HISTÓRIA MAL CONTADA

HISTÓRIA MAL CONTADA

O fato é verdadeiro, aconteceu ontem (23/março 2021) lá em Recife -- em Belém nem os sinos tocam mais, é um marasmo total -- mas não há ainda detalhes sobre os envolvidos, sequer o nome do dono do envelope, que conseguiu convencer um caminhão de lixo a esvaziar todo o conteúdo numa rua deserta, à procura de um reles envelope... com 10 MIL REAIS dentro. Como a realidade não tem graça, vamos à ficção ! (NATOAZEVEDO)

******************

"Leleco" almoçava em casa, como sempre, mero vendedor de sapatos nos últimos 10 anos e fazendo sucesso numa grande loja, o melhor vendedor dela, mais pela figura de cantor da Jovem Guarda, do que por alguma habilidade especial, afinal comida, roupa e... sapatos venderão sempre, ninguém vai andar pelado (ou descalço), pelo menos as mulheres não.

-- "Papai, quero grana pra comprar 1 tênis, o RBD está de volta e todas as minhas amigas já têm um, do "Rebeldes" !

-- "Queridinha, você só tem 2 pés e, no ano passado, te dei 3 pares de calçados, esqueceu" ?!

-- "Mamãe, diga pro papai que não posso passar essa vergonha... onde vou pôr a minha cara" ?!

-- "Senhor Luís Carlos, não é tanto dinheiro assim" !

-- "Helô, querida, não tive promoção por causa da pandemia e as vendas caíram... além disso, amanhã a tal Banda acaba de novo e a "Páty" joga o tênis fora" !

-- "A Vida é muito curta para deixar de fazer o que se gosta, "Leleco"... faça um esforço para atender a menina"!

Patrícia, 12 anos de sonhos e delírios, assistia a mais uma DR dos pais, jovem casal de 30 e poucos, Heloísa em plena forma "mas jogada às traças" e com amor de sua vida Luís Carlos só pensando no carro velho, nos amigos, nas "peladas" (e peladas, tinha PLAYBOYs antigas escondidas) e, claro, na Lojona onde "reinava" invencível.

-- "Vou ver o que posso fazer... não garanto nada ! Ah, Paty, papai está sem tempo, pegue os papéis todos em cima da mesinha do escritório e ponha num saco pro lixeiro levar, o caminhão passa daqui a pouco" !

Tomou o final do suco num gole só, limpou a boca às pressas e foi pro carro ridículo -- um "Calhambeque" ao estilo daquele do Roberto Carlos, de 1965 -- saindo da casinhola na periferia para a superloja entre "Ólinda e Récife". "Uma pulga atrás da orelha" o acompanhou meio trajeto, tinha alguma coisa errada... e tinha mesmo ! Esquecera o envelope verde sobre a mesa que pedira à filha para limpar ! Havia 100 "VERDINHAS" (notas de cem) dentro dele, que ía escondê-las na escrivaninha quando a esposa o chamou para o almoço. Acabou por esquecer ! Freou o "lata-velha" com estrépito, encostou e ligou pra menina, angustiado, a voz entrecortada pela emoção:

-- "Paty", é papai... tinha um envelope sobre a mesa embaixo do meu peso do Sport Recife ! Você não jogou fora, jogou" ?!

-- "Foi embora tudo o que estava sobre a mesa, TUDO mesmo" !!!

-- "Meeeu Deeeus, vá lá fora e pegue o saco de volta" !

-- "Não dá, "daddy"... o caminhão acabou de passar, está indo em direção à praça" !

Nõ era hora para desespero... não, ainda ! O agente distrital que monitorava os caminhões de lixo, todos com sistema de rastreamento, era seu amigo, jogavam bola juntos e já lhe vendera sapatos com belo desconto.

-- "Cacá, é o "Leleco"... preciso saber onde está o caminhão de lixo que faz a minha rua, agora ! É caso de vida ou morte" !

-- "Tá subindo a rua X, quase esquina com a Y, vai chegar na praça Z em 15 minutos... "qual é o pó", camarada" ?!

