Discuti com a inteligência artificial do banco.

Sou um dinossauro,admito.

Até mendigo já trabalha com pix e eu ainda não cadastrei minha chave.

Também não baixei o aplicativo do banco no celular nem coloquei nada em débito automático.

Quando tenho que pagar alguma conta,vou na loteria,nos caixas eletrônicos,ou pago pelo telefone fixo,digitando,número por número,o código de barra.

Isto tudo pode parecer trabalhoso para quem já

nasceu na era pós internet.

Se esse é o seu caso,amigo leitor,peço que não me julge,pois ,em breve,aparecerão novos jovens estranhando o SEU jeito de fazer as coisas.

Mas,voltando à narrativa:O boleto do plano de saúde,que é uma coisa que pagamos torcendo para nunca precisar usar,venceria numa sexta feira,e,por absoluta falta de tempo,não pude ir à loteria nem aos caixas eletrônicos.

Restava a opção de pagar pelo telefone.

Ao chegar em casa foi a primeira coisa que fiz:liguei para o serviço telefônico de meu banco,percorri todas as etapas do processo__digitei minha senha,os números do itoken__E quando chegou a hora de concluir o pagamento,a voz eletrônica disse:"Serviço indisponível no momento,tente mais tarde!"E fui encaminhado para o início do menu.

Respirei fundo e comecei tudo de novo,mas a cada nova tentativa,a voz eletrônica dava uma nova desculpa para não efetuar o pagamento.

Precisava pagar aquele boleto!

Um vizinho meu deixou para pagar seu plano de saúde na segunda feira e passou mal no sábado.Foi a maior confusão na hora de mostrar a carteirinha do seguro saúde.E ele possuía o plano há mais de trinta anos!Ainda bem que o filho dele estava junto e pagou a consulta do próprio bolso.No final foi só um susto,uma indisposição estomacal.

Não tenho filhos.Não vou dar mole.

Revoltado,soltei um impropério,uma palavrinha malcriada.

"Essa fala é ofensiva e inapropriada!"Bradou a voz artificial feminina.

Surpreso,demorei alguns segundos para reagir,esquecendo que falava com uma máquina.

__Eu só queria pagar a porcaria do boleto!É possível?

"Seu linguajar continua inapropriado,vou encaminhá-lo para um atendente"

Fiquei ao mesmo tempo contente e preocupado.Teria meu problema resolvido ou seria processado por maus tratos à inteligência artificial?

Felizmente tudo correu bem.A atendente,muito educada,me ajudou a efetuar o pagamento e pediu desculpas pela falha no sistema eletrônico.

Ao colocar o fone no gancho,não pude deixar de pensar na rapidez das mudanças:Antigamente,os extratos e contas vinham pelo correio,depois passaram a ir para seu e-mail,hoje em dia VOCÊ tem que entrar nos aplicativos para pegar o que precisa.

Tudo fica na nuvem!Etéreo!Virtual!

Vai começar o período da declaração do imposto de renda. Problemas à vista!

Como disse no início deste texto,sou um dinossauro!

Mas fiquei com remorso pelo modo como tratei a inteligência artificial.

Coitadinha dela!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 19/03/2023
Código do texto: T7743954
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