O Ditador (Parte 6)

Capítulo quatro

“Uma decisão a que muitos líderes aderiram, mas sequer faziam idéia de como se desenvolveria, pareciam demasiadamente complexos os planos pretendidos. Além deste, outra previsão era a restituição da ONU, todos concordavam em número, gênero e grau que o mundo não poderia voltar a funcionar sem uma organização mundial eficiente que estivesse pronta para intervir nos mínimos problemas no globo terrestre, que a partir daquele momento seriam inúmeros. Dos antigos chefes de estado e governo vivos antes da guerra sobraram cerca de quarenta, que continuaram exercendo suas funções em seus territórios e nos demais países, onde os principais líderes foram mortos ou estavam desaparecidos há mais de dois anos, ainda não haviam sido eleitos ou nomeados representantes. Uma reunião em Viena, cidade que sofrera impactos muito mais leves do que outras capitais, decidiria uma série de questões fundamentais para começar a resolver a situação desastrosa e levantar novamente o que o orgulho de algumas pessoas pôs abaixo.”

Wilhelmsom estava totalmente focado em apenas um objetivo, estava concorrendo com quarenta e sete outros candidatos, esperava que as suas noites passadas em claro fossem recompensadas pelo resultado positivo. O teste teórico começaria em poucos minutos, estavam todos concentrados na sala de reuniões do conselho. Ao receber a prova assustou-se com algumas questões, mas foi só ler com calma os enunciados que o espanto passou. Muitos dos candidatos ali presentes admiravam o tenente por sua força e dedicação à divisão e muitos o odiavam e o invejavam, a maioria estava ali apenas pela competição, sabiam que não tinham força e capacidade suficientes para integrar o conselho. Havia apenas um que competia em igualdade com o tenente, Robert era tenente também, estava na função há menos tempo que Wilhelmsom, mas tinha uma determinação extraordinária. O comandante da divisão Wilhelmsom tinha algumas pequenas dúvidas nas questões sobre legislação, mas bastava pensar um pouquinho que as matava sem pensar duas vezes. Nas provas práticas Wilhelmsom não se sentiu abalado em momento algum e venceu a maioria das provas, principalmente no tiro ao alvo. O único oponente que ganhou algumas provas além dele foi Robert, também foi o que causou mais problemas nos percursos, mas o tenente obviamente reconheceu o tempo todo que o outro causaria as maiores dificuldades, Robert era confiante e intimidava um pouco até a ele. Após um dia inteiro de provas, os dois tenentes estavam exaustos, embora fizessem questão de aparentar o contrário. Não haveria outra prova nem outra fase no processo seletivo, a equipe de examinadores, que eram os próprios integrantes do Conselho Superior, teriam duas semanas para corrigir todos os exames e divulgar os resultados. É possível imaginar o clima de tensão, a ansiedade por que passariam os candidatos no intervalo previsto.

Após o anúncio do término das provas, os companheiros foram cumprimentar Wilhelmsom.

– Como está o senhor, tenente? Perguntou Colin.

– Já enfrentamos muita coisa nos treinamentos, mas nada como isso, com certeza não – respondeu de prontidão o tenente.

– Pensamento positivo cara – disse Oliver – você não tem outro oponente páreo a não ser o Robert.

– Preferia não ter um oponente sequer, aquele tenente me fez cansar de verdade, em todas as provas.

– Vamos jantar – sugeriu Kim.

Robert passou ao lado deles e os cumprimentou.

– Por que não o convidamos para comer conosco? Oliver fez a sugestão.

– Cale a boca Oliver – falou Kim.

– Parece uma boa idéia – interrompeu Wilhelmsom – é bom que não tenhamos rivalidades entre militares. Ei Robert, que tal jantar conosco?

O tenente pensou um pouco em considerou a idéia.

– Claro! Por que não?

Já na mesa, Robert sentou bem em frente a Wilhelmsom, o tenente não sabia bem se a intenção do outro era intimidá-lo ou apenas bater um bom papo.

Na sala de reunião dos membros do conselho o General Sato estranhou a conduta dos demais.

– O que vocês estão fazendo?

– Corrigindo os exames oras.

– Achei que já estávamos conversados

O General Phillip foi acalmá-lo.

– Mesmo assim nós precisamos divulgar os resultados de todos, não se esqueça.

– Então continuem, não irá alterar o resultado mesmo.

Voltando à mesa do jantar, estavam todos conversando, de repente Robert pergunta para o outro tenente:

– Acha que ganhou de mim hoje?

– Difícil saber, muitos candidatos estavam presentes.

– Não passavam de resto, nós dois éramos os únicos candidatos com chances reais.

– Então cada um tem cinqüenta por cento. Saberemos só daqui a duas semanas.

Robert o encarou com um olhar arrogante.

– Que tal a sobremesa agora? Sugeriu Colin, tentando romper um clima frio instaurado pela troca de olhares dos dois oficiais.

– Perdi a vontade – disse Wilhelmsom e saiu da mesa para o seu escritório.

– Pode servir pra mim – pediu Robert.

No escritório de Sid, estava ele reunido com o Presidente do conselho.

– Então você entende a razão de nossa escolha? Disse o chefe maior da corporação militar.

– Até entendo, mas não aceito.

– Não vim aqui para pedir sua concordância, o assunto já está resolvido.

– Façam bom proveito! Respondeu o coronel.

– Eu poderia te punir pela indisciplina que acaba de cometer.

– Mande-me para a corte marcial se bem entender.

Sid saiu para andar pela noite e respirar ar puro, não que isso fosse possível novamente. Passou pela sala de Wilhelmsom, que já fora sua, notou algumas luzes acesas e resolveu visitar o antigo aluno. A porta estava aberta, na televisão passavam vídeos antigos de guerras mundiais.

– Posso entrar?

– O senhor já entrou.

Pela resposta, o coronel percebeu um humor não dos melhores naquele momento.

– Quero te dar os parabéns pelo desempenho hoje, aposto que muitos membros do conselho gostariam de ter você ocupando uma cadeira.

– Eu também gostaria de ocupar aquela cadeira, mas está um tanto concorrida.

– Você e o Robert têm quarenta e nove por cento de chance cada, os outros nada significam.

– Estou aqui relembrando de antigos heróis das batalhas.

– Algum dia você poderá se juntar a eles na nossa parede de condecorações.

– Espero não parar na parede dos vilões.

– Vou dar uma volta por aí. Quer vir junto?

– Não, obrigado mesmo.

– Você será sempre o meu escolhido, tenente – disse o coronel, depois fechou a porta, balançou a cabeça negativamente e lamentou.

Na manhã seguinte Wilhelmsom saiu do quarto num frio polar para correr na pista, lá encontrou Chris, depois de um cumprimento os dois foram se exercitar juntos.

– Como está sendo treinar o Oliver? Perguntou o tenente.

– Difícil, mas eu não desisto, deixarei aquele molenga em forma custe o que custar.

– No fim ele vai te agradecer pelas duras lições.

– Vou te devolver um soldado digno da sua divisão.

– Se você devolvê-lo vivo ficarei agradecido.

– Como está a expectativa para a divulgação do resultado?

– Acredito que os membros chegarão à decisão justa.

– Você já está se incluindo nela?

– Talvez – respondeu o tenente, sorrindo, não conseguindo disfarçar seu grande otimismo.

Wilhelmsom passou a correr com Chris todas as manhãs.

Farah
Enviado por Farah em 12/07/2008
Código do texto: T1076811
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.