O Rato - uma história de horror e tragédia

PRÓLOGO

Sempre tenho bichos. Atualmente cachorro, cadela, gata e algumas lagartixas que com naturalidade transitam pelas paredes de casa. Afora as lagartixas, sobre as quais nada sei de suas raças, os demais, cachorro, cadela e gata, não têm raças definidas, são vira-latas da mais pura estirpe.

O nome do cachorro é “Cachorro”. Muitos estranham esse fato, acham que é uma redundância estapafúrdia, mas o fato é que toda vez que falo com Cachorro nos entendemos perfeitamente, do mesmo modo que nos entenderíamos caso se chamasse Rex , Pluto ou Faísca... A cadela se chama Joana. Veio a mim já adulta e com o nome de batismo consolidado, por isso tem nome de gente. Não fosse isso, do mesmo modo que Cachorro, possivelmente se chamaria "Cadela", que seria um nome bastante apropriado para uma cadela vira-latas, ainda que fosse outra redundância. A gata atende pela alcunha de "Preta", por conta de sua pelagem predominantemente negra e brilhante. Preta é um dos personagens centrais desta história de amor, horror e tragédia.

PRETA , A PREDADORA

Preta, a gata, como é próprio de sua espécie, apesar de domesticada e sempre bem alimentada com rações, mantém o instinto de caça herdado de seus ancestrais. Com relativa frequência captura e devora avidamente algum pássaro distraído, ou, com menor frequência, algum camundongo mais afoito ou ingênuo que arrisque seus passos na área. Dos pássaros, alguns consegui salvar dos dentes e unhas afiados de Preta. Sobre os camundongos e ratos, por se tratar de animais nocivos e eventuais transmissores, aos humanos e a alguns animais domésticos, de doenças potencialmente graves e até fatais, apesar de não ter nada pessoal contra eles - na verdade os acho belos, inteligentes e simpáticos - eu nunca havia interferido a favor de nenhum quando a Preta fazia alguma captura. Apenas deixava fluir livremente a Natureza tal como é: Gatos caçam ratos e camundongos desde sempre.

Até que um dia...

PRETA, A TORTURADORA

... meses atrás, ainda pela manhã, perto de 10 h, Preta, após capturar um rato, o trouxe até a sala onde passo maior parte do dia, já que trabalho em casa. Com vida e aparentemente ileso o animalzinho. De tal pequenez que dava para perceber não se tratar de um espécime adulto ou idoso. Com razoável certeza o bichinho devia ser um pré-adolescente, no máximo adolescente. Se em vez de rato fosse gente, na escala humana de idade se situaria entre 11 e 14 anos. Percebi isso não só pelo seu pequeno porte, também pelo viço, pela pelagem e pelos olhos de grande beleza e brilho, características menos comum em ratos adultos, e inexistentes em ratos da terceira idade ou muito velhos; do mesmo modo que costuma ser entre humanos. No caso dos olhos, paradoxalmente resplandecia no pobre roedor um esplendoroso brilho, potencializado em sua beleza, pelo pavor e iminência de se transformar em comida de gato. Um gato após capturar um rato, ou camundongo, costuma empreender uma espécie de ritual composto de brincadeiras antes de matá-lo. Brincadeiras para os gatos, tortura e pavor para a presa. Brincam com eles durante um determinado tempo, 3, 4 ou 5 minutos, como se fossem um novelo de lã, ou uma bola, até que... nhac, uma dentada forte e certeira, no pescoço (provavelmente dilacerando a jugular) e o bichinho imediatamente é enviado ao céu dos ratos. Paraíso esse decerto localizado em algum imenso esgoto, abundante em resíduos de alimentos. Confortável para os ratos, à margem, talvez, nas vizinhanças do paraíso das almas salvas da espécie humana. Falo “salvas” para distinguir das restantes almas condenadas, provavelmente a grande maioria, ao suplício merecido e eterno das profundezas do inferno.

