O Velho Garimpeiro

Uma albarda em jumento doado, como início; uns utensílios de garimpo tirado do suor do próprio rosto, como meios; e uma determinação irresoluta, como fim, era que o senhor montês, da conhecida história, possuía como valor efetivado.

Tendo como motivo, segundo o modelo dos meios do mundo, dar início a obtenção de sucesso e fama em uma vida que já cambava para o fim.

De início a experiência lhe dizia que os meios são medidos para um fim.

Daí querer adequar a simplicidade dos seus meios disponíveis, para um início de aquisição de fortuna a fim de uma vivência em fama.

Somente que o início se tem por legação; o fim, o conhecemos por aferição; e os meios, os obtemos por não cognição.

Foi exatamente em meios a esses trejeitos que tem o início, e fim, de esta estória: a de um garimpeiro velho.

1) É claro que o início da estória de um velho montês, e seu garimpo, não poderia ter sido diferente.

Pois ele já tinha o legado como início, sabia o fim por aferição, mas não dispunha de todos os meios para conquistar as riquezas pretendidas segundo o modelo de fama requerida pelo mundo.

2) Também os meios da estória de garimpo, do velho montês, não foram muito diferentes.

Colocou a albarda de seu jumento como início, encimou seus utensílios como meios e partiu a fim de conquistar a fortuna pretendida para a requisição da tal fama.

Ou seja: trazer à flora todas as riquezas áureas escondidas sob a informalidade do próprio mundo. Desde os diamantes mais cintilantes, acanhados sob as penumbras das noites, às mais preciosas das pérolas espremidas nos ostracismos da vida.

3) O fim da estória do velho garimpeiro montanhês não seria tampouco diferente.

Uma vez identificado com a preciosidade (sem fama) da rudeza contida lá pelos isolamentos da vida, resolveu, por fim, se contentar com as riquezas existentes na simplicidade dos meios efetivados que fizeram seu famoso início.

De modo que as velhas estórias de velhos monteses em garimpos, não são, no todo, diferentes.

Resolver permanecer lá pelos limites da tal fortuna pretendida, a ter que voltar aos meios do modelo do mundo para aquisição de fama requerida, como início, de uma vida que já está chegando ao fim. ..

Edmilson N Soares
Enviado por Edmilson N Soares em 13/08/2022
Código do texto: T7581220
Classificação de conteúdo: seguro