Bella Grega IX
Cap. 9 - Preparativos
__ Conta à lenda que em 1875 uma expedição vinda da Corte, o Rio de Janeiro, passou por aqui. O cozinheiro trazia consigo alguns perus para abate-los na viagem assim comeriam carne fresca. Um dos soldados era muito desastrado e deixou todos os perus escaparem. O cozinheiro e o soldado se puseram a caçar as aves, apenas uma foi encontrada. Na hora em que o soldado iria atirar ficou com pena do peru e o deixou fugir. O cozinheiro, que viu tudo, ficou furioso e ergueu sua arma pro soldado pra mata-lo. O peru que ajudara a fugir ficou com pena do soldado e pulou na frente levando a bala. O soldado começou a brigar com o cozinheiro, instantes depois perceberam que ave havia sumido. Havia somente uma poça de sangue do ferimento e nada do peru. O soldado ficou maravilhado e pensando ser algo divino, quando a expedição seguiu caminho ele ficou e fundou uma vila, Peru das Almas, no local onde o peru havia morrido e desaparecido. Alguns anos depois uma enchente destruiu essa vila que se formara e a cidade foi reconstruída mais longe do rio, agora com o nome de Ouro Negro.
__ E isso é verdade? __ perguntou Romeu.
__ Ninguém sabe exatamente, mas não importa se é verdade ou não. O que importa é a lenda.
__ E como as coisas realmente aconteceram?
__ Bem, em 1875 a expedição realmente passou por aqui só que nunca houve o soldado ou o cozinheiro, o que aconteceu é que algumas sementes de café que eles carregavam caiu à beira do rio e quando fizeram a viagem de volta, 1881, encontraram o pé grande e forte. Concluíram que a terra era boa pra plantio e nasceu a vila de Ouro Negro. O ouro negro da região era o café.
__ Interessante!
__ A lenda ou a verdade?
__ As duas, tanto uma como a outra tem seus pontos fortes. E onde vai ser a festa? Em algum tipo de arena de rodeio ou parque?
__ Na casa do fundador.
__ O que?
__ É tradição a festa ser realizada na casa onde morou o fundador de Ouro Negro. Ou melhor, na fazenda dele.
__ E onde é?
__ Você sabe.
__ Não sei.
__ Sabe, sabe sim. O fundador de Ouro Negro se chamava Bartolomeu Arantes da Cunha Dias.
__ Dias? Quer dizer que...
__ Dois anos depois da fundação, Bartolomeu recebeu o cargo de coronel.
__ Coronel Bartolomeu é o seu antepassado.
__ Isso mesmo, e a festa vai ser aqui na fazenda.
Na mansão, as coisas amanheceram turbulentas. O misterioso Willian Montgomery mandou convites pra uma festa que aconteceria em sua residência. Aquela vizinha à mansão Monteiro. Nem todos se sentiram honrados em comparecer:
__ Eu não vou __ respondeu Mia categoricamente.
__ Pense bem, será divertido __ disse Silvia.
__ Só se for pra ele, não. Depois do modo como me tratou Sexta-feira, nem pensar.
__ Será bom Mia, ambas precisamos aliviar a cabeça de tudo o que aconteceu. Foi há um mês, mas é como se tivesse sido ontem. Vamos Mia, precisamos relaxar de todo o estresse que tivemos.
__ Não Silvia. Se quiser ir, pode ir. Mas eu não. Você se divirta na festa, mas acho que eu não terei nada além de mais dor de cabeça.
__ Meu pai teve muitas namoradas, e você foi a que eu mais gostei. Sempre teve a cabeça aberta a novas experiências, divertida, alegre, de bem com a vida. Por favor, não quero descobrir que me enganei por mais de um ano com você. Não me de mais essa decepção.
__ Está bem, se faz tanta questão eu vou. Mas aviso, se ele me der um único motivo pra realçar a imprensão que já tenho dele, saio da festa na hora.
