ESFERAS "VACINADAS"

ESFERAS "VACINADAS"

Estamos em tempo de vacina... pelo noticiário informam que, em São Paulo, milhares deixaram de tomar a 2a dose, o brasileiro relaxa até quando sua saúde está em risco, eu ía dizer "em jogo", mas não é o caso. Uma amiga, na sisuda e séria Noruega, tão diferente do Brasil, me afirma que todos lá já foram vacinados, inclusive cães, gatos e o papagaio da Primeira-Dama que, felizmente, não se chama Michelle e nem é brasileira. Mas esse conto não é sobre Política, é sobre JOGO, essa "desgraça" que seria criação do Demônio -- já vi igreja católica com "bingo" e o carro do 1º prêmio na porta do templo -- onde a ordem é SÓ GANHAR o dono do jogo. Esse não perde nunca...

Meu irmão parte do princípio que quase todos os sorteios no Brasil têm como vencedor um parente ou amigo do organizador. Findo o evento, o "felizardo" devolve o prêmio discretamente em troca de um "cala-boa". E lá volta o prêmio no sorteio da semana seguinte, o "metier" se repetindo o ano inteiro.Contudo, minha estória se passa na Noruega, país bem diferente !

Lá a coqueluche era o jogo das "Esferas Luminosas", sorteio na Wonderbarstrasse, praça principal do país, filmado para toda a região, já lá se íam 3 anos... eis que vai visitar Sigmund seu primo Sigfried, que vivera no Brasil -- onde tudo é "marmelada" -- por mais de 30 anos. Sorriu da ingenuidade do povo inteiro, a manipulação dos resultados é parte de qualquer jogo.

-- "Isto aqui não é Brasil, Sigfried... se vai pagar-se o prêmio, porque preocupar-se com quê números sai" ?

-- "Muito simples, Sigmund... sem vencedores para a "bolada" maior, ela acumula e a procura aumenta" ! Com resultados "esquisitos" menos apostas vencem e o prêmio "mais gordo" atrai novos apostadores" !

Como o primo era parente de São Tomé Sigfried fez "download" dos 100 resultados mais recentes e mostrou ao primo incrédulo a "coincidência": a cada 5 ou 6 sorteios "não caía" bola nenhuma, ou uma só, com chances REAIS de acumular.

Para espanto de Sigmund o argumento era bem lógico... como a Direção tinha 60 minutos de tempo até a hora do sorteio, podia "consultar" no PC o programa das apostas e conferir quais os números MENOS APOSTADOS. Logo, além das bolas "vacinadas" do "trecho final", se acrescentaria a elas 2 ou 3 iguais, essas das partes principais. Estava pronta a "receita" para "acumular" o prêmio... como tal fato sucedia apenas a cada 5 ou 6 sorteios, a coisa parecia normal a todos.

Sigmund voltou ao "país da baderna" mas deixou com o primo um alerta: nem as apostas "eletrônicas" escapam dessa sina pois analisam a cada minuto as dezenas mais apostadas e "montam" seus "Bolões" SEM ELAS. O jeito é persistir nas apostas, tentando acertar exatamente as dezenas da "terceira faixa" porque, acertando TODAS as dezenas das 2 primeiras partes, você só recebe o valor que apostou... ou quase isso ! E os donos do jogo CONTINUAM GANHANDO às suas custas !

"NATO" AZEVEDO (21/julho 2021, 20hs)