QUARTA FEIRA DE CINZAS

Foi tudo tão de repente. Carlos que nunca gostou de carnaval caminhava tranquilamente no calçadão naquela manhã de sábado ensolarado. A rua estava movimentada. Foliões fantasiados convergiam para o local de concentração do bloco que desfilaria em pouco tempo. 

Ouvia-se ao longe os clarins e os tambores provavelmente aquecendo-se para o desfile.

Enquanto caminhava Carlos pensava na vida e ouvia músicas no fone de ouvido. Vivia só no Rio de Janeiro e a saudade dos familiares incomodava, sobretudo em época de feriado prolongado em que bem poderia ter viajado para ficar com a família, mais impossibilitado pelo trabalho não pôde fazê-lo.

O desfile do bloco começou e Carlos não deu muita importância, continuando a caminhada. Logo foi alcançado por aquela horda de foliões que dançava e cantava músicas de carnaval. Em pouco tempo toda a rua foi tomada pelo povo que acompanhava o bloco e inevitavelmente teve que interromper e esperar que o bloco passasse.

Colocou-se estrategicamente encostado em um quiosque onde ficou a observar o desfile da agremiação esperando que passasse logo para que pudesse retomar a caminhada.

De onde estava como num passe de mágica no meio daquela multidão notou uma linda mulher que pulava e cantava olhando para ele sorrindo. Não pôde deixar de retribuir com um sorriso, tamanha era a insistência daquele olhar.

Ela saiu do meio do povo e foi na direção de Carlos pegando sua mão e o levando para brincar o carnaval com ela.

Meio deslocado entre aquelas pessoas não teve alternativa a não ser acompanhar aquela linda mulher sem a perder de vista enquanto ela sambava e rodopiava em sua volta.

Terminado o desfile foram tomar banho de mar e acabaram passando o dia juntos. Almoçaram e foram para o hotel onde ela estava hospedada e descansaram durante a tarde.

Ela era só felicidade e alegria. Aproveitava cada momento e procurava divertir-se sempre.

Carlos notou que a mulher tinha um sotaque de fora. Perguntou por curiosidade de onde ela era e a resposta foi:

- Apenas fiquemos juntos, sem perguntas e sem cobranças.

Carlos silenciou e aproveitou sua agradável companhia.

Assim foi durante todo o carnaval.

Aquela mulher o cativou de tal maneira que ao se despedir dela na quarta-feira de cinzas sentiu um vazio repentino como se estivesse perdendo um grande amor.

Foi com ela até a Rodoviária Novo Rio para seu embarque de retorno a São Paulo. A mulher que encantou Carlos entrou no ônibus e da janela mandou-lhe um beijo e disse:

- Adeus lindo arlequim.

Enquanto o ônibus se afastava da estação rodoviária o olhar de Carlos perdia-se no vazio envolto nas lembranças daquela colombina que o encantou naquele carnaval e partiu sem sequer falar seu nome.

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 10/03/2023
Código do texto: T7737285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.