Incidente em Exhibition Road

O turno de sábado à noite estava tranquilo no posto de polícia Gandhi Maidan, Exhibition Road, centro de Patna. Subitamente, um grupo ruidoso de homens em trajes coloridos irrompeu delegacia adentro, arrastando um mendigo esfarrapado.

- Queremos registrar uma queixa! - Exclamou o homem que vinha à frente do grupo, dirigindo-se ao sargento Abhi, que estava no plantão.

- Muito bem - retrucou o sargento, um sujeito de expressão triste e imensos bigodes com os cantos caídos. - Que acusação pesa contra esse dalit?

- Roubo! Participávamos duma festa de casamento, próximo daqui, e meu primo Shackcham estava recolhendo as ofertas em dinheiro para os noivos... ele colocou o saco com os donativos debaixo dos tronos cerimoniais e foi pegar uma cerveja. Quando voltou, o saco havia desaparecido!

- E esse dalit foi pego com o dinheiro, imagino? - Inquiriu o sargento.

- O saco não estava com ele... - retrucou o queixoso. - Mas só pode ter sido esse dalit! Foi visto encostado no muro de trás da casa onde fizemos a recepção!

- Eu não tenho nada a ver com essa história! - Explodiu o mendigo. - Estava esperando a festa acabar para pedir esmolas!

- Calma que já chego em você - aparteou o sargento. E encarando o queixoso:

- Qual de vocês é Shackcham?

- Shackcham não veio conosco - admitiu o reclamante.

- Você, como se chama? - Indagou o sargento, espalmando as mãos no balcão atrás do qual estava sentado.

- Eu sou Ajatasatru.

- Pois, Ajatasatru, o seu primo alega ter sido roubado e sequer se deu ao trabalho de vir ao posto policial?

- Mas foi ele quem descobriu esse dalit em atitude suspeita fora da casa - replicou Ajatasatru com veemência.

O sargento ajeitou calmamente o quepe na cabeça, antes de responder:

- Se eu for puxar a ficha do seu primo no sistema, será que vou encontrar algum registro, Ajatasatru? Uma infração de trânsito, que seja?

Silêncio na delegacia. Ajatasatru olhou para seus companheiros, embaraçado.

- Não posso responder pelo meu primo, sargento Abhi.

- Sei que não pode, mas é exatamente o que está fazendo aqui e agora - atalhou Abhi, dedo em riste. - Na verdade, você está querendo fazer o meu trabalho, Ajatasatru: investigação, apreensão, prisão. E antes que venha a falar algo de que se arrependa, vou repetir: o dalit foi pego com o dinheiro?

- Não, sargento - murmurou Ajatasatru, olhos baixos.

- Pois então, só aceito a queixa se o seu primo Shackcham vier registrá-la.

E virando-se para o mendigo, concluiu:

- Pode ir. Está livre.

- [20-12-2018]