__ Tudo bem, o importante é enfrentá-lo de frente, com a cabeça erguida. Como a grande dama que é.
__ Eu sou uma dama? Não sabia.
__ Mas é uma, apesar de não querer demonstrar. Meu pai viu isso e eu vi isso, deixe que ele veja também.
__ Vou agir como está me pedindo. Vou a festa, agirei com calma sem me alterar.
Na fazenda, Diana terminava de contar sobre a festa quando Neto entrou na sala:
__ Bom dia! Diana, já disse sobre a valsa?
__ Valsa? Que valsa? __ perguntou Romeu.
__ Eu já ía chegar nesse ponto. Bartolomeu era jovem ainda, e rico, filho de importantes comerciantes da Corte, ele veio pra cá solteiro e no dia que se tornou coronel, ele pediu a mão de uma camponesa que morava na vila em casamento e a festa de noivado se deu no dia da Festa do Peru. Para coroarem o duplo festejo, os dois dançaram uma valsa. Como ele era o mais velho dos quatro irmãos, até hoje é tradição que o solteiro mais velho da família dance uma valsa com um parceiro. Mesmo que os dois não estejam noivos.
__ E o que eu tenho a ver com isso? Você é a caçula, não é?
__ Agradeço o elogio mas, para falar a verdade, não. Sou a mais velha.
__ Mas eu pensei que...
__ Pensou errado cunhado, sou mais novo quase dois anos.
__ Então quer dizer que...
Diana pegou nas mãos do Romeu, deu olhar mais penetrante realçando seus lindos olhos azuis claros e lhe disse:
__ Sou eu, eu que terei que dançar hoje à noite ao redor da fogueira pra coroar a noite e dar fim à festa. E eu vou precisar de um par, você.
__ Não.
__ Ah, por favor Romeu? Você é meu namorado, tem a obrigação.
__ Mas não sei dançar. Não, não darei vexame na frente de toda cidade.
__ Por favor? Não faça por eles, faça por mim.
Os dois o olharam profundamente esperando a resposta:
__ Tá, eu aceito. Mas tem uma coisa.
__ O que? Qualquer coisa.
__ Você terá que ensinar a me dançar, tenho certeza de que não sei dançar e se sei não consigo me lembrar.
__ Mas claro que te ensinarei, será um prazer __ os dois festejaram a vitória sobre Romeu enquanto ele pensava no que ía ter que fazer.
No Rio de Janeiro, na confortável casa do Dr.Raul Montenegro o telefone tocou ele atendeu:
__ Alô? Quem é?
__ ...
__ Ah! É você M? O que quer agora? Já não basta a culpa que tenho pelo que fiz com meu amigo?
__ ...
__ Mais um trabalhinho? Quanto cinismo! Tudo que faço por você não são apenas trabalhinhos, são coisas de máfia.
__ ...
__ Não foi um elogio. Diga logo o que quer pra que possa deixar de ouvir tua voz.
__ ...
__ Impossível, o que me pede é impossível.
__ ...
__ Não, não é manha minha. Ela é uma herdeira legitima. Mia Danglars recebeu sua herança de um testamento, um testamento oficializado em cartório de acordo com as vontades do Ricardo.
__ ...
__ Não, não dá. Pra invalidar o testamento, um exame psicológico deveria ter sido feito antes dele morrer. Agora é impossível utilizar este recurso.
__ ...
__ Não dará certo, o Dr.Camilo era o seu advogado a mais de trinta anos e também o testamenteiro, ele poderia invalidar o teste falso já que Ricardo teria lhe contado sobre ele.
__ ...
__ É exatamente o que estou lhe dizendo, não há nenhum modo legal de invalidar o testamento. Terá que aceitar Mia como herdeira.
