Bella Grega II

Cap. 2 - Joio e Trigo

O fim de semana é diferente pra todos. Silvia e Cássio foram para Angra dos Reis pra aproveitarem a praia. Dr.Ricardo e Mia desapareceram pelos três dias. Percival, Clara e Estér fizeram os preparativos pra festa de aniversário do Dr.Ricardo e a armação sobre Dario e Mia. E Dario descansava na mansão, aproveitando a merecida folga do fim de semana.

Quem mais esqueci? Ah, sim. Raul Montenegro (lê-se o “e” de Monte com som de “e” e não com som de “i”: Montenegro X Montinegro). Este é o diretor jurídico da Bella Grega, um advogado renomado vindo de uma longa linhagem de advogados. Sua sala fica bem próxima a do Dr.Ricardo. Mora numa casa grande e confortável, num bairro nobre. De idade um pouco avançada, completou 68 anos a cerca de dois meses. Morava sozinho e tinha apenas um empregado, Fígaro. Em seu escritório particular no andar superior de sua casa ele recebeu um telefonema:

__ Alô? Quem é?

__ ...

__ Ah, é você. Que quer M?

__ ...

__ Nem pensar, não farei isso. Não tenho motivos pra fazer uma coisa destas.

__ ...

__ Me virar? Com me virar? Já disse que não farei nada.

__ ...

__ Não, não me esqueci. Lembro-me do que tem contra mim, mas isso é um absurdo.

__ ...

__ Está bem, eu faço. Mas que fique claro que faço sobre protesto. Na terça-feira eu chamo o Ricardo na minha casa. É tudo que quer M?

__ ...

__ Duas horas? Como vou mantê-lo aqui por duas horas?

__ ...

__ Me virar, não é? Só sabe dizer isto?

__ ...

__ Eu arranjo alguma coisa pra fazer. Tchau!

E quando desliga o telefone:

__ Ahhh! Que inferno! Quando isso vai acabar? __ disse com toda cólera.

Na Segunda-feira as coisas melhoram, a tríplice aliança do mal decidiu dar uma trégua aos oponentes até que o plano estivesse concretizado. A educação deles, no entanto gerou uma certeza por parte do Dr.Ricardo por conta da conversa que ouviu. O aniversário dele seria na Quarta-feira, mas os preparativos já estavam ativos há várias semanas. Os convites mandados e confirmados, a comida e a bebida comprada e estocada. A mansão Monteiro nunca se viu mais bela e mais bem decorada. A nata da sociedade estaria presente e desta vez, Dr.Ricardo teria uma grande surpresa. Na Terça-feira de manhã, durante o café da manhã, todos estavam reunidos na mesa. Devo lembrar que o Dr.Ricardo nunca toma seu café da manhã na mesa, sempre no quarto. Na mesa estavam todos os Monteiro, Percival e família, dona Helena e Dario sentado ao lado do Dr.Ricardo, ele na cabeceira e Dario na primeira cadeira do lado direito:

08:00 horas.

__ Que felicidade termos você no café hoje, meu irmão.

__ Mesmo?

__ Não fale assim com seu irmão meu filho, ele não disse por mal. __ interveio dona Helena.

__ Eu sei mamãe, mas é raro às vezes que eu desço e quando faço, ele me recebe com sarcasmos.

__ Perdoe-me meu irmão, não disse com má intenção. Amanhã é seu aniversário, é uma felicidade vê-lo na mesa.

__ Mudando de assunto, vou avisar que não estarei aqui esta noite.

__ Vai sair com a Mia meu filho?

__ Não, o Raul me convidou pra ir a casa dele hoje. Somos velhos e bons amigos. Ele quer jogar conversa fora como a muito não fazemos.

__ Senhor, queria aproveitar pra pedir pra tirar o dia de folga __ disse Dario inesperadamente.

__ Você Dario? Você quer tirar um dia de folga? __ perguntou Percival.

__ Marquei um check-up para hoje. Faço anualmente pra manter a saúde __ respondeu rapidamente.

__ E faz muito bem. Mas e quanto o relatório do Ferreira? Ele não ficou de entregá-lo hoje?

__ Ficou sim, tomei a liberdade de pedir aos seguranças que o acompanhassem a sua sala assim que ele chegasse no clube.

__ Hoje ele não escapa!

__ Não, não mesmo.

Logo após o café, Dario saiu sozinho de táxi. O trio começou a agir depressa para a perfeição do plano. O dia fatídico que mudaria a vida de todos na mansão começou as seis da tarde quando Dario retornou. Silenciosamente ele seguiu pro seu quarto e lá permaneceu até o momento crítico. Às sete horas da noite Dr.Ricardo ligou avisando que está indo pra casa do Raul. Às sete e meia começou o sórdido plano, Estér ligou pra Mia. Mia chegou às oito horas em ponto:

20:00 horas.

