Antes que Deus saiba que vc esta rindo.
Joaquim da Silva era um homem apagado que não gostava de chamar a atenção. Trazia nos olhos castanhos uma tristeza que não vinha de sua vida simples, era outra coisa.
Estava trabalhando no seu pequeno sítio,quando havistou na estrada de terra vermelha uma carroça puxada por um cavalo marrom que estava para morrer. Estava muito magro, suas costelas aparecendo, não tinha mais pêlos em algumas pontos, tinha um grande sangramento no lombo.
Joaquim estremeceu com aquela cena de covardia, o homem que açoitava o pobre animal era gordo, rosado e sem alma.
No momento em que Joaquim se aproximava, o cavalo caiu. Seu choro era como uma prece para seu matírio acabar.O gordo havistou o homem e sorriu como se estivesse se exibindo para uma pláteia de loucos como ele.
Joaquim falou que ia matar o animal. Seu machado se ergueu como a espada da justiça, desceu com tamanha violência que partiu a cabeça do animal gordo ao meio, seu ralo cabelo loiro foi lavado com sangue.
O bom homem se abaixou para olhar o cavalo, moscas estavam em suas feridas, Joaquim deu um beijo em seu focinho quente, o animal o olhou com carinho.
Com uma força e alegria que nunca sentira na vida, cavou um buraco em sua propriedade,arrastou o corpo e o enterrou. Como num milagre o cavalo se levantou e foi ao encontro de Joaquim.
Depois de um tempo,ja curado, o cavalo havia escolhido o local onde fora enterrado o seu torturador,para defecar.