A busca incansável de um pai

A cidade de Barranquilla, ao norte da Colômbia, vivia dias de festas.

Na casa da bela jovem de 18 anos, Nancy Mestre, o dia 31 de dezembro, não era diferente, ela, os pais e o irmão festejavam alegremente a virada do ano de 1993 para 1994.

Ela tinha outro motivo para comemorar, pois, naquele dia comunicou aos pais que havia sido aprovada no teste TOEFL, que é um teste que certifica internacionalmente o domínio da língua inglesa para aquelas pessoas que têm língua materna distinta do inglês.

Essa notícia deixou os pais preocupados, pois Nancy agora poderia se mudar para os Estados Unidos da América onde queria estudar direito internacional e diplomacia.

Mas, ao mesmo tempo, eles estavam felizes, pois sabiam que a filha sonhava em se tornar uma grande advogada e com a ida para a América seu sonho estaria mais próximo de se tornar real!

A festa seguiu em família e após os brindes e as felicitações do primeiro de janeiro de 1994, o namorado de Nancy se juntou a eles.

Era Jaime Enrique Saade Cormane, empresário de 32 anos, parte de uma família de origem árabe muito conhecida naquela cidade.

Após os cumprimentos, ele pediu permissão para que fossem a uma festa celebrar o ano novo, o pai permitiu com a condição de que Nancy voltasse a casa antes das 3 da manhã e, ao saírem, o pai pediu a Jaime que cuidasse bem da filha dele!

Os dois foram até uma discoteca, mas está estava muito cheia e, assim, decidiriam visitar alguns amigos, e por fim, foram para casa de Jaime encerrar a noite…

Cedo pela manhã, Martín Eduardo Mestre Yunez, pai de Nancy, estranhou que ela não tinha voltado para casa e saiu procurar pela filha.

Foi a vários lugares e não a encontrou, até que decidiu ir à casa de Jaime, lá ele encontrou Emilia, mãe de Jaime, ela, muito nevosa e evasiva, contou a ele que Nancy tinha sofrido um acidente e que ela estava na Clínica del Caribe.

Martin desesperado, saiu correndo, desejando que não fosse nada grave!

Ao chegar à clínica encontrou Alberto, pai de Jaime, que contou a ele que sua filha tinha tentado tirar sua própria vida e que ela estava ferida por um tiro na cabeça!

Neste momento, Martin não conseguia acreditar que o que ele via era real!

Sua filha estava ligada a máquinas, muito ferida e em coma!

Da noite para o dia, sonhos se tornaram um pesadelo!

Sem saber como agir, ele procurou o filho e só depois sua esposa para contar o que estava acontecendo.

Com dor extrema e imensurável, a família não aceitava, não acreditava e sabia que não era possível que Nancy tivesse atentado contra própria vida!

Aos poucos que Martin começou a organizar em sua mente o que tinha acontecido e todas as suas dúvidas ganhavam forças, quando via as marcas de machucados nos braços e pernas da filha, além das diversas unhas quebradas que ela tinha nas mãos.

Nos dias seguintes, a família rezava e rezava para que Nancy se recuperasse, mas, além da esperança, outro sentimento fazia parte daqueles duros momentos, a dúvida!

Eles se perguntavam: onde estava Jaime, pois ele tinha desaparecido desde que Nancy deu entrada no hospital!

As investigações não avançavam, quase não havia informações à família sobre o que realmente tinha acontecido.

Infelizmente, 8 dias depois do ocorrido, Nancy faleceu.

Martin, no leito de morte da filha, prometeu a si e a ela que faria tudo ao seu alcance para encontrar Jaime e levá-lo à justiça, pois tinha certeza de que sua filha tinha tido a vida arrancada pelo namorado!

Não demorou para as autoridades provarem o que a família de Nancy já sabia!

Os peritos forenses constaram que a jovem não havia cometido suicídio, pois as marcas de pólvora estavam na mão oposta ao lado da têmpora onde havia um ferimento por arma de fogo.

O corpo também tinha marcas de ferimentos nos braços, coxas e na região vaginal, em suas unhas tinham restos de tecido humano, o que indicava que Nancy tentou se defender, e também encontraram na jovem líquido seminal de dois grupos sanguíneos diferentes.

Resumindo, além de assassinada, antes, ela foi violada por Jaime e outro homem!

Durante as investigações na casa dos Saade, a polícia encontrou embaixo da cama de Jaime enrolado em uma bermuda ensanguentada um revólver calibre 38 de cano curto que pertencia a ele, a arma estava com 5 balas, a sexta bala foi que tirou a vida de Nancy, segundo os peritos.

Jaime continuava desaparecido, todo o processo transcorreu em sua ausência!

Com as provas recolhidas na cena do crime e as perícias realizadas, em 05 de julho de 1996, Jaime foi condenado a 27 anos de prisão, 25 pelo homicídio e 2 pelo abuso.

Porém, o culpado continuava solto e o pai de Nancy, Martin, não se sentia nem um pouco “confortável” sabendo que o assassino estava livre e continuou a sua busca por justiça!

Cansado de esperar pelas autoridades colombianas, ele mesmo procurou a Interpol, a polícia internacional, para que Jaime fosse cadastrado no banco de procurados com alerta vermelho e assim fosse detido em qualquer lugar do mundo onde o encontrassem.

