O barbeiro da Cecília

Demétrio instalou sua barbearia na Rua Cecília Meireles quando a mesma ainda era uma rua sem grande movimento. Passados trinta anos o progresso era visível e a barbearia com uma freguesia invejável. A sala comercial pertencia a uma senhora solteirona que se chamava Letícia e tinha sua residência aos fundos e de quem Demétrio se tornara amigo muito além dos negócios. Por mera coincidência, o então jovem barbeiro era casado com Cecília e não tinham filhos. E por essas coincidências se tornou conhecido por “O barbeiro da Cecília”.

Com situação financeira equilibrada, o barbeiro se aventurou por novos caminhos com uma morena de corpo escultural que recém havia chegado à cidade e que provocava a imaginação de homens de todas as faixas etárias independentes da formação.

E o barbeiro sorria por dentro aos comentários elogiosos que ouvia da morena que encantava serpentes. - E barbeiros! Dizia ele para si mesmo.

Era comum nas sextas-feiras à tardinha, Cecília e Letícia se reunirem para tomar chimarrão na casa da segunda, enquanto o barbeiro esperava ou atendia o último cliente e aceitava, vez por outra, uma cuia de mate amargo.

Mas aquele final de tarde ficaria na história da rua como mais que misterioso. Por volta das 19 horas a polícia foi chamada à barbearia pelas duas senhoras e encontrou Demétrio enforcado.

As duas mulheres permaneciam abraçadas à porta que dava acesso aos fundos enquanto a polícia fazia algumas investigações e perguntas de praxe.

- Quem o encontrou? Perguntou um policial

- Fui eu! Respondeu a esposa. - Ele estava demorando a juntar-se a nós e resolvi ver, por essa porta, se tinha algum cliente.

- A porta da frente já estava fechada?

- Sim.

- Ele sofria de depressão, coisa parecida?

- Não! Mas andava muito calado nos últimos dias.

Os policias recolheram o corpo para ser enviado ao IML enquanto uma pequena multidão se aglomerava no lado de fora. O que os policiais não lembraram foi de recolher para exames a cuia de chimarrão que Letícia segurava na mão com singela despreocupação.

Era bem provável que os exames apontassem vestígios de sonífero.