O "CRIME" DO SÉCULO

O "CRIME" DO SÉCULO

Sem mais delongas (?!) vou "entrar de sola" (?!) na estória -- e nem é "causo", está num jornal de domingo, anteontem (*1) -- sem "prolegômenos"... vá ao dicionário, leitor amigo, não posso explicar tudo ! Estamos no século 21, tempos em que todos têm celulares, "testemunhas" inquestionáveis de quase tudo. Uma desocupada qualquer, do alto de sua janela, filma roubo na pracinha recém-inaugurada, orgulho do prefeito, no entorno dela mora um parente dele, que adorou o "presente".

-- "Alô, é da Polícia ?! Estão roubando a pracinha" !

-- "Senhora, trote é CRIME... podemos localizá-la" !

-- "Vão deixar roubar a praça ?! Vocês são pagos pra quê" ?!

(A conversa parece "nelsonrodriguiana" mas foi quase assim !)

-- "Quem está roubando ?! Seja mais clara, senhora, estamos ocupados" !

Ela explica o que está acontecendo.. o militar não acredita, parece trote mesmo, porém a nova pracinha é a "menina dos olhos" (?!) de Sua Excelência, que acabara de aumentar os salários deles todos, além de ampliar a frota de "camburões", carros de polícia. Chegaram tarde, o ladrão se fora, contudo as imagens gravadas no celular dela identificaram a placa do carro de luxo, sedan prata, uns cem mil reais de custo. Na Era da Comunicação está tudo interligado, os computadores todos "dividem" informações e dados de cada HD. Localizaram o endereço do meliante e "voaram" para lá.

-- "Você está preso, safado, roubou a pracinha" !

Ele ainda tirava do porta-malas os "objetos" furtados e deu na guarnição militar a famosa "carteirada":

-- "Sabem com quem estão falando, palhaços ?! Sou oficial da Aeronáutica, NÃO PODEM me prender" !

-- "Ótimo, então vais "VOAR" pra cadeia... e esses tempos do "Exército pode tudo" acabaram, otário" !

Já preso, teve direito à ligação... contactou o coronel, seu superior no Quartel, que engasgou, quase "enfarta":

-- "Miserável, ROUBAR GRAMA, p*rra ! Não podias plantar, desgraçado ?! Em 3 meses ela nasce ! Não posso fazer nada, vire-se, as Forças Armadas "estão muito queimadas", a Imprensa "vai cair de pau" na gente se formos defendê-lo" !

Três meses depois veio o julgamento, com ninguém para representá-lo, os defensores públicos recusando a incumbência, seriam motivo de chacota no país inteiro. O advogado de acusação espumava de ódio, era primo distante do mandatário-mor, filho de um irmão do pai deste... porém, nenhuma juíza de conceito queria aceitar a causa. A titular daquela Instância, Foro, Tribunal ou o que for, protestou, recusando:

-- "Estão malucos ?! Tenho 30 ANOS de bons serviços no Judiciário, não vou "implodir" minha Biografia "dirigindo esse circo" !

"Sobrou" para juíza novata, indecisa, pedindo conselhos a decana magistrada:

-- "Ora, querida, meta-lhe ANO E MEIO nas costas, para aprender a ser ladrão ! Onde já se viu ROUBAR GRAMA" !

-- "O quê ?! Condenação desta monta é para quem bate na mãe, agride a esposa, sevicia filhos... um roubo desses é pra 5 dias de cadeia, 2 semanas, se tanto" !

-- "Nem ouse abrandar a pena... o "ome" 'tá de olho na sentença, quer que seja lição para o povo" !

FIM DA LINHA... só não sei se isso é crônica, conto ou "CRONICONTO" ! Que me diga meu prefaciador e amigo Edson Coelho, especialista no assunto, mas O FATO ainda irá a julgamento.

"NATO" AZEVEDO (em 12/mar. 2024, 6hs)

OBS: (*1) - conforme a reportagem "MILITAR DA AERONÁUTICA É PRESO POR FURTAR GRAMA", in Diário do Pará, domingo, 10/mar. 2024, pag. A9.