FELIZ NATAL !

FELIZ NATAL !

O velho sobrado -- arquitetura portuguesa com quase 3 séculos -- bem cuidado e pintado sobressaía entre a selva de "espigões" que o cercava, tendo resistido bravamente à sanha das Imobiliárias insaciáveis. O idoso Firmino e sua esposa Gervásia não iriam trair a confiança dos ancestrais, que lhes deixaram a mansão como presente de casamento, quase 50 anos antes. Noite de Natal, bela noite, a parentalha toda reunida em torno do casal septuagenário, no segundo andar -- "nos altos", diz-se em Belém -- meia sala tomada pelo imenso presépio iluminado, a enorme mesa de 14 cadeiras preenchendo o salão.

O almoço de Natal, iniciando às 13, 14 horas, ía até 10 da noite, quando quase todos se retiravam para suas casas e os "velhos" preparavam-se para ir à Missa do Galo, tradição na família. Já à noitinha, a filha mais velha foi procurar o pai, que se ausentara da mesa por volta das 16 horas, ía "fazer a sesta" num canto isolado, no andar de baixo, o térreo, numa varandinha com rede. Aproximou-se... o velho não roncava ! Estranhou, já estaria acordado ?! Tirou xícara de café da garrafa técnica e s ofereceu ao ancião... a mão dele pendeu da rede, a cabeça inclinou, o rosto gelado. Era mais do que desmaio, seu pai se fôra sem despedidas e justo na noite de Natal !

Um longo tempo ficou ali, paralisada, frente a frente com a Morte. Do outro lado da cidade, no prédio da PM, o telefone toca. Uma senhora quer ajuda, acham que é trote ! A atendente passa a chamada ao diretor de operação, que ouve de novo a história. A senhora pede ajuda -- não quer alarmar os parentes -- parece que seu pai morreu e ela precisa de uma ambulância para retirar o corpo discretamente, sem alarmas nem sirenes. A PM pode ajudar ?!

Enquanto sussurra ao celular, a filha-neta mais nova se aproxima. A senhora quase grita:

-- "Cristina, não mexa com o vovô, está dormindo. Vá chamar sua tua "Vivi", só ela ! Ande logo" !

Volta Viviane, preocupada:

-- "O que houve, Liliane, a menina me pareceu assustada" ?!

-- "Por enquanto, nada, papai desmaiou. Vou levá-lo ao hospital, assuma tudo e fecha as cortinas do salão, a ambulância está chegando" !

Por volta das 22 horas todos se foram, sem nada perceberem, o velho e a filha "tinham saído para um passeio". A mãe-esposa só soube de parte do caso lá pelas 11 da noite e não teve Missa do Galo, com todos apreensivos. Às 4 da madrugada, a Verdade aterradora, ainda pelo telefone... o velho partira, dera Adeus à existência !

Dona "Gegê" reuniu a filharada e os netos e declarou:

-- "Sem o meu "Nininho" não vou ficar muito tempo por aqui" !

Nem chegou a ver o Carnaval... encontraram-se no Céu, "seu" Firmino orgulhoso da filha que tinha.

-- "Você viu, nêga... aquela ali sabe resolver qualquer problema ! Aprendeu comigo" !

"NATO" AZEVEDO (em 18/julho 2021, 19hs)