O dia em que ela disse basta!




Dona Raimunda era uma mulher muito bonita, mas que quase não se percebia não se arrumava, seus cabelos eram desarrumados, seus dentes amarelados, suas unhas todas sujas, as mãos calejadas e as roupas sempre rasgadas. Quase não saía de casa, pois tinha vergonha dos hematomas que tinha por todo o seu corpo.
 
Era casada com o José, sujeito grosseiro, estúpido, alcoólatra e que achava que dona Raimunda ora servia para substituir o saco de boxe cobrindo-a de pancadas violentas, ora achava que era sua prostituta, obrigando-a a ter relações sexuais com ele mesmo toda quebrada pelas pancadas e enojada pelo bafo forte de cachaça e cigarro que ele tinha...
 
Essa era rotina comum para dona Raimunda, acordava fazia o café pra dar na mão dele, e tomava pancadas, ia arrumava a casa, servia o almoço e mais pancada, o Zé ia pro bar encher a cara e ela já sabia, que quando chegasse tinha que apanhar e se deitar com ele e isso era todo santo, não todo maldito dia...
 
Ela odiava sua vida que era mais caso de polícia que de Cinderela, pois a cada surra que levava e em grande parte precisava ir ao hospital, dona Raimunda era abordada por médicos e enfermeiros e vizinhos, que queriam chamar a polícia, mas ela se recusava, os vizinhos chamavam quando a barulheira começava, mas ela sempre livrava o safado. Ele ameaçava-a e tinha também o terror psicológico que sofria, pois ele falava que era feia e que se ele fosse preso, ela morreria de fome e sozinha...
 
Dona Raimunda acreditava que não tinha outra vida que pudesse viver, achava que aquilo era o que ela merecia, pois ainda quando criança foi molestada pelo padrasto e a mãe largou a casa pra viver nas ruas se protituindo e drogando. Em fim, se ela perdesse aquele homem quem mais ela teria? E pensando assim viveu por 20 anos nesse sofrimento todo...
 
Um dia Zé chegou em casa que parecia estar possuído pelo cão em pessoa, ele ficou mais malvado que todos os dias, ja chegou gritando ela de tudo quanto é nome ruim que possa imaginar, nem ouso dizer; Começou a bater nela, e batia, socava, chutava a pobrezinha, toda ensanguentada e ele não parava de bater, os vizinhos quando já não mais ouviram seus gemidos e gritos que foram ficando cada vez mais baixos, chamaram a polícia e dessa vez, nada impediu que Zé fosse pro camburão algemado, a ambulância foi chamada e dona Raimunda foi direto para o CTI, pois estava em coma, os médicos fizeram exames e mais exames pra ver como ela estava por dentro.
Toda estourada ela ficou em coma por dois meses até que voltou a si e percebeu que estava no hospital...
_Gente que estou fazendo aqui?
_Calma dona Raimunda a senhora está no CTI, foi trazida para cá desacordada e só está viva por milagres...
_Mas... Mas eu só lembro que estava em casa esfregando o chão de costa pra porta e o Zé chegou e começou a me bater... Ué cadê ele, cadê o Zé?
_Fica calma dona Raimunda essa agitação não lhe fará bem...
_Me fala cadê o Zé?
_ Ele está preso porque a polícia o prendeu em flagrante, na tentativa de matar a senhora com agressões físicas...
_Mas enfermeira não era pra ter prendido ele... Ele vai me matar! Ele vai me matar!
_Calma, não vai não... Ele vai ficar lá até a senhora ir lá à delegacia explicar o que aconteceu para a polícia...
_É minha fia?
_É dona Raimunda!
_Mas ele disse que iria me matar se eu contasse pra policia.
-Calma... Olha vou chamar o médico para receitar um calmante e ja volto...
_Não pelo amor de Deus, ele vai me matar... Não sai! Não sai!
_Calma... Fique calma...
Alguns minutos depois a enfermeira trouxe uma injeção de calmante, para dona Raimunda que chorava muito e desesperadamente...
_Pronto dona Raimunda está melhor agora?
_Sim... Mas ele não vai vir aqui mesmo não né?
_ Não. Não vai!
_Obriiig... zzzzzzzzzzzz
Dona Raimunda adormeceu e a enfermeira solidária ao desespero da paciente foi com lágrimas nos olhos cuidar dos outros...
 
