho de 2019, o policial Axel Ruiz, respondendo a um chamado da central, encontrou um carro estacionado na rua, ao olhar dentro do veículo, ele viu que havia uma pessoa caída no piso dos assentos traseiros da camionete chevrolet tracker, apesar de estar coberto era visível que a vítima estava com diversas marcas de golpes pelo corpo.

Ruiz constatou que o homem dentro do carro estava sem vida e possivelmente era vítima de um crime, e por isso, na hora chamou a polícia investigativa e os peritos, isolando a área…

Logo se iniciou uma das investigações que, ao seu final, chocou os mexicanos…

A vítima foi identificada como sendo Hugo Leonardo Avendaño Chávez, de 29 anos..

Leonardo havia saído de sua casa na noite anterior para ir até a igreja onde prestava serviços há 5 anos, porém não chegou até lá.

O padre Francisco Bautista ligou para Josué, irmão de Leonardo, para saber dele, pois os dois tinham marcado de se encontrar na casa do padre..

Ao saber disso, o irmão do jovem procurou a polícia de pessoas desaparecidas, que começou as buscas, porém, apenas o que se sabia é que Leonardo iria até a paróquia Cristo Salvador, localizada na Rua Alfredo Bonfil em Tlaplan, onde ele era diácono, pois ele tinha que terminar alguns documentos que havia deixado por lá.

O irmão confirmava que Leonardo tinha saído de casa para ir direto à paróquia…

Infelizmente, após algumas horas, a polícia informou a Josué que eles haviam achado Leonardo sem vida dentro de seu carro no bairro de Héroes de 1910 em Tlaplan.

Naquela época a cidade mexicana estava sofrendo uma onda de sequestro seguidos de assassinatos de universitários, porém, a Procuradoria-Geral da Cidade do México logo descartou a hipótese de sequestro, pois não houve pedido de resgate e trataram de investigar como homicídio!

Vou pedir a você atenção especial no que vou contar a partir de agora, pois vou descrever um minucioso trabalho de investigação policial, com idas e vindas, bem complexo, e, que mesmo assim, ao final, foi muito contestado por parte da comunidade mexicana e, principalmente, pelos familiares da vítima.

Nos cometários, depois, me conta o que você achou!

QUEM ERA A VÍTIMA….

Hugo Leonardo Avendaño Chávez era um jovem normal, de 29 anos, formado em teologia e fazia maestria, uma espécia de formação acadêmica do México, em psicoterapia psicoanalítica pela Universidade Intercontinental.

Era descrito como alguém alegre, cheio de vida e acima de tudo era muito religioso, devoto a Deus, tanto que era ajudante em uma igreja católica como diácono, tendo estudado muitos anos em um seminário.

Era muito pegado à família, ele tinha perdido sua mãe há pouco tempo e ainda morava com seu pai, porém já tinha alugado um apartamento, ele ainda estava organizando esse AP para ir morar sozinho lá.

Leonardo, como ainda não estava morando no apartamento novo, emprestou ele para um amigo de outra cidade, passar uns dias dormindo nele.

Grave bem essas informações do ap alugado e do amigo, pois serão importantes.

Anotou ai??.… Seguimos então...

Ele vivia momentos de tristeza, mas parecia encarar bem a situação.

A trágica perda da mãe fez dele ainda mais devoto e estudioso.

Todos diziam que ele tinha um grande futuro e que logo realizaria seu sonho de se tornar padre…

Leonardo não tinha muitos problemas, não tinha inimigos e era querido por todos que o cercava..um de seus melhores amigos era o Padre Francisco Bautista, quem realizou a missa de despedida do jovem, eles se conheciam há uns 10 anos..

Durante a missa a padre Francisco e toda a comunidade ali presente exigia que as autoridades solucionassem o mais rápido possível aquele crime bárbaro contra alguém tão estimado!

Durante suas falas o padre exigia que o crime fosse solucionado, mas, ao mesmo tempo, pregou o perdão através uma parábola..que vou descrever literalmente aqui:

“Parte de nós como igreja é outorgar o perdão, é difícil de explicar, mas imaginemos que uma víbora chega perto de qualquer um de nós e nos morde. A víbora se vai e com o que ficamos? Ficamos com o veneno, que é o ódio, o rancor, e para que queremos esses sentimentos? Então que peguem a víbora, mas temos que tirar de nós o veneno…”

Durante aquela noite seguiu o velório do jovem e o padre ali permaneceu todo o tempo, ao lado dos familiares a amigos, sempre com palavras de apoio..

O CRIME

O carro não foi roubado, tampouco seu telefone celular…

Ele havia sido assassinado! Mas como e por quê ainda era um mistério?

As autoridades seguiram minuciosamente as últimas horas do jovem, e terminaram encontrando uma mensagem em seu celular, informando que passaria aquela noite em companhia de um amigo, o amigo era o Padre Francisco Bautista, aquele que rezou a missa de despedida.

Os dois eram muito amigos e ficavam horas conversando diariamente, o padre estava, aparentemente, acima de qualquer suspeita.....(Marcos: cara de dúvida)

A polícia inteligentemente fez o trajeto da casa do padre até onde o carro de Leonardo foi encontrado e, assim, verificaram que tinha muitas câmeras pelo caminho!

