O Perdão

Alison Mew colocou a bandeja do desjejum sobre a mesa, do outro lado da qual estava sentada sua colega de turma, Williamina Camburn. Naquele horário da manhã, a cantina da universidade registrava um fluxo crescente de estudantes, principalmente do sexo feminino, fazendo a primeira refeição do dia antes de seguirem para suas classes.

- Não lhe vi nas aulas de análise documentária, semana passada - comentou, antes de sentar-se.

Williamina ergueu os olhos do waffle que estava cortando com garfo e faca.

- Bom dia pra você também, Alison - redarguiu, voltando a cortar o waffle. - Estive ocupada... depois eu pego o caderno de alguém emprestado. O seu, por exemplo.

Alison encarou Williamina por sobre os óculos de aros redondos.

- Não vai escapar assim fácil, Williamina. A Srta. Taylor disse que sentia a sua falta... apesar das boas notas da última prova.

Williamina fez um gesto de concordância e começou a comer pedaços do waffle besuntados de mel.

- Eu também sinto falta da Srta. Taylor, mas tenho compensado a minha ausência estudando na biblioteca. Afinal, é esse o nosso objetivo final, não é?

Alison tomou um gole de chá, antes de responder.

- Williamina, esta universidade forma dois tipos de profissionais de biblioteconomia: tradicionais e especializados. Sempre achei que você quisesse ser uma especializada, mas começo a ter dúvidas sobre isso desde que começou a andar com aquela terceiranista, Margeret Northwood.

Williamina ergueu os sobrolhos, ainda mastigando seu waffle. Depois, tomou um gole de leite.

- Margeret tem a intenção de ser uma especializada - afirmou.

- Dizem que há um terceiro tipo de formação que você pode obter aqui, - prosseguiu Alison cautelosamente - e o seu comportamento nas últimas semanas parece indicar que você o deseja.

Williamina olhou para a colega sem expressão.

- E qual seria o problema se eu quisesse seguir por esse caminho?

- Margeret Northwood - afirmou Alison. - Parece legal, mas já ouvi coisas estranhas sobre ela pelos corredores.

Williamina suspirou.

- Acho que você está com uma pontinha de inveja por Margeret ser minha amiga, e não sua - replicou. - Mas, não se preocupe: eu te perdoo.

E piscou um olho.

- Lamento que pense assim - Alison passou manteiga numa torrada. - Eu, de minha parte, continuo a ser sua amiga.

E mordeu a torrada, sem tirar os olhos de Williamina.

- [22-08-2021]