__ ...
__ Está com algum problema? Não ouviu direito o que te disse? Não há nenhum modo.
__ ...
__ Nem pensar que farei algo assim. Já tenho peso demais na minha consciência.
__ ...
__ Você não pode me obrigar.
__ ...
__ Eu não me importo mais, não ligo para as provas que você tem. Eu estou cansado de tudo isso. Se divulgar aqueles papéis como fez mês passado na Gazeta Carioca, será um alívio pra mim que não carregarei mais este fardo. E depois, eu também tenho coisas sobre você que não gostaria nem um pouco que fossem divulgadas.
__ ...
__ Não tenho mais medo, perdi esse sentimento há muito tempo.
__ ...
__ Sei, é claro que sei que o que eu tenho não pode prender ninguém. Mas sei o quanto você liga pra sua imagem publica. Se divulgar alguma coisa sobre mim, eu falo e não você não vai gostar.
Na mansão as coisas iam bem, Percival e Clara separavam as roupas que usariam a noite.
__ Que acha deste?
__ Muito claro pra uma festa noturna.
__ Tem razão. E deste, você gosta Percival?
__ Serei sincero Clara, é muito decotado para você.
__ Que é? Por acaso acha que não posso? Eu estou com tudo em cima se não percebeu.
__ Eu sei meu amor, eu sei. Eu falei por que não é condizente com sua idade.
__ Piorou! Agora disse que eu sou velha.
__ Eu não falo mais nada.
__ É bom mesmo, é bom mesmo Percival. Já decidiu se nós vamos fazer algo contra a Mia?
__ Clara, isso já é certo. Eu não vou permitir que uma mariposa como ela tome conta da fortuna Monteiro. Principalmente se tratando da Bella Grega. Não vou!
__ E o que vamos fazer querido?
__ Ainda não sei, mas eu vou pensar em alguma coisa. Pode escrever, ela não ficar em paz!
Mia estava no departamento de moda feminina da Bella Grega. Em dia de Domingo, funcionários diferentes passavam todo o dia de Domingo na loja. Eram muito bem pagos pra perderem o fim de semana atendendo clientes. utilizando-se do fato de ser acionista da Bella Grega, Mia aproveitou pra fazer compras. Foi atendida por todos as vendedoras, elas tinha que agradar a patroa. Para festa comprou um elegantíssimo e básico vestido de sêda negra. Caiu-lhe muito bem. Tinha ficado tão perfeito que se fosse encomendado, não teria ficado tão bom. Mia comprou também um par de brincos de ouro branco polido, uma gargantilha de brilhantes delicada e é claro, carésima. Uma visão estonteante, numa palavra: belíssima!
Duas festas na mesma noite e as duas prometiam. Na fazenda, várias pilhas de madeiras estavam sendo arrumadas para manter a fogueira acesa. Próxima a casa grande, no antigo vilarejo dos colonos trabalhadores das lavouras de café, uma fogueira foi colocada no centro do círculo formado pelas casas. As pilhas de madeira foram colocadas dentro de uma das casas. A todo o momento uma pessoa responsável colocaria mais lenha na fogueira, literalmente. Na ampla sala de visitas da casa grande, Diana tinha afastado os moveis pra ensinar seu par a dançar.
__ Não há alguém que possa ir no meu lugar?
__ É claro que não Romeu, você é meu namorado. Não há pessoa melhor.
__ Se eu soubesse dessa festa há mais tempo teria adiado uma semana o meu pedido de namoro.
__ Mas não soube, não adiou, somos namorados e você tem que dançar, agora, levanta-se dessa cadeira e venha __ Diana ligou o aparelho de som no chão na musica referida e continuou __ anda logo.
__ Estou indo.
Romeu foi até a namorada, pôs o braço esquerdo nas costas dela, levou a direita à mão da Diana e começam a dançar.