Após um mês de recuperação dona Raimunda teve alta do hospital,
Foi para sua casinha ainda suja de sangue, e começou a limpar, até que Dona Maria sua vizinha do lado, bateu na porta entreaberta e perguntou se podia entrar.
_Entre sim dona Maria.
_Raimunda, minha fia, como você está?
_Estou bem, mas pelo que me disseram eu fiquei bem ruim...
_Sim querida ficou, quando eu chamei a policia e ambulância você estava morta e coberta de sangue e o Zé ainda queria te bater mais, a policia que não deixou e o algemou.
_Foi dona Maria?
_Foi minha fia por isso eu vim aqui, o delegado ligou lá pra casa e falou que você tem que ir à delegacia senão ele tem que soltar o Zé.
_Ai meu pai do Céu, ele vai me matar!
_Calma Raimunda, eu vou lá com você, mas dessa vez não tenha medo não mulher, ele quase te matou, o que mais você vai esperar dele?
_É sim Maria, eu vou lá mesmo... Essa foi à gota d'água... Né?
_É sim... Vai lá troca sua ropa, e nois vamo lá...
_Tá bom!
Chegando à delegacia, dona Raimunda se apresenta e o delegado começa a conversar com ela.
_ Dona Raimunda, a senhora sabe por que foi chamada aqui, não é?
_Sim senhor, seu sei sim.
_Pois bem... Tudo agora depende da senhora, nós temos uma lei no Brasil que se chama Lei Maria da Penha, onde a mulher tem amparo em caso de agressões como essas que a senhora recebia do seu esposo. No entanto, nesse seu caso específico, ele tem também crime de tentativa de homicídio, pois ele deixou verdadeiramente claro a intenção de matá-la com as próprias mãos...
_É doutor. Mas e o que acontece com ele?
_Bem, ele vai ficar muito tempo preso se a senhora prestar queixas contra ele nas duas leis.
_Mas doutor se ele ficar preso, como eu vou viver, não tenho mais ninguém, nem trabalho...
_Bem dona Raimunda, a decisão é da senhora, eu não posso decidir isso, pois a queixa tem que ser da vítima, mas já adianto sempre agente vê casos como esses e quando a mulher não decide parar, eles as matam...
_É doutor? Eu não sei por que o Zé faiz isso... Ele era bravo sabe, até dava uns tapinha, mas ele piorou muito... Eu não sei...
Maria que acompanhava dona Raimunda nessa hora, falou:
_Toma tenência mulher, aquilo é homem ruim, eu via seu doutor como ele batia na pobre atoa. Mulher faz a queixa ou tu qué acabar morta como a dona chica?
_É... É verdade mesmo. Doutor eu quero fazer essa tal de queixa ai...
_ok dona Raimunda, vou chamar o escrivão e a senhora nos conta tudo o que quiser e principalmente como foi a agressão nesse dia...
 
Pronto dona Raimunda pode falar:
_Bem doutor o Zé sempre me bateu desde quando fui morar na casa dele, ele bebia e me batia, me obrigava a deitar cum ele, e me batia mais... Eu fui muitas vezes ao hospital por conta das porradas...
_mas dona Raimunda... A senhor já o podia ter denunciado na lei Maria da penha... E ele estaria preso.
_Ah... Doutor eu só tenho ele, e ele falava que ia me matar, se eu contasse alguma coisa... Eu tinha muito medo.
_Pois bem prossiga dona Raimunda.
_Então, ele sempre me bateu e me fez deitar com ele a força, mas nesse dia que foi o ultimo dia que ele me bateu, que vocês chegaram, foi assim... Eu estava abaixada no chão esfregando os tacos, ai ele chegou me berrando e chutou aporta que caiu em cima de mim, depois ele começou a chutar eu, e dar socos, muita porrada mesmo sabe, depois eu não vi mais nada...
_Bem dona Raimunda isso já é mais do que suficiente pra ele ficar muitos anos preso. Ele não vai mais poder te machucar...
_Sério doutor...
_Sim... Agora a senhora assina, ele vai ser julgado condenado e a senhora ficará livre dele pra sempre...
_Tudo bem, mas será que eu poderia falar com ele a ultima vez.
_Sim, claro, mas ele ficará algemado, esta bem?
_Claro sim senhor...
_Vou chamar um policial pra lhe acompanhar...
 
