o inspetor frances. parte final

O corpo jazia em um dos quartos. E para nossa sorte ninguém o havia trocado continuava com as mesmas roupas.

_Bem senhor Costas, pode nos deixar a sós. Preciso me concentrar no caso, e quanto menos pessoas melhor.

_Vou buscar algo pros senhores beber.

_Bem sargento, se o que o senhor costa disse é o fato. acredito que ouve um assassinato aqui. o assassino é um conhecido.mais vejamos o que diz o corpo.vasculhe seus bolsos e guarde tudo que encontrar.

_Estão vazios. Disse o sargento.

_Olhe aqui no pescoço, o que acha que é isso?

_A marca da corda. certo?Disse o sargento.

_Todos os dias temos enforcamento na frança, e nenhuma corda deixa uma marca dessa. Essa aqui é a marca da corda, veja. essa outra não.

_O que isso significa inspetor?

_O caso esta cada vez mais claro quanto assassinato.

_E agora que faremos?

_Na verdade não sei se acaso tivesse chegado antes que limpassem a cena. Teríamos pista. mais acho que tive uma idéia.peça ao senhor costa que traga a pessoa que faz a faxina.

Quando o senhor costa voltou trouxe uma senhora bem velha, que deu um sorriso meio triste quando lhe cumprimentei.

_Foi à senhora que limpou a sala?

_Sim. Disse ela sem levantar os olhos.

_Olhe pra mim, isso é muito importante. Havia algo no chão, ou algo que não devia estar ali. moveis fora do lugar ,alguma mancha,ou coisa assim.

_ estava Tudo como deixei quando sai senhor. Fora a cadeira e o barão..., desculpe ainda...

Estou ...coitado do barão... Sinto muito.

_Tudo bem, eu entendo. Pode ir.

_ o corpo será levado agora senhores. A baronesa os aguarda.

_Não entendo seus métodos inspetor. Mais acredito no que esta fazendo,quando tiraram meu marido,caiu algo que acredito estava em suas mãos. Não sei o porquê ele estava segurando isso, mais... esta aqui.acho que é algo sem importância...mais...

_Um botão?Disse o sargento. Pertencia a alguma roupa do barão?

_Não, e não sei a quem pertence. Mais como o inspetor perguntou sobre qualquer coisa.

_Obrigado senhora, isso vai ajudar bastante. Vamos sargento, temos muito que fazer.

Já estando fora da casa o sargento perguntou.

_E agora inspetor, pra onde?Tem alguma idéia do que ouve. confesso que estou confuso.

_Bem sargento, a resposta esta aqui em minha mão. Já esta quase amanhecendo o senhor sabe onde encontro um alfaiate?

_Tem o Agulha de ouro. A melhor e única alfaiataria da cidade. o dono dele é o senhor Rachid.ele faz a roupa de toda aristocracia.

_Então vamos.

Voltamos ao cabriole onde o cocheiro ainda dormia. O sargento lhe informou o endereço e fomos. encontramos o senhor Rachid abrindo o ateliê.o sargento o cumprimentou e avisou que eu queria velo ele disse estar a disposição.

_Em que posso ajudalos.

-Estou procurando algo em especial e espero que possa me ajudar. veja esse botão o que me diz.

_È uma obra prima, não?Feito sobre encomenda se o senhor quiser posso encomendar também pro senhor.

_Esse botão é seu?

_Sim, eu encomendei e o costurei num casaco magnífico, o delegado deve ter enganchado em algo muito forte. Meus botões não caem assim tão fácil, a costura é bem reforçada.

_Esse botão é do casaco do delegado pimenta?

_Isso, ele me encomendou para uma festa em sua homenagem, que seria realizada na câmara. não estou entendendo o que esta acontecendo?

_Muito obrigado senhor, volto outro dia.

_Tanto por nada, no fim o delegado deve ter derrubado quando fomos ver o corpo. E agora?

_Quando foi a comemoração?

_Ontem à tarde, ele ainda estava lá quando o comuniquei do caso.

_Bem, vá à casa do delegado e diga que me espere que preciso velo.

_E o senhor?

_Tenho que ver algumas pessoas. Pegue outro carro eu usarei o cabriole.

Horas depois na casa do delegado o encontrei muito zangado.

_Quem o senhor pensa que é pra me dizer pra esperalo?Lá na frança talvez o senhor manda e desmanda. aqui não ,só porque o imperador gosta dos franceses...

_Desculpe-me delegado não achei que criaria tanta confusão. Acontece que os rumos das investigações mudaram. O barão não cometeu suicídio, e sim foi assassinado.

_Como pode dizer isso, eu estive lá e vi. Poderia então dizer o que aconteceu.

_Posso. O barão vinha tendo problemas com a esposa por que alguém lhe contou algo sobre o passado dela. isso o deixou muito perturbado ,acredito que essa pessoa o chantageou de alguma forma talvez dizendo que faria um artigo no jornal .ou qualquer coisa assim .ele amava demais a esposa e não deixaria que nada lhe acontecesse. Essa pessoa era uma pessoa conhecida. Por isso ele dispensou os empregados e o esperou sozinho, talvez se não chegasse a um acordo ele mataria o homem. E assim foi não ouve acordo, os dois brigaram. o barão foi enforcado pelas mãos do visitante se por maldade ou por tentar se defender não sei.o visitante então arrumou toda a bagunça da sala e armou a cena para parecer um suicídio.mais esse homem apesar de esperto nunca havia visto um .e cometeu erros primários.

_Isso é apenas, especulações inspetor. disse o delegado olhando firme .

_Bem, mais não é só isso. na briga o barão arrancou um botão do casaco visitante.

_Reconhece esse botão, delegado?

_Deveria?

_Sim, esse botão é do seu casaco.

_Esta me acusando?Por acaso lhe passou pela cabeça que pode ter caído do casaco quando fui à cena do crime;

_Com certeza. Por isso fui ao jornal, e procurei o fotografo que esteve na comemoração. Aqui esta a foto que ele tirou na entrada da câmara. uma foto de corpo inteiro.e seu casaco esta faltando um botão.o que diz que o perdeu antes de ir a cena do crime.

__Muito esperto, inspetor estou admirado. o senhor tem valor.e esse valor eu posso pagar,é só dizer quanto.alem do mais o senhor nem daqui é ,o imperador jamais acreditaria no senhor.logo eu ocuparei o lugar do barão,pense o senhor só tem a ganhar.

__Verdade o imperador jamais acreditaria em um estranho, por isso eu o trouxe para ouvir de sua própria boca, ele esta aqui e ouviu tudo.

_Por que, delegado?Disse o imperador levantando se de uma poltrona da blibioteca.

Estou decepcionado, tinha tantos planos para o senhor. por que?

_Só gostaria de dizer que foi um acidente. O inspetor estava certo. Ele tentou me matar eu só me defendi. não era pra ser assim.

_ (SARGENTO!) Gritou o imperador. Leve esse homem sob custodia. Inspetor, apesar de estar chocado com o desfecho, lhe agradeço e gostaria que ficasse e nos ajudasse a melhorar a nossa policia.

_Eu me sinto honrando, majestade. Mais tenho de voltar à frança. Deixei alguns casos pendentes. mais senhor, temo que o caso não tenha terminado.e o império esteja em risco.sugiro cautela .bem senhor se me permite,terminarei as minhas férias.

FIM