flores murchas
CAPITULO 07
No momento combinado todos os funcionários da fabrica se encontravam juntos no mesmo espaço. Jesse subiu em uma das mesas de produção e olhou fundo nos olhos dos funcionários, Marcela que estava a seu lado pediu silencio aos colegas que estavam bastante nervosos com a situação. Por que uma convocação daquelas? Jesse começou a falar:
- meus amigos! Eu vim hoje trazer uma noticia não muito boa! Nos fomos roubados!
Fez-se um burburinho dentro do salão, e todos se entreolhavam com desconfiança:
- mas o senhor ta achando que fomos nós?
Falou um dos funcionários mais antigos da fabrica:
- não! Eu quero contar a vocês algo que descobri hoje. Não nos roubaram documentos ou dinheiro. Roubaram nosso trabalho! Quando meu pai se foi ele me deixou a fabrica. E com ela tudo que há dentro até mesmo as dividas. Muitas amigos. Muitas! Comparei os livros caixa, refiz as contas, avaliei os pagamentos, as entradas e saídas das mercadorias na fabrica o ritmo da produção... tudo, e descobri uma coisa. Recebíamos os falsos pedidos, produzíamos e eles continuavam encaixotados nos estoques da fabrica. Isso causou um dano enorme há nos, a todos nos! E agora a fabrica está prestes a falir.
Os funcionários se entre olharam com ar de tristeza, Jesse continuou:
- então meus amigos. Eu vim hoje aqui não pra dizer que vou demitir vocês, ou que vou fazer corte no pessoal. Mas que eu não tenho como pagar a vocês esse mês.
Fez-se um silencio absurdo e um dos funcionários falou:
- então o que vamos fazer seu Jesse? Seu pai nos garantiu outro dia que não perderíamos nosso empregos. Ele disse que pagava nem que fosse do próprio bolso.
- acontece meu amigo que nem no bolso dele não tinha mais nada. A fabrica chegou a um estagio onde se pararmos 1 ano de produzir ainda teríamos produtos nos galpões. O estoque está lotado, e o cofre vazio. Se eu pagar a vocês esse mês, vou ter que tirar do principal, e fechar a fabrica. Ai será pior, não vou poder honrar a palavra de meu pai e não demitir todo mundo.
- então o que o senhor vai fazer?
- eu queria propor a vocês um acordo!
- qual?
- eu vou aumentar o numero de vendedores da fabrica. Para esvaziar o estoque e saudar as dividas. Mas pra isso eu vou ter que faltar com o salário de alguns meses de vocês.
Alguns se revoltaram e xingaram, outros concordaram, houve os que ficaram calados, e houve um que tomou a palavra:
- colegas vamos ouvir o nosso advogado ele melhor que ninguém pode nos dizer o que fazer. Então Dr. Marcos o que devemos fazer?
Marcos subiu a mesa e falou: