A Copa de Juvenil

Tarde de domingo, final de Copa do Mundo. Na chácara alugada, é feita a chamada dos torcedores. No quintal, perto da piscina, Juvenil já está a postos: é o churrasqueiro-mor. Cerveja, caipirinha e churraqueira estão sob sua jurisdição desde aquela manhã.

Na tevê, toca o Hino Nacional, alguns ouvem sérios, palma da mão direita no coração. No quintal, nosso Juvenil assa, prova... prova, assa, volta e meia toma uma pinguinha. Se quiser variar, tem também livre acesso a baldinhos de cerveja.

De quando em quando, se afasta e acende um "pito", traga e solta fumaça em espirais, arte pura. Juvenil se considera o maior torcedor, pois permite a todos incentivarem a seleção "canarinho" sem preocupações.

Lá dentro, a gritaria: nossa, quase foi gol, mais um, mais um, juiz ladrão, não foi impedimento, tudo ao mesmo tempo... E Juvenil na luta: assa, corta, prova, põe na bandeja, volta e meia lá vem Dona Ione, emissária dos "canarinhos", pedir reforço. Juvenil, sempre na luta, dá uma bicada na pinga e pergunta:

- Frango? Linguiça? De porco? De boi? Bem passada? Mal passada? Picanha? Tem de tudo, a "vaquinha" foi bem feita, tem carne de sobra, pensa Juvenil.

Juvenil gosta de fazer churrasco, mas não liga pra futebol, a não ser em época de Copa. Continua achando que a equipe de 70 foi a melhor, a de 82 era ótima, mas admira a atual.

Quando jogava, era muito perna de pau, por isso virou roupeiro. Mais tarde acumulou o cargo de churrasqueiro-mor, provador de cachaça e ainda dá pitaco sobre cigarro de palha.

Quase no final do jogo, Dona Ione, já meio pra lá de Bagdad, vem buscar mais uma bandeja de carne e reforço de caipirinha. Nem bem acaba de sair, já volta ao salão de tv correndo e gritando:

- Juvenil morreu, Juvenil morreu...

Seus gritos se confundem à comemoração, ganha abraços, beijos, todos se cumprimentam, uns mais bêbados já estão se agarrando e chorando emocionados.

Um halterofilista a levanta, põe nos ombros e desfila pela sala de tv, o Brasil ganhou mais uma Copa do Mundo, ela esperneia, grita em vão, me solta, me solta, Juvenil morreu, Juvenil morreu...

Em seguida, alguém vem saber por que o churrasco tá demorando e encontra Juvenil caído para a frente, abraçado com a churrasqueira, peito e cara queimada...

Já era tarde: aquela Copa do Mundo vai misturada às cinzas de Juvenil.