A Lista Branca

[Continuação de "O Assassino do Bitcoin"]

- Sabemos hoje que o algoritmo do bitcoin... e de muitas outras criptomoedas baseadas no mesmo modelo... tornou-se vulnerável com o advento da computação quântica - afirmou Kieran Mills, enquanto bebericava o seu escocês com gelo. - É exatamente por isso que vamos oferecer um produto revolucionário, baseado numa metodologia inteiramente nova.

À sua frente, Ashton Holland, um homem elegante, de cabelos grisalhos e terno de tweed cinza, ouvia com atenção. Ambos estavam a um canto do salão de festas alugado no sul de Londres, onde a corretora de Mills realizava um coquetel para atrair potenciais investidores.

- Não entendo muito de informática, mas o que está me dizendo é que seria possível quebrar a criptografia utilizada no bitcoin? - Inquiriu Holland.

- Precisamente - acedeu Mills. - A IBM e o Google estão desenvolvendo computadores quânticos que, teoricamente, serão capazes de quebrar as chaves criptográficas envolvidas nas transações de bitcoins e similares. Já prevendo esta possibilidade, a minha corretora começou a estudar, dois anos atrás, em parceria com matemáticos da St. Agatha's University, uma modalidade de criptomoeda que possuísse uma resistência quântica intrínseca. E a resposta é o produto que iremos lançar em breve, o Nebulium.

- E para bancar o desenvolvimento do Nebulium, vocês estão pedindo 5 milhões de libras?

- É um valor modesto, perante o potencial desta produto. E como estamos oferecendo um número limitado de moedas, o ICO será realizado através de uma lista branca, na qual somente investidores previamente cadastrados poderão participar. É uma oportunidade única de entrar num negócio que hoje movimenta somas na casa de bilhões de dólares - explanou Mills.

- Talvez eu tenha interesse em investir nesse negócio de criptomoedas... a sua corretora tem sido bem-sucedida em projeções financeiras, nos últimos anos - ponderou Holland.

- Não se arrependerá! - Assegurou Mills com entusiasmo.

* * *

- Qual é a sua projeção de capital, com base nos inscritos da lista branca? - Indagou no dia seguinte Devon Riley, sócio de Mills, por telefone. Ele estava em Glasgow, Escócia, e deixara o lançamento do Nebulium inteiramente nas mãos de Mills.

- Creio que já estamos bem próximos das 5 milhões de libras previstas - avaliou Mills.

- Ótimo! Então, poderemos começar o ICO na próxima segunda-feira, conforme planejado?

- Não vejo nenhum problema - afirmou Mills. - Já temos a estrutura de hardware montada, na Islândia, e podemos começar a operar a qualquer momento.

E na data marcada, os investidores da lista branca começaram a transferir criptomoedas de suas carteiras pessoais para contas previamente cadastradas pela corretora. O montante acumulado foi crescendo rapidamente ao longo das semanas seguintes, e em pouco mais de um mês, já haviam ultrapassado os 5 milhões de libras previstos inicialmente.

Tudo parecia correr dentro do planejado, quando, ao chegar certa manhã ao escritório da corretora, Riley foi surpreendido pela notícia de que um hacker invadira os computadores onde estavam guardadas as carteiras digitais dos clientes.

- Quanto perdemos? Temos como recuperar? - Questionou ele, aflito.

- Fomos roubados no equivalente a 4 milhões de libras - informou com pesar Mills. - Não temos como cobrir esse rombo. Estamos quebrados.

Riley o encarou com horror.

[Continua]

- [19-07-2018]