Letras iniciais

Cheguei em casa, era outro. Mesmo sem muito entusiasmo, já ia me assimilando à rotina daquele segundo semestre de meu novo grupo escolar em Pitangui, que adotava um método de ensino diferente daquele em que eu começara no povoado do Brumado, só a uma légua dali, embora tendo por mestra a mesma Dona Gilda Marinho Saldanha, que fui direto para a máquina de costura manual, Singer, com pedal, e, interrompendo o diálogo de mamãe e manda Latoya, proclamei, de alto e bom som:

- Já sei escrever Guiomar pula vela sem queimar!

Ante o olhar atônito e um tanto desconfiado de ambas fui instado a dar prova de minha proeza. Não hesitei, nem evitei: abri o meu caderno e comecei, cuidadosamente, a lápis, a traçar uma sucessão de LL minúsculos, emendados acompanhados do refrão que ganhava nova meia palavra a cada curvinha que fazia aquela linha...Gui...omar, pu...la ve...la, sem quei...mar...

Enquanto mamãe se esforçava para não rir demais, Latoya, já se preparando para o ginásio, logo contestou que aquilo era mera enganação...mas não me dei por vencido, convencido que estava de que ainda chegaria lá, lalalá... E quem sabe agora até a menina Guiomar, quase vizinha nossa, filha do Tonico da jardineira - e uma única de duas que conheci na vida - ainda me aplaudirá...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 11/04/2021
Código do texto: T7229039
Classificação de conteúdo: seguro