Reencontro familiar

- Onde uma criança poderia se esconder, numa cidade pequena como esta? - Indagou Dora Oehlenschläger de modo retórico; o marido não lhe respondeu, mas fez uma expressão de desagrado.

Emmerich não era um lugar tão grande assim, realmente; mas se Reiner estava disposto a não ser encontrado pelo pai adotivo, Ulrich, então havia uma impressionante variedade de locais onde poderia encontrar abrigo. Das ruínas das fábricas bombardeadas, às docas margeando o rio, passando pelas casas de amigos e colegas de escola, embora estes provavelmente não quisessem se meter em confusão com Ulrich Oehlenschläger.

- Já perguntaram aos Kistler? Os filhos deles eram os mais próximos de Reiner, se bem me lembro - sugeri ao casal, para tentar desanuviar o ambiente.

Ulrich balançou negativamente a cabeça.

- O moleque sabe que esse seria o primeiro lugar onde eu iria procurar. Não acredito que esteja lá...

- Ele tinha algum conhecido em Elten? - Indaguei.

- Por quê? - Ulrich franziu o cenho.

- Elten foi anexado pela Holanda - relembrei. - Se ele conseguiu chegar até lá, tecnicamente agora está em outro país.

- Irma Teichmüller - disse baixinho Dora. Ulrich virou-se para ela com os maxilares cerrados.

- Impossível! - Vociferou.

- Quem é essa? - Indaguei.

- Irmã de Gabi, a mãe de Reiner - prosseguiu Dora, parecendo encher-se de coragem. - Ela entrou para o partido cedo, e não teve problemas com os nazistas.

- Mas porque então ela não ficou com Reiner, quando Gabi foi presa? - Questionei.

- Nós já nos havíamos voluntariado para ficar com o garoto - explicou Ulrich contrafeito. - Gabi era amiga nossa, não iríamos querer que Reiner ficasse com aquela... vendida. Não éramos do partido, mas todos em Emmerich nos respeitavam, inclusive os nazistas.

Isto, naturalmente, explicava a posição atual dos Oehlenschläger na cidade, após a iniciativa de desnazificação promovida pelos Aliados.

- Acho que Irma ficou aliviada por não ter que cuidar da criança - sugeriu Dora.

Acabei de fazer minhas anotações e guardei o bloco de notas no bolso do sobretudo do uniforme.

- Bom, acho que isso é suficiente - concluí. - Vou entrar em contato com a polícia holandesa para ver se a irmã de Gabi ainda está em Elten, e se está abrigando Reiner.

- E se ele estiver lá? - Indagou Dora.

Abri as mãos.

- Reiner está com 14 anos, já não é mais uma criança, Dora - repliquei. - Se ele houver fugido para Elten, talvez tenha sido por vontade de permanecer em companhia de alguém do seu próprio sangue... mesmo que Irma e Gabi houvessem ficado em lados opostos durante a guerra.

Embora isso fosse uma péssima notícia para os Oehlenschläger, Reiner talvez houvesse decidido assinar o seu próprio armistício familiar, avaliei.

- [09-12-2020]