__ Onde ele está Estér?

__ Quem?

__ O Rick, quem mais?

__ Dr.Ricardo não está.

__ Não? Mas então por que você me ligou dizendo que estava me chamando?

__ Não, o que eu disse é que ele estaria aqui as nove da noite.

__ Mesmo?

__ Sim senhorita. Aproveitando que não há trabalho pra mim, por que não bebemos algo?

__ Bebermos?

__ Sim, conheço a senhorita há muito tempo, mas não sei, por exemplo, seu prato preferido para a amanhã.

__ O que tem amanhã?

__ Não se lembra? É o aniversário do Dr. Ricardo.

__ Mesmo? Nem me lembrava.

Sentadas à beira da lareira, Estér serviu um suave licor enquanto conversam. Mia se mostrou interessada pelo acontecimento, queria dar um grande presente surpresa pro Rick.

__ Acalme-se senhorita Danglars, tenho certeza que o Dr.Ricardo receberá uma imensa surpresa da senhorita.

__ Engraçado, de repente minha cabeça ficou pesada.

__ Surpresa! Está é uma surpresa minha pra senhorita, logo será o doutor a se surpreender.

Estas fora, as últimas palavras que Mia ouviu antes de cair num sono profundo.

20:25.

Estér sobe pro quarto de Dario, nas mãos uma bandeja de prata com um copo de água.

__ Dario, lhe trouxe um copo d’água.

__ Não precisava Estér.

__ Sei que você trás um copo d’água pro quarto antes de deitar, como hoje não foi buscar eu vim trazer.

__ Muito obrigado! __ ele bebe um gole e põe o copo sobre o criado-mudo.

__ Não vai beber agora? __ pergunta meio sem jeito abrindo aquele sorrisinho falso.

__ A água é pra durar a noite toda Estér.

__ Eu sei, mas esperava primeiro lhe saciar a sede e depois lhe trazer o copo definitivo.

__ Não estou com sede.

__ Eu insisto, você passou horas trancado neste quarto.

__ Se isto te faz feliz, eu bebo este copo e depois você me trás outro, certo?

__ Certo!

Quanto mais água ele bebe, mais tonto se sente. Com cada gole sua cabeça fica mais pesada até que ao fim da água, cai na cama num sono profundo.

__ Excelente! E dentro do horário.

21:00

Um pouco mais tarde chega o Dr.Ricardo. A alegria demonstrava que a conversa tinha sido boa.

__ Estér, onde estão as pessoas desta casa?

__ Boa noite doutor, sua filha já está dormindo, seu irmão e cunhada estão na sala de tv...

__ Não era pra tanto, eu quis dizer: estão ou não estão em casa?

__ Estão todos em casa doutor.

__ Obrigado! Vou pro meu quarto, estou muito cansado. Acho que vou desmaiar na cama e só acordar amanhã cedo.

__ Acho que nem dormirá esta noite __ sussurrou consigo mesma.

Passo a passo, ele se aproxima cada vez mais do próprio quarto no fim do corredor. A maior suíte da mansão Monteiro tem porta dupla, um luxo exclusivo dele. As duas mãos juntas abrem as portas e a mão direita vai ao interruptor.

Uma hora que ninguém jamais esquecerá, do pior dia da vida dos três que sofreram com a armação. Os olhos do milionário empresário Dr.Ricardo Monteiro avistam com horror aquela cena baixa. Os dois, Dario e Mia, nus na cama dele. Envolvidos nos lençóis, as roupas jogadas ao chão, abraçados depois... depois... Já se imagina o que aconteceu. Nós sabemos que não aconteceu, mas pro doutor era a pior das hipóteses.

__ Que pouca vergonha é esta?

Ele grita muito mais coisas, só que todas de baixo calão. Os gritos são ouvidos por toda mansão e a platéia logo se amontoa. Também o casal acorda e vendo-se naquela situação, tratam de colocar as roupas. Não a tempo de diminuir o espetáculo público.

__ Mas o que está acontecendo?

__ Eu é que perguntou o que está acontecendo?

__ Não sei o que aconteceu?

__ Até tu Dario, a quem tratei como a um filho.

__ Doutor, eu juro que não sei o que aconteceu. Não sei como vim parar aqui.

__ Mentira! Mentira, as roupas estavam jogadas. Foram arrancadas com paixão. E você Mia.

__ Eu o que? Não sei de nada, não sei nem como vim parar aqui.

__ Você é uma bisca mesmo, uma vagabunda.

Eu vou parar por aqui, o clima é pesado demais e eu não agüento tal situação. Minha natureza não é dessas, não tenho um estomago tão forte quanto certas pessoas.

