O MERGULHADOR
(Em Homenagem...)
Numa cidadezinha longínqua de mim nós nos conhecemos de passagem.
Ele de porte gigantesco e viço incomum, nascera alí mesmo, sob as sete Palmeiras Imperiais rodeadas de muitas Araucárias, no seu belo berço voltado para a Mata Atlãntica e cercado por cadeias de montanhas da serra do mar.
Assim que me aproximei, percebi que era de poucas palavras, mas de tão grande poesia, visto que logo prometi lhe retribuir com o mesmo carinho.
Ao conversar com alguns pescadores da região, soube que ali aonde crescera, passava a maior parte do seu tempo a fitar o *rio de águas densas e ligeiras, aonde esticava seus braços para burilar naquelas correntes cristalinas, juntamente das crianças que ali cresciam e nadavam.
Por um instante, à brisa, senti que balançamos juntos, e agradeci à poesia por ser instantânea na arte de comunicar sentimentos.
O tempo passara depressa, e seu constante movimento para buscar a luz do sol, por vezes escondida atrás do serrilhado da Serra, lhe -trouxera uma curvatura anormal na sua coluna de sustentação, e já idoso, aos poucos ele foi se debruçando sobre o rio.
No silêncio da alvorada, cochichou-me que, a despeito das dores, todos os dias ainda mergulha nas águas profundas, a despertar os peixes para a supefície do rio, facilitando assim o sustento das redes dos pescadores da região.
Perguntei-lhe se tinha nome. Nada me respondeu. Apenas me balançou seus braços frondosos, e ao nos despedirmos me presenteou com sua flor vermelho carmim.
Senti meu coração apertar, porque sei que há cenários, que embora se despeçam dos olhos para sempre, nunca mais se despedem de dentro da gente.Pedi para que alguém nos fotografasse...
-Por favor, uma foto com o mergulhador!
Não fui compreendida...
-Please, do you take a foto? ,arrisquei.
-Oh, sure!
Percebi então que o mundo já o conhecia!
Acenei-lhe com o coração coberto pela poesia que me inspirou, e cá estou eu para denunciá-lo.
O único e maravilhoso FLAMBOYAND mergulhador que conheci, a oferecer sua farta sombra a quem quiser mergulhar sob o seu céu.
Nota * Rio Nhundiaquara, que corta a cidade.
Morretes, 22/01/2008