A captura referida se deu, conforme antes dito, aproximadamente às 10 h. A brincadeira da Preta com o ratinho se prolongou muito além do habitual em eventos dessa natureza, durou horas: “Joga bola” com o rato, aplicando patadas e rolando o pobrezinho pra lá e pra cá, entretanto preservando sua (do rato) integridade física. Sem sangue. De vez em quando o animalzinho é jogado em outra peça da casa, fruto de uma patada mais potente e certeira. Preta vai atrás, “brinca” mais um pouco. Num determinado momento o abocanha delicadamente e o traz novamente para a sala onde me encontro e recomeça tudo de novo. De vez em quando ela se aconchega, imóvel, corpo e cabeça rentes ao chão, o ratinho à sua frente ofegante e aterrorizado. Ela finge que “tá nem aí”. Ele sorrateiramente tenta se evadir, com passos lentos inicialmente e, à medida que se distancia de sua algoz, com passos mais rápidos tenta empreender a corrida salvadora. A Preta que observa, dissimulada mas atenta, cada movimento do camundongo, ágil como uma felina que de fato é, corre e dá um bote certeiro impedindo a fuga e o recapturando. E tudo se repete: brincadeira, patadas, “jogo de bola”, encenação de que não tá “nem aí”, o cansaço , o pavor e a tentativa de fuga do camundongo, passos sorrateiros, depois mais rápidos, tentativa da corrida salvadora, o bote ágil da Preta, a recaptura e recomeça e repete-se o aparentemente infindável círculo vicioso.

Saí à rua, voltei, atendi telefonemas, clientes, esqueci do ratinho e da Preta por algum tempo. Ao relembrar, fui verificar imaginando que, àquela altura, ele não pertencesse mais ao mundo terreno, visto que já eram cerca de 13 h. Ou seja, desde a captura inicial havia transcorrido cerca de 3 horas. Para minha surpresa continuava tudo na mesma: ratinho exausto, ofegante. Agora sem viço, sem brilho na pelagem e olhos. Tentativa inútil de fuga, recaptura....

O MILAGRE

As pessoas que não entendem de gatos, ou de animais domésticos em geral, acham estranho que se converse com eles. Imaginam que seja coisa de louco. Até pode ser, mas nós sempre acabamos nos entendendo de algum modo, ainda que com limitações, os loucos e os animais. Claro que eu não falo de política, literatura ou filosofia, por exemplo, com minha gata ou com Cachorro, muito menos com as lagartixas. Aliás, com muita gente, mesmo que eu queira, também não é possível falar sobre política, literatura ou filosofia, sendo portanto limitações da mesma natureza das que tenho com lagartixas. O fato é que de algum modo, nós “loucos” nos comunicamos razoavelmente bem com muitos bichos, não pelas palavras propriamente, mas através de variações gestuais e posturais, ruídos, entonações e modulações sonoras imprimidas nas falas. Assim, com rigor, autoridade, determinação e até certa raiva vaticinei: “Preta, chega! Você tem um minuto pra matar e comer esse rato! Se não fizer isso em um minuto, não faz mais!”. Ela entendeu que algo não estava bem, que eu não estava gostando nem aprovando o andamento das coisas. Olhava pra mim, olhava para o rato, alternada e repetidamente. Indecisa, sem saber o que fazer. Talvez tivesse se apegado ao ratinho após as 3 horas ininterruptas de tortura e brincadeiras. Ou simplesmente não o tenha matado e comido porque estivesse com a pança cheia de ração. Ou porque o camundongo ainda fosse um pre adolescente o tenha poupado. Como saber o que passa na cabeça de uma gata numa situação como essa? Melhor nem tentar.

Passado o minuto de prazo dado e diante da inalteração do quadro, protegi uma de minhas mãos com uma luva e peguei o rato, que, a essa altura, se encontrava em estado de choque e quase inerte face ao pavor e ao cansaço. Confinei provisoriamente a Preta no banheiro para que não nos seguisse, encaminhei o ratinho até um porão de terra existente sob a casa e, sinceramente comovido com meu próprio gesto, lhe restituí a liberdade, a vida, colocando-o suavemente no chão. Inicialmente ele, ao se ver livre, ficou imóvel e me olhando firmemente, sem entender o que estava acontecendo. Me senti na obrigação de dizer alguma coisa: “vai ratinho, vai. Você tá livre. Vai e seja feliz... etc. etc.” Começou a andar, devagar. Um metro, um metro e meio, depois apressou o passo. Mais um pouco, parou, deu uma derradeira olhada para trás, fixou em mim por alguns instantes aqueles olhinhos agora com parte do brilho original recuperado, provavelmente face à súbita mudança de perspectiva, à sua iminente salvação. Retomou a direção da liberdade, andou mais um pouco e por fim correu tanto quanto podia, como fazem os ratos quando estão com pressa.

