NO OCO DO BURITI

As luzes dos carros da cidade, daqui do alto, parecem pirilampos coloridos, vagueando sem rumo, sumindo na escuridão do infinito. Sempre que posso venho até este lugar ermo. Aqui, dentro do oco do buriti me aconchego, me refaço e consigo libertar meus demônios escondidos. Os pios das corujas chegam até mim com seu agouro. Os uivos das raposas do campo penetram em meus tímpanos com a agonia de suas caçadas solitárias. O ruflar dos morcegos vampiros é rasante e me induz a aprofundar-me ainda mais no buraco seco em que me encontro.

Quando aflito, assombrado pelos problemas que insistem em me perseguir, me ponho a flutuar até onde os ventos urbanos alcançam. O estranho, porém, é que sempre sou trazido para cá; para este local estranho. Ao olhar para cima percebo estrelas cadentes e constelações que ainda não domino. Me ponho a girar em meu desatino, feito a rotação da Terra em torno do Sol agora obtuso e que ainda tardará a nascer, visto o tempo volátil com o qual nunca me acostumo, a me perseguir e me trazer nuances do mundo noturno.

Eu não me sinto inseguro quando envolto pelas lascas de madeira velha. Só quando mãos cruéis e atrevidas vem me tirar daqui, tentando me levar para mercados ilícitos, atraídas pelas minhas cores e pelo meu exotismo. Isso que dá falar de maneira semelhante. Os humanos pensam que minhas habilidades são fofas. Acontece que sou deles o pior inimigo. Minha vingança virá em forma de castigo, por meio de desgraças e outras coisas do mal feitio. As queimadas e agressões ao ambiente ainda os levarão ao inferno, entupido de gente. Gente ruim e descrente. Gente que ameaça a existência de quem quer que se faça presente.

Pronto... lá vem novamente. As malditas mãos indecentes...

— Anda, Zé Carlos, descruza este braço, sô! Sua injeção vai ser aplicada, por bem ou por mal. Me ajuda aqui, ô Toninho! Tenho mais sete pacientes pra medicar. Que saco, pô!

— Não adianta, Juca. Este cara vive assim, no mundo da Lua! Sem o remédio começa a imitar papagaio e ninguém dorme. Vamo, tá seguro... pode aplicar!