O Puliça sem-terra

Sai a convocação, a Companhia designa alguns policiais para deslocarem-se ao Norte do Estado para dar cumprimento um Mandado de Reintegração de Posse, em uma fazenda que havia sido ocupada por sem-terras. Essa equipe desloca-se até a Sede da Unidade onde junta-se a outros policiais onde de ônibus fretado deslocam para o campo de batalha.

Já no local os nossos policiais juntaram-se a outros, somando-se um total de aproximadamente mil policiais, conta-se que essa Operação foi uma comédia, é sargento querendo brigar com soldado que chegava tarde da rua, em seu horário de folga, e começava a gritar acordando todos os companheiros do alojamento, é puliça acordando dono de farmácia pelo telefone às 3 horas da manhã para comprar protetor labial, é o Zé Puliça querendo matar todo mundo, bem foi mais ou menos por aí, mas a maior comédia ainda estava por acontecer.

Confronto com invasores, correria, todos cansados, por fim se aproxima, após dois longos dias, o fim da operação, e os sem-terras resolvem deixar a propriedade, então o Comandante da Operação começa a dispensar aos poucos os puliça, e a nossa Unidade é uma das primeiras a ser dispensada.

Aí acontece o pior, conta-se que um praça da nossa Companhia, estava muito cansado, e um pouco desligado, e com toda a vontade do mundo entra no busão para vir embora, senta-se na primeira poltrona, a deita toda, e fecha os olhos para meditação e quem sabe um cochilo, porém, foi interrompido por gritos e xingamentos à policia, estes vindos dos fundos do ônibus, o praça abre os olhos, olha para traz, e acreditem, para sua surpresa depara-se com um ônibus lotado de sem-terras, mais que depressa pega suas bagagens, e sem entender nada pula do ônibus, e já fora do covil vê seus companheiros morrendo de rir, e percebe que havia entrado num covil de lobos, ou seja, pegou o ônibus errado para vir embora, havia entrado por engano no ônibus dos sem-terras. Não preciso nem falar que virou motivo de piada.

Essa crônica foi baseada em fatos reais, afinal, a gente às vezes aumenta mas não inventa, e foi assim que os companheiros que estiveram na operação me contaram.

William Gonçalves dos Santos
Enviado por William Gonçalves dos Santos em 28/08/2010
Reeditado em 30/08/2010
Código do texto: T2464279