A investigação não demorou para criar a linha de tempo para descobrir o que havia ocorrido.

Bem, seguindo a linha de tempo no dia 11 de junho, próximo das 23 horas, o carro de Leonardo foi gravado por câmeras nas ruas indo rumo à casa do padre.

Às 23 horas ele enviou outra mensagem dizendo que já tinha chegado na casa do amigo..

Logo após o carro estacionou e ficou ali por 4 horas…

Às 3 horas de 12 de junho as câmeras flagram o carro de Leonardo saindo do pátio da casa e depois por outras ruas da cidade, até que foi filmado indo ao local onde o jovem foi encontrado já sem vida.

Alguns minutos depois, às 3 horas e 49 minutos chega ao local um outro veículo, e fica ali parado próximo ao carro de Leonardo e sai..

Naquela manhã, como falamos, o corpo do jovem foi encontrado com marcas de tortura e asfixia, o que foi, depois atestado pela necrópsia como a causa da morte.

Também foi constatado que ele não havia ingerido álcool ou substâncias ilícitas, e que havia perdido a vida entre 24 e 30 horas antes da autópsia, ou seja, provavelmente ele tinha perdido a vida dentro de seu carro.

O SUSPEITO

Com pressão da sociedade em razão das mortes de jovens que estavam acontecendo e, especialmente, pressão comunidade católica local, as autoridades agiram com muito tenacidade e agilidade!

Após seguir a linha de tempo e demais pistas, tudo levou a um suspeito!

Para incredulidade geral da nação….o único suspeito era o padre!

Tudo indicava que o autor do crime sofrido pelo jovem mexicano era o seu amigo de longa data, o Padre Francisco Javier Bautista Ávalos, reitor da paróquia na qual Leonardo prestava seus serviços.

Suspeitando do sacerdote a polícia pediu o rastreio do celular dele, e assim as autoridades descobriram que o sinal do celular do padre esteve nos mesmos lugares em que Leonardo esteve naquela fatídica noite.

A polícia interrogou o padre que negou que o jovem tinha ido até a sua casa naquela noite, tanto que ele tinha entrado em contato com familiares de Leonardo para saber sobre o que tinha acontecido, pois eles tinham marcado e ele não apareceu…

A polícia com medo de que o suspeito fugisse, pediu sua prisão preventiva, o que foi concedido pela justiça, pois dois dias após o velório de Leonardo, o padre, alegando problemas familiares foi ao aeroporto internacional, mas a agilidade das autoridades não deixou que ele saísse do país.

Logo depois ele acabou sendo preso preventivamente em uma igreja!

Não demorou para que a poderosa igreja católica expedisse um comunicado em que dizia confiar plenamente no trabalho das autoridades e pedia que tudo fosse feito com agilidade e rigor!

Porém, muitos membros da igreja estavam indignados com a prisão do padre, alegavam que ele seria incapaz de cometer uma maldade como a que foi feita ao jovem Leonardo!

Não demorou para que fiéis da igreja do Padre Francisco realizassem uma manifestação pública, uma passeata na qual gritavam que o padre era inocente e que repudiavam o que estava acontecendo com ele.

AS VERSÕES

Logo surgiu a primeira versão, segundo ela, o Padre e Leonardo estavam fazendo um jogo de asfixia e que tudo foi acidental, mas logo, essa hipótese foi excluída, pois, como já dissemos, o corpo de Leonardo demonstrava marcas de tortura, segundo Josué, que reconheceu o irmão no necrotério, ele tinha marcas de hematomas pelo corpo, estava com o nariz machucado e lhe faltava alguns dentes, além disso, a necrópsia comprovou que ele foi golpeado em diversas partes do corpo antes de ser asfixiado até perder a vida.

Mesmo assim, diversos fiéis realizavam vigílias pedindo a soltura do padre, inclusive realizaram um baixo assinado neste sentido, acusando que as autoridades estavam usando Padre Francisco como um bode expiatório!

Mas nada abalou as autoridades que mantiveram o suspeito preso.

A outra versão é que o padre e Leonardo mantinham uma relação amorosa às escondidas e que o jovem estava extorquindo o Padre.

Essa versão foi repudiada por familiares e amigos do jovem, pois sabiam que ele era totalmente contra relações homossexuais e também contras as relações fora do matrimônio!

AS INVESTIGAÇÕES

Durante as investigações as autoridades acharam estranho que Leonardo não tinha emprego remunerado, mas tinha um carro novo, havia começado a pagar o aluguel do novo apartamento e, além disso, nos últimos tempos ele tinha viajado por diversos países e, por tudo isso, decidiriam chamar para ajudar a Unidade de Inteligência Financeira, que revisou todas as atividades financeiras do jovem e através dessas investigações concluíram que era o padre quem custeava os gastos de Leonardo e que o motivo do crime, possivelmente, era de que o jovem estava pedindo dinheiro e o Padre Francisco estava com medo de que Leonardo contasse a todos e, se sentindo pressionado, decidiu para com aquilo da pior forma, calando Leonardo para sempre..

