Dívidas em aberto
Corban Adoyo não teve outra opção a não ser atender a ligação que estava evitando há semanas. Se não o fizesse, Elisheba Odondi já mandara avisar que iria pessoalmente até o supermercado dele, fazer uma visitinha. Isso era tudo o que o comerciante não queria.
- Alô, Elisheba, como vai? - Indagou protocolarmente.
- Finalmente consigo ouvir a sua voz, Corban, e não a da recepcionista - foi a resposta seca. - Acho que você está me devendo alguma coisa, lembra?
- Sim, eu... não esqueci. É que tenho andado ocupado com os negócios... a abertura da filial... - desconversou Corban.
- Filial esta que você deve diretamente a mim, como sabe - atalhou Elisheba. - Bom, chegou a hora de pagar.
- Mas a filial sequer foi inaugurada! - Protestou Corman. - Preciso de mais tempo!
- Seu tempo está esgotado, e não vai adiantar deixar as luzes de casa acesas a noite toda - foi a resposta gélida.
Corban Adoyo estremeceu. Do outro lado da linha, Elisheba Odondi havia desligado.
* * *
- Chefe, temos uma matéria! - Anunciou orgulhosamente Abihail Aludhe, estendendo uma folha datilografada para seu chefe, Ojwang Magero, o editor da "Gazeti la Kijiji". Ojwang ajeitou os óculos no nariz e passou a vista pelo papel. Depois, encarou a jornalista e balançou negativamente a cabeça.
- Não, Abihail. Nós não vamos publicar nada sobre a venda do supermercado de Corban Adoyo.
- Mas quem comprou foi a Elisheba Odondi, chefe! - Espantou-se a jornalista. - E por um valor absolutamente irrisório.
O editor deu de ombros.
- Sabe lá quanto Corban devia para a Elisheba Odondi... - minimizou Ojwang. - Melhor a gente não revirar esse assunto, Abihail. Estamos lidando com gente muito poderosa.
A jornalista compreendeu que o jornal local dificilmente compraria aquela briga, mas também não fora impedida formalmente pelo chefe de continuar a investigação. Provavelmente ela poderia seguir o fio da meada, e depois de chegar à alguma conclusão, tentaria publicar a matéria num jornal ou revista da capital, onde esperava não fosse chegar a influência de Elisheba Odondi.
- O que o senhor sabe sobre essa história, chefe? - Questionou Abihail, braços cruzados e expressão desafiadora.
Ojwang Magero ergueu os sobrolhos.
- O suficiente para querer distância dela - redarguiu calmamente, encarando a subordinada.
- [Continua]