o inspetor frances. parte 1

Meu nome arcbald mullier sou inspetor em meus pais, França.

Estava de férias no Brasil terra de meus pais.

Apesar de viver a vida toda em meu país natal, falava bem o português. E passava despercebido pelos nativos, já que em um império tão grande se falavam vários dialetos.

Hospedei-me na ´´viva o império``. Uma hospedaria no centro do rio de janeiro, e capital desse exótico país. Tudo corria bem eu percorria pelas ruas como se já a conhecesse, meu pai varias vezes me falara sobre sua infância nessas ruas, que parece que era eu que corria aqui. Depois de conhecer a culinária um tanto apimenta. Voltei à hospedaria para descalçar um pouco já que a noite pretendia ir ao teatro.

Mais ao chegar foi informado que era aguardado por um oficial de policia.

__Inspetor Mullier! Bonsoir, Je m´appelle Ubaldo pimenta.

__Boa tarde senhor Ubaldo, fique a vontade.

__Não sabia que se aprendia português na França.

__e não se aprende, meus pais eram brasileiros e fizeram questão que eu aprendesse.

__Ah, então não percamos tempo, o imperador nos aguarda.

__Não pensei que conheceria o imperador em pessoa.

__Bem vamos, ele explicará pessoalmente.

Meia hora depois. Já no palácio.fomos levados a uma sala onde eramos aguardados.

__Imperador, com licença.o inspetor francês e o delegado estão aqui. disse um serviçal

__Faça-o entrar. Oh, inspetor Arcbald Mullier. Bonne nuit, Comment vas-tu?

__honrado em conhecelo. Alteza.

-_Fala minha língua, veja delegado como o povo francês é evoluído, adoro a França. E agora que ela fala português e do Brasil, eu a adoro mais.

__Meus pais eram súditos de vossa alteza. E fizeram questão que aprendesse a língua. Em casa só se falava em português o que facilitou o aprendizado. Bem, mais como soube de mim alteza?

_Ah, não somos tão atrasados assim como pensa o mundo, temos nossos segredos.

__mais alteza em que posso ser útil?

__Bem, o caso é delicado. O barão do Iguaçu acabou de morrer.

__Meus pêsames, majestade.

__Ele era muito amigo meu, meu conselheiro pessoal na verdade. Segundo o delegado pimenta ele suicidou-se. Amanha estará em todos os jornais do império, mais eu gostaria de saber o motivo. bem o delegado já me deu alguns ,mais eu conhecia bem o barão e sei que ele jamais se mataria ,ele amava demais a esposa e os filhos.sei que esta de férias inspetor,mais eu apreciaria muito a opinião de um homem tão experiente.não que nossos homens não sejam capazes mais eu devo isso a ele .e o delegado também apreciara a ajuda.

__Imperador, será uma honra contribuir.

__Obrigado, bem agora vamos jantar.

__Eu adoraria imperador, mais quanto mais cedo eu chegar ao lugar onde ouve o suicídio mais cedo chegaremos à solução do caso.

__Esta vendo delegado?É disso que eu falo profissionalismo.

Vão, vão. Que Deus os acompanhe.

Assim nos despedimos do monarca e seguimos para o cabriole que nos levaria ao local do crime.

O delegado pimenta parecia encomodado.

__Nos despedimos aqui inspetor. Disse o delegado. Para mim isso é perda de tempo. Aqui no Brasil se um homem é encontrado com uma corda no pescoço balançando por sobre uma cadeira sabemos que é suicídio.

__Pensei que me levaria à casa do barão.

__Tenho muito o que fazer.(SARGENTO!)

-----Aqui, senhor.

---por favor, acompanhe o inspetor a casa do barão e fique sob seu comando.

__Sim, senhor.

__Bem inspetor, esse é o sargento silva ele estará a seu dispor. Boa noite.

CONTINUA.