Dario saiu dali, foi pro quarto, fez sua mala e saiu na mesma noite da mansão Monteiro. Ele descia a rua escura quando um carro branco parou a frente dele e do automóvel saiu uma mulher.

__ Vem, entra aqui. __ diz Mia.

__ Pra que? Pra uma nova confusão? Não, obrigado!

__ Você sabe o que aconteceu?

__ Não.

__ Nem eu, mas me sinto responsável de qualquer maneira. Onde vai passar a noite?

__ Sei lá, eu acho algum lugar.

__ Entra aqui, vamos pro meu apartamento.

__ Já disse que não quero mais confusão, me deixa Mia.

__ Eu entendo o que está sentindo, mas já está tarde e duvido que encontrará qualquer lugar aberto. É só por esta noite.

__ Está bem, eu não sabia pra onde ir mesmo.

Dario foi com Mia pro apartamento dela. O rosto tristonho é facilmente reconhecido pela mulher. Um travesseiro e uma coberta são mais que suficientes para que Dario durma no sofá. Mas antes de dormir, ele fica hipnotizado pela lua cheia que surge gloriosa no céu naquela noite sem estrelas:

__ Também gosta de ficar vendo a lua?

__ Gosto. Desde pequeno ela exerce uma atração sobre mim. Como é bela!

__ Concordo! A lua é muito bonita.

__ Não falava da lua.

__ O que?

__ Posso te contar um segredo?

__ Claro.

__ Desde que te conheci, sempre te achei muito bonita e iluminado pela luz do luar, seu rosto cor de perola fica ainda mais lindo.

__ Obrigada! Precisava ouvir isso. Que acha que aconteceu?

__ Não sei, a última coisa de que me lembro é da Estér me levando um copo d’água...

__ A Estér? Você também?

__ Por que? Ela também te levou água?

__ Não, tomamos alguns cálices de licor. Depois minha cabeça ficou pesada e...

__ ...Sentiu sono e dormiu?

__ Isso! Como sabe?

__ Aconteceu o mesmo comigo quando tomei a água.

__ Então será que foi ela que...

__ Foi sim, foi ela que armou isto tudo. Mas por que?

__ Não faço a mínima idéia. Mas não quero voltar lá pra perguntar.

__ Nem eu.

O clima na Bella Grega pesou. Todos acabaram por saber todos os detalhes mais sórdidos da historia.

__ Bom dia doutor!

__ Bom dia Adriana! Eu vou pra minha sala, vou ver meus recados lá.

__ Claro doutor.

Já dentro da espaçosa sala, ela começou:

__ Ligaram o Dr.Montenegro e Juno Éden, a repórter da Gazeta Carioca.

__ Repórter? Quer dizer fofoqueira de plantão?

__ Pode ser, ela queria saber mais detalhes sobre ontem à noite.

__ Por que? O que aconteceu ontem à noite?

__ Não leu o jornal hoje de manhã?

__ Não estava com disposição pra isso.

__ Se não leu, eu terei que lhe dizer.

__ Me dizer o que?

__ Já sabem doutor, sabem de tudo.

__ Como? O que sabem? Do que você está falando Adriana?

__ Tudo o que aconteceu em sua casa ontem à noite entre Dario e Mia.

Foi agora que as coisas ficam feias de verdade. Exaltado com a notícia, seus olhos inflamam e ele grita:

__ O que? Quem divulgou?

__ Não sei, é matéria de capa da Gazeta Carioca. __ disse entregando um exemplar da Gazeta Carioca ao chefe __ veja, trouxe pro doutor ver.

Lê: “Traição à vista! Milionário encontra namorada e assessor juntos. O respeitado Dr.Ricardo Monteiro encontrou na noite de ontem, Mia Danglars e Dario Tiago na cama. A decoradora e seu amante dormiram na cama do próprio Dr.Ricardo, em sua residência, a mansão Monteiro.”

__ Não, não era pra chegar a esse ponto.

__ Doutor?

__ Não adiantou querer protege-los, eles vão sofrer.

__ De quem está falando doutor?

__ Eu vou pra casa, vou voltar pra casa agora mesmo. Avise a Cybele que ela está no comando e ligue pro Dr.Camilo, diga a ele que o quero na minha casa dentro de uma hora. Não voltarei mais hoje, bom dia!

A situação se complica com essa nova cartada do destino. O que antes era uma só coisa agora se separa entre duas coisas bem distintas: o joio e o trigo. Dario e Mia são pessoas simples que eram cegos no reconhecimento do inimigo. Agora eles aprenderam que alguém os odeia e esse alguém os destruiu. Aprenderam a separar o joio do trigo, e isto será útil já que a historia não acabou e com certeza ainda tem muito pra acontecer.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 18/03/2007
Código do texto: T416735
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.