__ Isso, lembre-se do que lhe falei. Um, dois, três, um, dois, três... __ disse a professora.
__ Acho que estou conseguindo __ disse animado.
__ Ai! Meu pé __ gemeu Diana.
__ Vamos parar __ pediu Romeu.
__ Não! Vamos continuar, só tenho esta tarde pra te ensinar.
De repente, o som suave da valsa entrou de fato pelos ouvidos de Romeu. Percebendo a música, lembrou-se dos passos. O ritmo clássico suavizou seus movimentos, lhe abriu um sorriso sincero e seus passos se acertaram.
__ Excelente! Aprendeu rápido!
__ Não foi tão rápido assim, demorei um ano pra aprender direito só estes passos.
__ O que?
Eles pararam, Romeu levou as mãos à cabeça e respondeu:
__ Não sei, veio de repente __ disse nervoiso parecendo consigo mesmo.
__ Deve ser uma de suas memórias.
__ Não estou mais agüentando isso. Ora eu não me lembro de nada, ora vem esses flash’s. Eu não agüento mais __ desabafou.
__ Não fique pensando nisso, a amnésia ainda é uma doença misteriosa. Foi o que disse o Dr.Gonçalo.
__ Essa coisa de não saber o que se fez ou que se viu é angustiante.
__ Vamos, se acalme. Fique feliz por ter lembrado alguma coisa, pelo menos agora sabe que pode dançar esta noite e não fará feio na festa.
__ Pelo menos isso, não?
Lucas ajudou na arrumação da festa como a maioria dos empregados da fazenda. Recebeu por isso claro, era trabalho extra. A alegria estava no ar em ambos os lugares.
A mansão do vizinho também estava sendo decorada. Era com flores de todas as cores. Mesmo sendo uma festa noturna, Willian Montgomery tinha mandado encher a casa com flores das mais variadas cores. Algumas eram realmente exóticas, de regiões distantes da Terra. Franklin, o mordomo da mansão Montgomery, se ocupou de todos os preparativos enquanto seu patrão trabalhava no escritório da residência. Em dado momento, pouco antes das seis da tarde, ele recebeu uma ligação importantíssima:
__ Alô? Quem é?
__ ...
__ Mais que prazer em ver que me ligou pessoalmente!
__ ...
__ Mas é claro que sim, estou a sua completa e total disposição. O que deseja?
__ ...
__ Raulzinho disse o que?
__ ...
__ Mas o que deu nele pra falar isso a essa altura do campeonato, será que ficou louco?
__ ...
__ Mas é claro que também estou nervoso, tanto você quanto eu temos muito investido nesse golpe.
__ ...
__ Me desculpe, nessa operação. E não vou permitir que ele estrague os nossos planos agora que estamos tão perto.
__ ...
__ Concordo, alguém tem que dar um jeito no Raul.
__ ...
__ Eu?
__ ...
__ Não, não é que eu não queria. Pois eu quero, mas jamais pensei que você pensaria em mim. Não fez isso da primeira vez.
__ ...
__ O serviço, como quer que seja feito?
__ ...
__ Carta branca? Tem certeza? Eu aviso, estou com um atraso de seis meses, se eu fizer com carta branca será com estilo, digno do meu tetra-avô.
__ ...
__ Então o Raul já tinha lhe falado dele? Excelente, agora sabe que tipo coisa que posso fazer.
__ ...
__ Carta branca mesmo?
__ ...
__ Obrigado! Muito obrigado! Não vai se arrepender. E pra quando quer?
__ ...
__ O mais rápido possível? Depois de amanhã.
__ ...
__ Se pensar bem é o melhor, vai que ele fala se esperarmos demais. Depois de amanhã terei tudo pronto e poderei agir.
__ ...
__ Custos mínimos, eu também quero isso. Eu já sabia que isso algum dia aconteceria, desde que eu vi o Raul pela primeira vez. Preço padrão, 20.000 mil dólares in cash.
__ ...
__ Não se preocupe, cobrarei do próprio Raul. Minha nobreza inglesa me impede de dizer o que vou fazer, mas acredite, Raul Montenegro é uma xícara rachada.
continua...