Seu Zé, dona Raimunda está aqui para vê-lo, mas não chegue perto dela, estaremos de olho...
 
_Ah... A minha mundinha veio, eu sabia que ela não me deixaria nesse lixo aqui...
 
_Oi Mundinha, eu sabia que você viria me tirar daqui, se sabe que eu te amo né? Se sabe que eu nunca que ia te matar... Jamais eu faria isso, se sabe né 'muiér’? Sabe que te amo né?
_ não Zé... Você me matou, mas Jesus me trouxe a vida de volta, se a policia não chega, hoje eu era alma penada...
_Que isso muier se sabe que não, vem cá abraça eu...
___Ou, ou seu José o senhor não se levante daí.
___Dona Raimunda, qualquer coisa a senhora grita.
_Ta bão... Ele não vai mais bater neu não... Sabe por que Zé?
_Porque muier?
_Porque eu denunciei você, e você vai Ser preso, nunca mais você bate em mim... Todos esses anos eu guentei calada Zé, mas chega eu não quero mais... Eu fiquei três meses no hospital, quase morri, porque você bateu e eu nem sei por quê...
_me perdoa muier eu não faço mais...
_Não... Não fará mesmo... Já foi... Até Zé... Eu até gostei docê, mas chega Zé para mim já basta de tanto sofrimento!
 
Após um mês Zé foi julgado e condenado em penas variadas pelas duas leis, já cumpriu dois anos e ainda tem muitos pela frente, e dona Raimunda?
Bem a dona Raimunda hoje está sempre sorrindo, tem muitas amigas na vizinhança, vai a Igreja que era doida pra ir e não podia, trabalha numa confecção como costureira e está realmente sabendo o que é viver...
 
((FIM))
 
 
** Esse conto fictício, mas baseado em fatos reais para muitas mulheres nesse País, foi criado por mim, para alertar as mulheres que tem medo, pena ou dó daqueles que a maltratam sem nenhum amor ou respeito.
 
MULHER VOCÊ DEVE E PODE SE LIBERTAR DESSA VIDA DE SOFRIMENTO E HUMILHAÇÃO, EXISTE UMA LEI CHAMADA MARIA DA PENHA QUE TE AMPARA EM SITUAÇÕES COMO ESSA,
NENHUM AMOR ESTÁ ACIMA DE SEU AMOR PRÓRPRIO, NENHUM SOFRIMENTO DE HUMILHAÇÃO PELO COMPANHEIRO VALE APENA, E ESSAS PROMESSAS DE QUE ELE SE ARREPENDEU E NÃO VAI MAIS FAZER É MENTIRA... É SO PARA SE LIVRAR DA PUNIÇÃO, SE VOCÊ DER A CHANCE ELE TE MATA SIM! LUTE POR SEUS DIREITO A DIGNIDADE MULHER!
 E A TODOS OS HOMENS QUE GOSTAM DE AGREDIR, NÃO HÁ BELEZA EM TER ATITUDES AGRESSIVAS, QUER SEJAM VERBAIS, MORAIS OU FÍSICAS, NINGUEM É OBRIGADO A ESTAR COM QUEM NÃO QUEIRA, LARGUEM, SEPARE-SE SE JÁ NÃO HÁ MAIS RAZÃO PRA ESTAR JUNTO, DESCONTE SUAS RAIVAS E FRUSTRAÇÕES PRATICANDO ESPORTES, FAZ BEM A SAUDE E É MUITO MELHOR, POIS NÃO PRECISARÁ DE PUNIÇÃO, MUITO MENOS DE SER COBRADO PELA CONSCIÊNCIA, UM DIA TUDO SERÁ COBRADO... ESPERO QUE ESTE CONTO SEJA ÚTIL**
 
CONHEÇAM MAIS UM POUCO DA

LEI MARIA DA PENHA...



http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha



GRATA A TODOS PELA LEITURA!

 












(((TODAS AS IMAGENS USADAS FORAM ENCONTRADAS DISPONÍVEIS EM PESQUISA NO GOOGLE, DESCONHEÇO OS AUTORES)))
 
SimoneMoreira
Enviado por SimoneMoreira em 28/01/2012
Código do texto: T3466191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.