O "VOVÔ-VOADOR"
O "VOVÔ-VOADOR"
(Fazia tempo que eu não sonhava... mês e meio ou mais ! Pois acabo de ter um sonho com "quarentão" gordo, barba por fazer, olhos úmidos de "peixe morto", aquele olhar típico dos chamados "viados velhos", cheio de más intenções e "promessas". Falava ele quase me beijando, o rosto a 1 palmo do meu. A conversa girou em torno de uma suposta corrida de "kart" que eu fizera, com tempo de 16.49 segundos, um "temporal" no jargão dos aficcionados pelos "carrinhos".)
O autódromo seria recente, em Belém, havia outro lá em Castanhal, a 90 km da capital. O cérebro bandido "desenterrou" a informação -- lida por mim em jornal antigo -- que achei faz uns 3 anos. O esporte é caro, uns 200 reais a hora de treino, não é pra qualquer um. Creio que o local nem exista mais, a garotada só quer saber de videogame, com jogos de futebol e de combates diversos. Vamos à "conversa", que durou 30 segundos e era comigo, claro:
-- "Como você fez aquilo, pode me explicar" ?!
-- "Não sei, não gosto de dirigir, trocar marchas me irrita, mas acho "Kart" muito divertido" !
-- "Mas, você nem conhecia a pista" 1
-- "Nem é preciso, são todas iguais... 2 retas, 8 curvas. "Dirigi" muito o game "Senninha", isso me deu a base para enfrentar qualquer pista" 1
-- "Já pensou em entrar num campeonato" ?!
-- "Não, e nem quero... isso exige treino diário e ter muito carro na pista tiraria meu prazer em guiar" !
Mas, voltemos no tempo até o glorioso dia do lendário "time" de 16 segundos e 49 centésimos.
***** ***** *****
A manhã transcorria monótona, o calor infernal de sempre e o local às moscas, o trio de amantes dos "carrinhos pelados" investira uma "grana federal" (fizeram empréstimo no BASA - Banco da Amazônia) para montar o mini-Kartódromo, onde agora só corriam o dono maior -- morando em outra cidade -- e seus dois amigos e sócios, se alternando na gerência do negócio. O sol "fritava ovos no asfalto" quando adentrou idoso já pelos 70 anos, comprido e magro, cabelos brancos, com certeza. Só tinha um carro grande, os demais eram para crianças, veículos bem menores. Aquele apelidaram de "tartaruga", motor "rateando", quase uma carroça.
-- "São 200 reais por hora, senhor" !
-- "É muito tempo, só quero 20 minutos... você pode cronometrar minha volta ? Ignore as duas primeiras, quero só o tempo da terceira, por favor" !
-- "Paga 200, assim mesmo... vou marcar seu "táime" ! (Obs: do Inglês TIME, tempo.)
Lá foi o vovô, joelhos "sobrando" pra fora do carro, percorrendo a 60 km as curvas todas. Romeu bocejou sonolento, ia ser um dia daqueles... terceira volta, lá vem o "Matusalém". Cruzou a linha de chegada a uns 80, no fim da reta estava a uns 120 km.
-- "Vai se matar o desgraçado... ainda vou ter que chamar o SAMU, os bombeiros" !
Não se matou, não saiu da pista e nem "lambeu" os cartazes laterais. "Arrombou" a linha de chegada com 18.95 segundos, ele sem crer que o "táime" era aquele mesmo. Engasgou ao falar o tempo, o velho fez um muxoxo:
-- "Dá pra melhorar, o carro não rendeu nas retas" !
Assim que saiu, Romeu ligou eufórico pro amigo sócio, para quem perdia todas as corridas:
-- "Fernando, acorda pra cuspir... saiu daqui um velhinho que fez 18.95, teu REINADO acabou" !
-- "E daí, panaca, meu "táime" é de 18.10 segundos, ainda falta muito, "bichona" ! (Era o "talzinho" do meu sonho !)
-- 'Não falta mais, "broncossauro", ele fez a volta com a "tartaruga"... pedi pra me avisar quando for voltar, dei hora de graça pro gajo. Prepare esse teu coração de "Flintstone" !
***** ***** *****
Voltou, estavam preparados... adaptaram outro carro, este "tinindo", chegava fácil a 140 km nas retas. Ajustaram filmadora, oculta na sala em frente do circuito. Assistiram mudos uma aula de direção, a terceira volta mais fantástica da Escola de KART Brandão... 16.49 ! (O "time" lá do meu sonho.)
Fernando vertia discretas lágrimas, de inveja e admiração. Quiseram contratá-lo para o campeonato; recusou, não andava de avião e nem gostava de treinos. Ligaram para o Brandão... não acreditou !
-- "Vou aí dar 1 tiro na bunda de vocês, se for brincadeira, p*rra" !
-- "Está FILMADO, chefe, senão nem a gente acreditaria" !
-- "PQP, contrata essa "fera" !
-- "Já tentamos... RECUSOU todas as propostas" !
A amada "Curva do Nando" foi rebatizada, se chama agora "Curva do AZ", de Azevedo, o sobrenome do "vovô-voador", que "sumiu" do mesmo jeito como surgiu !
"NATO" AZEVEDO (em 18/nov. de 2024, 6hs)