Começávamos trabalhar na Aduana às sete horas . E Romena ,a paraguaia , logo chegava para nos vender chipas ainda quentinhas . A cesta equilibrada na cabeça onde os longos cabelos negros trançados emolduravam seu rosto, os olhos negros e o sorriso sempre bailando nos lábios rosados completavam o quadro de uma mulher jovem e bonita.No colo , a bela Romena trazia sempre um bebê .Provavelmente ,seu filhinho. Quadro comum aqui na fronteira. Quando um de nós oferecíamos para segurar a criança ,enquanto ela fazia suas vendas ,ela agradecia e recusava ,dizendo estar bem assim.
Após uns três meses dessa rotina ,um dos auditores ,mesmo gostanto tando de comer as deliciosas chipas , começou desconfiar .Porque ela trazia sempre a criança.? Comentou com um colega.
- Esqueça isso. Só porque ela é linda? Está interessado , é? Os homens paraguaios são bravos.
José pensou esquecer mesmo,mas cada vez que a vendedora chegava , uma mosquinha soprava em seu ouvido:
- Alerta! Aí tem algo errado.
Não comentou mais com ninguém e tomou uma decisão ..Seguiria a paraguaia . Se fosse só desconfiança sua , voltava e o assunto morria ali. Mas ele tinha que tirar essa dúvida de sua cabeça.
Na quinta-feira ,último dia da semana que ela vendia chipas , ele com carro descaracterizado, boné, óculos escuro ficou esperando próximo a um ponto de ônibus, mas Romena nem entrou no ônibus ou táxi, um carro preto a esperava.
José começou a pensar ( minha intuição está certa).Era cedo para isso. acelerou o carro e começou acompanhar o carro preto.
Cruzaram toda a cidade e tomaram a Rodovia das Cataratas. Pensou, talvez ela tenha algum parente por ali, quem sabe o homem do carro preto seja apenas seu marido ou um parente. Cogitou.
Mas o carro misterioso parou em um hotel não compatível com a profissão dela. José ficou esperando que entrassem. Mas só ela e a criança ficaram.
Uma hora depois ele foi até a recepção e perguntou se tinha quartos disponíveis.
-Temos sim. o último ,se o senhor aguardar um pouco, pois a última suíte, um casal acabou de hospedar-se .
-Fico no quarto mesmo ,sem problemas. Mas o senhor poderia me dizer quem são esses hóspedes ? Um casal amigo meu, com um bebezinho também estava procurando um hotel próximo do aeroporto. Vieram na minha frente. Estão de viagem. Ela se chama Romena Martinez.
-A hóspede que acabou de entrar tem essas característica só que ela se chama Mirtes Rodriguez.
Ah! Eles devem ter se hospedado em outro hotel próximo daqui então.
José foi para seu quarto e procurou não sair até à noite , mas à tarde desceu para caminhar um pouco .Sentou para tomar um suco e surpresa ...
-Uma jovem senhora , morena , corpo esbelto , cabelos castanhos . roupa esportiva sentou-se numa mesa um pouco longe da dele.Ela trazia um bebê no bebê conforto.
Novamente ele pensou ,estou no caminho certo, mas preciso desatar esse nó. Há perguntas ainda sem respostas.
- Ele já tinha verificado no estacionamento e o carro não estava lá. Quem sabe o homem só veio trazê-la.Um parente , talvez. .
Restava os seguir os passos dela . Pensou perguntar novamente para o rapaz da recepção mas ele poderia desconfiar.
Foi então que viu a mulher suspeita , falando ao celular e tirou um papel que parecia um bilhete de passagem. Levantou ,disfarçando em direção à piscina, parou num quiosque. Sim ela estava ligando para o aeroporto.
Claro ela ia viajar e de avião. O hotel era próximo do aeroporto. Ah! e o horário, como ele descobriria.?
Ligou para a central do Posto da Receita Federal do aeroporto e pediu que investigassem para onde uma senhora com aquele nome e as mesmas características possivelmente viajaria naquela data. Contou sobre suas suspeitas e que ela ainda poderia ter outro disfarces.
Ficou na espreita, checou todos os vôos que sairiam de Foz do Iguaçu naquela data. Mas à noite a RF o avisou que havia sim uma suspeita de tráfico internacional de bebês. Só que nem um dos dois nomes estava na lista. Porém já tinham contatado a Polícia Federal do aeroporto para ficar alerta sobre o caso pois o passaporte tiraria todas as dúvidas ,se fosse vôo internacional.
Outro dia de manhã ,o auditor José tomou um cafezinho pegou um jornal e ficou no saguão. Logo a mulher desceu elegantemente trajada num vestido preto justo , agora com outra cor de cabelo ,uma pequena maleta e o bebê no colo.
O rapaz da recepção disse para a estranha hóspede que o táxi já estava esperando.
José também pegou seu carro e acompanhou o táxi de longe. Queria saber o desenlace dessa história da bela Romena ou seja lá que nome tivesse. No balcão de chek in a paraguaia foi encaminhada para a sala da Polícia Federal e lá ficou.
José ainda descobriu ,que vendedora de chipas deliciosas não se chamava Romena, nem Mirtes, o nome do passaporte era Martina Rojas,não era paraguais e sim chilena e traficava bebês para países como Itália,Espanh e outros a mais de um ano.
No outro dia os meios de comunicação local e nacional davam notícia:
'Mulher paraguaia presa no aeroporto por tráfico de bebês"
José cumprira sua missão , curiosidade e intuição certas.
Ps. Qualquer semelhança com fatos reais pode ser mera coincidência.