1187-A TERRA PROMETIDA

A TERRA PROMETIDA

Os judeus e seus antepassados, hebreus, tiveram sua formação como povo a partir de um exílio ou fuga de uma multidão de caldeus, originários da cidade de Ur. O pai de Abrão, que se chamva Terá, foi quem reuniu sua grande família, seus escravos e levando todos os seus bem, saíram de Ur, pois, segundo a escritura, não concordavam em adorar os deuses de Ur, representados por ídolos.

. É de se estranhar tal descontentamento, pois havia gerações que aquela porção dos habitantes de Ur praticavam a adoração aos ídolos. A saída de Terá teria sido após a morte de seu irmão. Que relação houve entre aquela morte e a saída de Terá de Ur? A família de Terá era riquíssima e por certo tinha alguma relação com a política e o poder dos governantes de UR. Portanto, algum motivo forte, mais forte do que a recusa á idolatria, ocasionou o primeiro êxodo registrado no velho testamento.

O Pai de Abrão chegou até uma região que seria hoje a Turquia, bem ao norte da Palestina, e lá ficou com parte da família e da muldtidão de escravos. . Abrão,todavia, seguiu para o sul, e ocupou algumas áreas , ao longo do vale do rio Jordão, ou seja, Canaã. Tal ocupação não foi pacifica, pois por ali habitavam tribos de povos nômades, sendo os cananeus e filisteus os mais importantes. A região era também ocupada pelos icsos, governantes do Egito.

Dessa forma, os novos estrangeiros vindos de Ur, tiveram que firmar sua ocupação da região cananita, através de acordos e mesmo embates violentos, que foram as primeiras guerras de ocupação da “terra prometida” pelo deus Javé a Abrão (segundo a lenda, sem nenhuma comprovação arqueológica).

Ora, aquela terra prometida não era a tão decantada terra da qual “jorrava leite e mel”. Um seca forte obrigou os hebreus a irem mais para o sul, ond, encontrandongarida oferecida pelo faraó do Egito, ali ficaram.

É revelada então uma faceta deonrosa de Abrão. Casado com Sara, mulher de exgtrema beleza, disse ao faraó ser sua meia-irmã, o que era verdade, mas por medo, não disse revelou que era sua esposa.

Isto já teria aconecido anteriormente, quando Abrão e sua família de intrusos foi habitar em Gerar, governado pelo rei Abimeleque. Espalhou a noticia de que Sara era sua irmã e não revelava ser sua esposa. Ora, o rei, fascinado pela beleza de Sara, mandou buscar Sara e a tomou como uma de sua inúmeras mulheres. A Escritura narra que Sara foi liberada daquela situação pó uma ameaça direta de Javé. Lieralmene Javé teria dito: “Vais morrer por causa da mulher que tomaste, porque ela é uma mulher casada”.

A acreditar nessa fala, é presumível que o deus Javé comunicava-se constantemente com seus eleitos e seus inimigos, coisa de se pasmar.

Enfim, a terra ocupada pelos hebreus, foi realmente invadida, e as tribos e povos que já habitavam aquela região, foram conquistados por acordos ou pela força.

Os descendentes dos hebreus formaram uma nação que nunca foi integralmente aceita por aqueles que perderam suas terras e suas identidades como povos. Até hoje, os palestinos não aceitam Israel como nação. E os judeus são, na verdade, um enclave de um povo estrangeiro na imensa região do mundo árabe, que vai da costa oeste de Marrocos aos limites com o Irã, ao leste; da fronteira com a Turquia, ao norte, e , ao sul, pelas areias do Deserto de Sahara e águas do mar Índico.

A Terra prometida nada mais é com um câncer judaico em terras árabes.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Lagoa Santa, 25 de junho de 2024

Conto # 1187 da Série Infinitas Histórias

600 palavras -

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 25/06/2024
Código do texto: T8093336
Classificação de conteúdo: seguro