De maneira particular, Martin, que era arquiteto, fez um curso de inteligência para ajudar na investigação, e decidido a não parar até cumprir sua promessa, não media esforços.

Ele fez 4 perfis falsos em redes sociais para se aproximar da família Saade e os monitorava 24 horas, 7 dias por semana....

Criou uma investigação paralela à da polícia.

Alguns peritos da polícia o ajudaram fazendo retratos falados de Jaime e assim conseguiram chegar a três imagens de como ele deveria estar e Martin difundiu as imagens em diferentes meios de comunicação!

Recebeu muitas informações sobre o paredeiro do assassino, todavia, nenhuma se concretizou como verdadeira.

Até que a informação de que Jaime estava em Belo Horizonte chegou até ele!

Martin sabia que a informação podia ser preciosa, pois, através de seus perfis “fakes” nas redes sociais, já trazido a ele o conhecimento de que um irmão de Jaime morava nesta cidade mineira.

E com a ajuda de Carlos Correa, coronel da Interpol, Martin conseguiu fazer contato com a polícia de Minas Gerais e chegou a um homem chamado Henrique dos Santos Abdala, que, fisicamente, era muito parecido com Jaime!

O que vou contar agora, parece cena de filme, mas que aconteceu na realidade!

A polícia começou a seguir o suspeito, e esperou que Henrique fosse a um restaurante e lá, após ele usar um copo, conseguiram recolher este copo e enviaram para a perícia na Colômbia e foi feito a comparação das digitais do copo com as de Jaime!

Não demorou para que os peritos comprovassem que Henrique era a identidade falsa de Jaime Saade!

No momento da prisão ele estava com 58 anos, casado com uma brasileira e com dois filhos.

Jaime, não demonstrou resistência, mas ficou muito surpreso por terem achado ele após tanto tempo!

No dia 28 de janeiro de 2020, mais de 26 anos de buscas, Martin conseguiu cumprir parte da promessa que tinha feito no leito de morte da sua amada filha: Jaime estava preso.

A prisão de Jaime trouxe de volta toda a dor pela perda da jovem Nancy à sua família, mas agora havia outro sentimento, finalmente Jaime pagaria por tudo o que fez!

E também que a verdade viria a tona, pois com Jaime preso voltou a esperança de que ele conte o que realmente aconteceu e também revele quem mais estava com o casal, afinal as autoridades colombianas afirmaram que Jaime não agiu sozinho naquela fatídica noite de 1994!

Jaime, após a prisão, divulgou uma carta pública em que se defendia, ela é grande e traz a versão do assassino, mas, resumidamente ele escreveu:

“Estou vendo os ataques e mentiras vindos só de um dos lados dessa história, sem ninguém para me defender, então decidi escrever esta carta, contando o que realmente aconteceu. Fui ao banheiro que ficava fora do quarto e, depois de alguns minutos, ouvi um tiro e imediatamente sai e a vi no chão, com muito sangue e o revólver ao lado dela”.

Ele alega na carta que não pôde se defender, mas há um simples detalhe aqui, que nós faz pensar...

Ele teve escolha, coisa que a família de Nancy não teve, ele teve a chance de se defender em um processo legal e justo, porém, preferiu fugir, trocar de identidade e ter uma nova vida, tentando deixar para trás todas suas responsabilidades!

Bem, em resposta a essa carta, os pais de Nancy emitiram um comunicado sobre as terríveis mentiras que Jaime fez sobre sua filha, reafirmando que ele era o assassino como já está provado pelo processo judicial!

Jaime preso, justiça feita, certo? Não, não ainda!

Para começar a cumprir a pena à qual foi condenado, Jaime precisa ser extraditado para a Colômbia.

Porém, no dia 28 de setembro de 2020, Martín recebeu a notícia de que o Supremo Tribunal Federal brasileiro decidiu não extraditar Jaime porque o crime que ele cometeu já estava prescrito aqui no Brasil, pois o prazo para prescrição da pretensão punitiva no caso de um assassinato era de 20 anos e Jaime foi encontrado 26 anos depois da morte de Nancy.

A decisão do Supremo já transitou em julgado, isto é, não cabe mais recursos.

Mas Martín Mestre não perdeu as esperanças e encontrou um escritório internacional que se propôs a buscar uma última alternativa, uma ação rescisória que pede que o tribunal reveja a decisão.

Já o advogado de Jaime Saade diz não haver chance de seu cliente ser extraditado.

Mesmo assim Martín mantém as esperanças e escreveu:

"Espero, do fundo do meu coração, que seja feita justiça. Se ele for extraditado, poderei dizer que não vivi em vão. Meu Deus, eu preciso ver o assassino da minha filha na Colômbia, preso."

Como vimos, a busca incansável do pai para encontrar o homem que encerrou de forma tão cruel e abrupta a vida de sua jovem filha cheia de sonhos e planos, chegou ao final após quase 3 décadas, porém a luta por justiça...ainda segue!

E o motivo pela morte da jovem, provavelmente, morreu com ela naquele longínquo janeiro de 1994...

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 04/07/2022
Código do texto: T7552604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.