NO "REINO" DAS FANTASIAS

NO "REINO" DAS FANTASIAS

Mais um sábado de Carnaval... a expectativa de alegria estava no ar ! Na família Longones y Longines, de classe média do seleto bairro do Itaim-Bibi, no centro da "terra da garoa", os pais exibiam na cozinha -- em frente a filhinha boquiaberta -- suas fantasias para a semana momesca (?!) a iniciar naquela tarde pelo Baile Infantil.

-- "Papai, você não está pensando em ir, no MEU baile, com esta coisa pavorosa" ?!, indagou receosa a menina.

-- "Qual é o problema, querida ? É uma ótima fantasia" !

-- "Daddy, my dear"... é uma máscara de "viado" !!!

-- "Não, minha flor... é um ALCE, uma brincadeira com Alceu, meu nome, senhorita ! E esses chifres são o máximo" !

-- "Até onde sei, a "mammy" não se chama Alcéia... "vai pagar esse mico", também" ?!

-- "O meu é de corça, cerva... prima do "alce" ALCEU" !

-- "Serva é toda Mulher, dona Lucrécia... mas não precisa fazer todos os gostos do macho. Você está horrível" !

O pai, espantado, questiona a mãe sobre a declaração:

-- "Onde é que essa menina aprendeu isso ?! Parece coisa de comunista, de "lulista" !

-- "É a tal Educação moderna... perdemos "essa página" !

-- "Olha, "bando de veadinhos"... com vocês vestidos assim eu não vou a baile algum. STOP... podem parar" !, fazendo um T com as mãos. Os pais se olham abismados, num "beco sem saída".

-- "E agora, o que faço com a fantasia de "cosplay", do guerreiro GOKÚ, que você me fez comprar pra Regininha" ?!, pergunta o pai para a esposa, piscando o olho.

-- "Bem, já que ela não vai ao Baile de Carnaval, JOGUE FORA... ou melhor, dê para a Glória Gloriosa, nossa vizinha de condomínio" !

-- "O quê ?! Minha fantasia-maravilha na pele daquela vaidosa fútil, que só fala "meu pai tem isso, tem aquilo" ?! EU VOU, mas vou sozinha, vocês estão "DIS-PEN-SA-DOS" !

-- "Afinal, onde essa criança aprendeu a falar assim" ?

-- "No tal colégio, claro" !, justifica a mãe. E continua:

-- "Princesa Regina Cristina... menina de 6 ANOS e desacompanhada dos responsáveis não passa nem da porta do clube" !

-- "Meus amados "Veadão e Veadinha"... fantasia de "cosplay" é muito pouco para o tamanho do "mico que irei pagar". Vou ser chacota da sala inteira no MEEEUU colégio, com vocês vestidos desse jeito. Se me querem no tal Baile, aumentem a "oferta" !

-- "Mas isso é CHANTAGEM... paguei uma fortuna pela fantasia japonesa, a de fadinha era 3 vezes menos" !

-- "Estou protegendo o nome da Família Longines, já que os titulares não o fazem... e não vou "deixar barato" !

-- "Bem, eu tinha pensado em passar o domingo no Parque Aquático, aquele do "tobogã" de 30 metros de altura. Mas, pelo visto, vamos ficar em casa vendo Sílvio Santos na TV... e sem o Sílvio Santos, o que é pior" !

-- "Tudo bem, "pelo Parque" EU ACEITO... mas fiquem bem longe de mim e nada de fotos em família, não quero ver no Futuro as vergonhosas provas desse vexame" !

Chegaram de carro ao Baile infantil, atrasando de propósito a viagem para serem os derradeiros no salão lotado. O espanto foi geral... entre fantasias corriqueiras, aquela de chifres do Alceu foi um sucesso, ninguém havia imaginado nada parecido. Muitos pediram "selfies" ao lado do casal ou o fotografaram à distância. Regininha se perdeu no mar de fantasias semelhantes, todas baseadas nos seriados televisivos Pókemon ou Naruto. O organizador do Baile cumprimentou-os efusivamente e decidiu: "no ano que vem teremos o "Baile da Bicharada"!, anunciou aos brincantes.

Regininha voltou no carro amuada, de cara fechada, jeito de quem "chupou limão". No meio do trajeto arriscou uma pergunta:

-- "Posso saber que fantasia o nobre casal vai usar ano que vem" ?!

-- "Vou sair de "açougueiro"... mexe com bichos sem ser um deles ! Vamos arrasar de novo" !

-- E qual é o papel que me cabe nessa... PA-LHA-ÇA-DA" ?!

-- "O de cepo... nunca se viu nada igual" !, replica, gargalhando.

-- E o que vem a ser esse... CÊPO, papai querido" ?!

-- "É um tronco redondo, com 3 "pernas" de pau maciço... é onde o marchante corta peixe e carnes" !

-- "Acho que vou "marchar" pra casa da vovó... não me presto para certas coisas, tenho um nome a zelar" !

-- "Nem vão saber que é você... o resto do feriado passaremos no Beto Carreiro World ou em Parque semelhante" !

-- "A oferta é pequena pro tamanho do meu sacrifício, doutor Alceu... vovó, aqui vou eu" !

-- "É o que veremos ! Mamãe é beata, passa o Carnaval num Retiro espiritual, no interior, e minha sogra vive jogando baralho com as amigas setentonas... você vai servir cafezinho e bolos pra velharada. Afinal, SERVA É TODA MULHER" !

Aquela "estocada" doeu fundo e nem o domingo no espetacular parque aquático a fez esquecer as mágoas do Baile.

-- "E agora ? Como faria para FUGIR de casa uma criança de 7 anos" ?!, pensou desanimada, se imaginando estática, de "tronco" no meio do salão, no Baile futuro. NINGUÉM MERECE !

"NATO" AZEVEDO (em 26/fev. 2022, 6hs)