O CONVÍVIO HARMONIOSO

Passado algum tempo, cerca de dois meses após sua libertação, o ratinho, ainda jovem mas já adulto, esporadicamente aparecia na casa. Preferencialmente quando a Preta houvesse saído em um de seus constantes passeios, ou durante os sumiços próprios dos gatos e gatas que às vezes se prolongam por muitas horas ou, até, dias. Eu o reconheci como sendo o próprio, devido a algumas peculiaridades específicas dele , tais como aquele inconfundível brilho no olhar, porém julgo desnecessário discorrer com maior profundidade a respeito, visto não ter qualquer relação direta com o desfecho final dos fatos. A verdade é que era ele sim.

Eu o havia salvo e, com seu reaparecimento, não fazia sentido que o molestasse. Assim, suas visitas foram se intensificando, mais e mais, até que ele fixou residência em minha casa, pondo-se cada vez mais à vontade. Com o correr do tempo, embora não tenham se tornado amigos propriamente, a Preta não demonstrava o menor interesse em "brincar" com ele , torturar, atacar ou comê-lo. Desse modo, por sua vez e assim sendo, o rato não se incomodava com a presença dela. A essa altura e considerando que “Rato” (foi o nome que adotei para ele) não predava nada do que me pertencia, talvez por gratidão por eu tê-lo salvo, fui deixando as coisas como estavam. E vivíamos em harmonia: Cachorro, Joana, Preta, as Lagartixas e, agora, Rato. Além das eventuais e inevitáveis aranhas tecendo suas teias nas junções do teto com as paredes para caçar moscas e outros insetos. Por outro lado, as aranhas também serviam de repasto às lagartixas, ao menor descuido.

EPÍLOGO

Como diz o adágio “não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe”, a tragédia estava à espreita. Rato, agora já adulto, se engraçou por uma ratinha, bem novinha, porém já em idade de namoro e reprodução. A tal beldade passou a visitá-lo diariamente. Fui tolerando até onde foi possível, afinal Rato era praticamente um membro da família: não poderia expulsar sem mais nem menos sua namoradinha, mais ainda por se tratar muito provavelmente de sua primeira namorada. Se fosse a segunda ou terceira, até dava, mas as primeiras namoradas merecem respeito especial, pois tendem a ser, das namoradas, as mais importantes; mesmo entre os ratos e camundongos, suponho. De modo que em pouco tempo Rato se tornou pai, depois avô, depois bisavô. E passou a praticar a bigamia, depois a poligamia, e incestos de todos os tipos. Em verdade muitas relações incestuosas, pois no mundo dos ratos é uma imoralidade total: é pai com filha, irmão com irmã, mãe com filho e a criançada nascendo e crescendo e também se reproduzindo rapidamente, e casando, e poligamia, e incesto, e mais ratos nascendo e crescendo. E foram tomando conta de tudo, da casa, do quintal, predando incontrolavelmente móveis, livros e mantimentos. Fazendo o número 1 e o número 2 por onde passassem. A Preta não parava mais em casa, dava longos sumiços, fugindo de uma realidade que não mais a satisfazia enquanto gata. Cachorro quase não latia, passava maior parte do tempo com o rabo entre as pernas. A cadela Joana, que tinha idade avançada, apresentava claros sinais de depressão canina. Até as lagartixas, antes numerosas, passaram a ser vistas raramente em seu trânsito pelas paredes.

Não havia outro jeito! Ratoeiras não iriam resolver o problema. Outro felino que poderia ajudar no controle natural, em substituição à Preta que já não queria saber de mais nada nesse sentido, também não resolveria: bem capaz de ser posto a correr pelos próprios roedores, em grande maioria. Com lágrimas nos olhos preparei o banquete diabólico. Muito queijo, cuidadosamente cortado em muitos pequenos pedaços, misturados com isca própria para extermínio de ratos e similares, de grande qualidade e eficiência. Isca é o eufemismo comumente usado para casos como esse, que agora adoto, para “veneno mortal”.

Por volta das 22 horas daquele dia fatídico vi Rato pela última vez. Alegre, viçoso, ainda jovem, pelagem bela e olhos faiscantes, sempre cheios de brilho de tons levemente avermelhados, que sobressaiam mais ainda na penumbra ou no breu. Depois distribuí a iguaria fatal, infalível, pelos lugares mais frequentados por Rato e seus descendentes, tomando cuidado de escolher locais não alcançáveis pelos demais bichos; no caso Cachorro, Joana e Preta.

Dia seguinte, além do luto, foi só recolher os cadáveres e incinerá-los na churrasqueira.