-- "Tem um envelope "com DEZ MIL PAUS" dentro dele, era a entrada do meu "carango" novo. Liga pra lá e diz pra me esperarem na praça, tem gorjeta boa pra todo mundo" !

"Leleco" voou... ignorou sinais vermelhos, quase provocou acidentes e teve a placa anotada em várias "araras", câmeras" que fiscalizam estradas. O caminhão o esperava...

-- "Olha aí, pessoal, tem 200 "mangos" (ainda usava gíria antiga) pra cada um, pra acharem meu envelope verde" !

Nem se mexeram... risinhos de desprezo nos rostos !

-- "'Tá legal, 500 reais e nem 1 centavo a mais, pros 3 e o "motora" também" !

Agora sim, a tarefa compensava, eram 10 dias do salário de cada um... não dava tempo de procurar terreno baldio, derramaram meio caminhão sobre o calçadão da praça, muita gente de testemunha, "repórteres" ocasionais com seus celulares multiplicando imagens. A "lambança" toda foi parar na Internet... com o dono da EMLURB vendo a imagem de sua empresa "indo pro lixo" ! À noitinha, o prefeito ligou pro empresário:

-- "Que "merda" é essa, Jorjão ? Lhe dei contrato pra LIMPAR a cidade e o teu pessoal me faz aquela imundície toda" ?!

A manhã seguinte foi de DR geral... o agente distrital foi substituído por não ter evitado a bagunça, os 3 lixeiros perderam o emprego e o motorista, muito antigo, foi multado em 500 reais, mais anotação na ficha funcional. A fofoca correu a cidade, "Leleco" tinha "DEZ MIL paus" (eram só 8, agora !) e os credores lhe bateram à porta. O DETRAN lhe enviou 3 ou 4 boletos de multas, por excesso de velocidade e avanço de sinal... teve a carteira suspensa por 2 anos !

Era pouco... a esposa, super-conectada, já sabia de tudo, a foto (e vídeos) do pavoroso calhambeque rosa-choque ao lado do "lixão" estava nas "TREND marks" de Recife, o povo inteiro comentando como simples "sapateiro" tinha tanta "grana".

-- "Então, o meu adorado esposo, que não pode comprar um reles tênis de 60 reais pra filha, tinha 10 MIL reais... por acaso você anda roubando a Sapataria" ?!

-- "Não, querida, acertei na LotoFácil por esses dias" !

-- Então, apesar de todas as juras e promessas, você continua jogando ! E o que digo pra MINHA filha ? Que meu marido é um safado mentiroso" ?!

-- "Nossa filha, Helô, NOOOSSA... esperavas o quê ?! Como vou "sair da merda" ? Assaltando Bancos" ?!

-- "MINHA FILHA, Luís Carlos... e do teu amigo Marcelinho" ! Filho, pra você, é aquele carro nojento, que nem pra fazer filho você serve ! Ah, quero o divórcio e vou ficar com a casa. Vá preparando as tuas malas" !

-- "Tudo isso por causa de um tênis ?! Você é maluuuca" ?!

-- "Não, não sou... cansei de não ir a cinemas, nem a bailes, nem a coisa alguma ! De não ser vista por você nem quando mudo o cabelo ! O tênis da Paty foi a gota d'água" !

Os dez mil reais do "Leleco" evaporaram em mês e meio... a SEMUTRAN descobriu que o carro não pagava IPVA há vários anos e a papelada do divórcio lhe consumiu os últimos centavos. "Leleco" foi pra casa da mamãe -- que detestava a nora -- sem a filha e seu carro, pois a casa não tem garagem, mas continuava apostando, agora para comprar casa própria porque, para um boêmio como êle, morar com uma velha ranzinza é castigo demais. Entre os amigos ganhou o apelido de "MILIONÁRIO", justo agora que está "numa merda que dá (des)gosto" ! É A VIDA !

"NATO" AZEVEDO (em 26/março 2021, 5hs)

****************

https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2021/03/24/domestica-joga-fora-r10-mil-por-engano-da-patroa-e-garis-acham-dinheiro-no-lixo-206278