Os investigadores, no apartamento alugado por Leonardo, acabaram achando um telefone celular de última geração e um Ipad com fotos comprometedores, onde, Leonardo aparecia junto a três sacerdotes, dentre eles, o Padre Francisco.

E assim, a hipótese de extorsão a cada dia ganhava mais força.

E agora, com o motivo, e muito mais provas como as mensagens e localização dos celulares, as imagens de câmeras, testemunhos, levou as autoridades afirmarem que o Padre Francisco Javier era quem tinha tirado a vida de seu “amigo” Leonardo!

Com todas as informações, as autoridades conseguiram reconstituir minuto a minuto aquela noite de 11 de junho de 2019.

O Padre se defendia dizendo que havia perdido o celular e que provavelmente ele ficou dentro do carro de Leonardo sem que ele soubesse, e por isso, estava sempre onde estava o carro do jovem.

Ele também alegava que naquela noite às 22 horas e 30 minutos tinha atendido um homem que fazia parte do grupo dos alcoólicos anônimos que se reunia em sua igreja e depois disso tinha ido dormir, mas, as mensagens do celular de Leonardo e as câmeras de segurança mostravam algo diferente.

Mostravam que Leonardo tinha chegado na Igreja, o que o padre negava e usava como em sua defesa a mensagem que tinha enviado ao irmão de Leonardo perguntando por ele…

Mas, como vimos até aqui, sua declaração não conseguia se manter frente as provas, pois, Leonardo tinha avisado ao irmão de que iria encontrar o Padre e, por mensagem, avisou a um amigo de que tinha chegado até seu novo apartamento, aquele AP que comentei no início do vídeo, alugado há poucos dias, e o amigo é aquele para quem ele emprestou o apartamento, esse amigo não teve o nome divulgado nas investigações.

Leonardo também avisou ao amigo que não dormiria ali e que ficaria na casa do padre e que, ao chegar lá, avisaria ele disso, o que as câmeras de vigilância comprovaram acontecer, além de que, quando chegou, ele realmente mandou a mensagem de confirmação ao amigo…

Leonardo saiu dali apenas 4 horas após ter chegado.

Pelas imagens ficou comprovado de que os dois saíram do imóvel por volta das 03 horas de 12 de junho no carro da vítima e todo o trajeto foi comprovado por câmeras.

Um segundo carro surgiu nas filmagens, e parecia seguir o carro de Leonardo, e segundo as autoridades, quem estava neste carro foi pegar o sacerdote após o crime..

Esse novo carro ficou estacionado atrás do carro de Leonardo por 13 minutos, o tempo que o Padre demorou para golpear e asfixiar Leonardo, segundo as autoridades.

Depois disso, as câmeras de vigilância filmaram o trajeto do carro de apoio de volta até a igreja..

As autoridades ainda não conseguiram descobrir quem era essa pessoa que ajudou o Padre, pois as câmeras não conseguiram mostrar com nitidez a placa do veículo nem a pessoa que dirigia!

Foi ao retornar à Igreja que Padre Francisco avisou ao irmão de Leonardo de que ele não tinha ido até ali, sendo neste instante que Josué, irmão da vítima, avisou as autoridades do desaparecimento.

Bem, graças a perspicácia das autoridades e a tecnologia, como celulares e câmeras, a polícia conseguiu elucidar esse crime, porém a família de Leonardo se nega acreditar na versão de que ele estava tendo um caso com o Padre e que o extorquia.

O que continuou sendo afirmado pelas autoridades ser a motivação!

Os familiares acreditavam que o padre era o culpado, mas o que motivou o crime não era o que era contado na mídia..

O JULGAMENTO

Em abril de 2021, após 22 meses de investigação com todas essas provas que mostramos até agora, o padre foi julgado por ter cometido o crime com traição sem chances de defesa para a vítima, e foi condenado a 27 anos e 6 meses de prisão…

Mas ainda temos dois mistérios desse intrincado caso.

Ainda não se sabe quem era o condutor do segundo carro e o que realmente motivou o Padre Francisco Javier Bautista Ávalos a tirar a vida de Hugo Leonardo Avendaño Chávez, pois o padre alega ser inocente...o que ainda é defendido por uma boa parte da comunidade católica do México...

Fontes:

https://mvsnoticias.com/nacional/2021/4/8/dan-27-anos-de-prision-sacerdote-francisco-javier-por-homicidio-de-diacono-461487.html

https://www.infobae.com/america/mexico/2021/04/07/el-padre-francisco-javier-bautista-avalos-fue-declarado-culpable-del-asesinato-de-leonardo-avendano/

https://www.milenio.com/policia/caso-leonardo-avendano-declaran-culpable-sacerdote-asesinato

https://www.milenio.com/policia/leonardo-avendano-hermano-duda-sacerdote-asesino

https://www.milenio.com/policia/caso-leonardo-avendano-declaran-culpable-sacerdote-asesinato

https://www.infobae.com/tag/leonardo-avendano/

https://www.milenio.com/policia/caso-leonardo-avendano-declaran-culpable-sacerdote-asesinato

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 22/07/2022
Código do texto: T7565397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.