O Último Passo de um Homem
- Eu pisei em muita merda. – falou o investigador Cabral ao sargento Oliveira.
- Como assim Maurício? – perguntou o sargento ao detetive.
- Sabe o caso que eu peguei agora?
- O da mulher do Sampaio?
- Esse mesmo.
- O que que tem?
- Falaram que ela morreu em um assalto, né? Ela reagiu e bam, mataram ela.
- E daí?
- A história fede Carlos. Seguinte. A gente pegou os bandidos, achamos os três, mas ai que a história começou a complicar. Primeiro que eles não estavam se escondendo, segundo que, quando a gente tava interrogando eles, o delegado entrou na sala com mais dois caras de terno.
- Os advogados?
- Não pareciam, pareciam segurança sabe? Aqueles tipo de filme? Dois por dois com óculos escuro?
- Sei.
- Pois então. Nos tiraram da sala e eu só ouvi uns barulhos estranhos lá. Dois dias depois os três se mataram na prisão.
- E o que que tem? Você sabe que o Sampaio é foda. O cara tem dinheiro pra mandar matar quem quiser, principalmente quem matou a mulher dele. Qual a diferença de mandar matar na lá na DP?
- Foi o que pensei no começo, mas ai o delegado me chamou. Veio de conversinha e depois falou pra eu tirar uns dias de folga.
- Como assim?
- Pois é! Ai eu fiquei meio confuso, mas tirei minha folga, num sou besta, né? Ai que o negócio começou a feder. A Globo começou a chiar com o suicídio dos três. Me falaram que tinha um reporterzinho de merda lá que queria falar comigo, mas eu tava em Maceió com minha esposa.
- Sim, e daí?
- E daí que o bicho foi atrás de mim perguntar sobre o caso. Ai que me intriguei. Ele disse que a mulher do Sampaio tava de caso com o Kleberson.
- Do Flamengo?
- Não, do Limeira, o vereador.
- A sim!
- E não só isso, que o Sampaio não só sabia da traição, como mandou a mulher dormir com o Kleberson.
- Não acredito.
- Isso mesmo. Me disse ainda que o Kleberson tá propondo um projeto de lei para aumentar o salário da guarda municipal além de ter mexido uns pauzinhos pra licitação daqueles coletes que brilham ir para a empresa do Sampaio.
- Então o Sampaio dava a mulher pro Kleberson pra fraudar as licitação?
- Era. Não só isso, parece que metade da guarda entrou fraudando o concurso e pagam até 200 conto pro Sampaio cada um, dependendo de quanto ganhem lá dentro.
- Que sacanagem!
- Com a nova lei, o Sampaio ia levar mais grana no negócio.
- E por que tu tá na merda. Deixa feder e sai fora.
- Eu to na merda porque o reporterzinho de merda me botou no meio. E a merda vai longe.
- Longe?
- Parece que tão dando uns 100 mil pra cada vereador aceitar a proposta do Kleberson.
- 100 mil! Pra cada um? Isso é dinheiro demais.
- Mais do que o Sampaio vai ganhar com o aumento.
- E de onde vem esse dinheiro?
- Do Limeira.
- E o Limeira tem dinheiro pra pagar isso?
- Não tem. Ai o idiota do repórter ameaçou colocar meu nome no jornal e me fuder se eu não aceitasse ajudar ele. Quando voltei, começamos a investigar de onde veio o dinheiro, mas sem o delegado saber.
- Esse tá no bolso do Sampaio há muito tempo.
- Fudido. Cara, tu num vai acreditar.
- O quê?
- O dinheiro vem do patrocínio do Banco do Brasil.
- Como?
- Fraudaram, pegaram dinheiro público, falaram que é de particular e ai não precisou de licitação.
- Caralho.
- Merda é quem mexeu os pauzinhos lá pra isso.
- Quem?
- Senador Juan Pinto Carvalho.
- O que que ele tem com o Sampaio?
- Ele quer que o Sampaio ordene um ataque na cidade inteira contra os policiais.
- Filho da puta, mas por que isso?
- Ele quer derrubar o prefeito. Parece que tem uma área aqui do município que tem uns gringo de olho, mas o prefeito não quer vender.
- Mas por que ele simplesmente não manda matar o prefeito?
- Se o prefeito morrer, o partido vai querer investigação e podem chegar no Juan. Então se ele pedir pra sair por causa do ataque, ninguém vai ir atrás de saber.
- Ai o senador quer derrubar o prefeito, colocar um laranja e vender pros gringo.
- Nem precisa, se o prefeito sair, com o vice morto, o presidente da mesa dos vereadores vai assumir a prefeitura e adivinha quem é?
- O Kleberson.
- Isso mesmo.
- Mas ele só vai ter três meses.
- Tá tudo pronto, só falta o prefeito renunciar depois dos ataques. Ai eles vão correr com a desafetação e vão ganhar ai alguns milhões. Só o prefeito que tá empacando tudo.
- E como é que você tá na merda?
- Mataram o repórter.
- Puts, como?
- Bala. Forjaram um roubo, depois mataram os bandidos na cadeia.
- Igual a mulher do Sampaio.
- Por isso eu fui investigar por que mataram ela.
- E você descobriu?
- Ela dormia com ele.
- Com o repórter?
- Foi assim que ele soube de tudo, mas depois da morte dela, ele foi me procurar para saber mais. Ele tava apaixonado e queria vingar ela...
- E como isso melou pra você?
- Mataram ela por que ela contou pra ele e ele ameaçou a fazer a matéria da treta do Kleberson e do Sampaio se não recebesse uma parte. Depois que ela morreu, ele quis saber mais e me procurou, mas acabaram achando ele e agora eles sabem que eu sei e com certeza vão me apagar.
- Foge, foge agora.
- Não posso.
- Por que não?
- Eles mataram minha mulher.
- Como assim Maurício? E por que você não falou nada? Que isso?
- Toma esses documentos, provam tudo o que eu te disse hoje. Não confie em ninguém, saia da cidade, vá para Brasília e entregue isso pro deputado Paulo Canutte. Ele tem ligação com a Globo e eu sei que ele tem uma rixa antiga com o Juan.
- Isso não vai dar em nada Maurício, você sabe. Esquece isso, e foge.
- Pelo menos isso vai tirar dinheiro do senador e ele não vai conseguir vender essa joça pros gringo. E não se preocupe, o deputado vai te dar uma graninha pra você sumir.
- E você? Por que você não faz isso?
- O Kleberson e o Sampaio tão numa boate aqui perto.
- Você vai morrer.
- Não sem levar aqueles dois filhos da puta comigo.
- Maurício! Você tá louco?
- Eles mataram minha mulher.
- Peraí! Maurício! – gritou o sargento tentando parar seu amigo que arrancou com o carro pela rua – Filho da puta.