O descarte da agenda 2020

Todo início de ano saio em busca de uma nova agenda.Antigamente ia nas papelarias,mas como as grandes lojas de departamentos começaram a vendê-las por preços,digamos,mais atrativos,passei a adquiri-las neste novo local.

Tenho uma sensação agradável quando encontro aquele modelo que me agrada;como se um ciclo novo e profícuo estivesse se iniciando.

Prefiro as agendas semanais;aquelas em que você visualiza a semana toda ao abri-las.Pode parecer um detalhe sutil,mas faz muita diferença quando você está ao telefone marcando consulta para um paciente.

Vocês devem estar pensando que eu não tenho secretária.

E não tenho mesmo.

Mas,voltando ao assunto desta crônica,devo confessar também que prefiro as que possuem capas com alguma cor.Já tive agenda azul,vermelha,verde,amarelo escuro,grená,marrom,azul e preta,verde e preta,preta e cinza,pastel,marfim...Enfim!Para todos os gostos.

Gosto de acompanhar,ao longo do ano de trabalho,o "envelhecimento" do caderno:o aparecimento de pequenas manchas de caneta na capa,a perda da "virgindade" das páginas,que ficam rabiscadas,menos lisas,e o descolamento,em alguns casos,da lombada;este último dano, consequência da dobra excessiva a que submeto o artefato nos momentos de ansiedade.

Quando comprei a agenda para 2020,não se tinha ideia do que estava por vir.

Passei três meses sem poder trabalhar,tendo a agenda como minha fiel escudeira,testemunha de um período difícil.

A medida que voltei à atividade,ela apresentou-se para a luta.Não descolou a lombada nem soltou a fita que marca a página.Algumas manchas de caneta até que lhe deram certo charme,tal qual uma linha de expressão mais pronunciada no rosto de uma bela mulher.

Mas o ano acabou.

É chegada a hora de substituí-la.

Poucas opções no mercado.Pelo visto,as fábricas resolveram cortar os custos.Dois modelos semanais apenas:um de capa pastel e outro preta.Peguei a preta.Está mais estilosa.

Para não dizer que não tinha mais opções,encontrei,numa papelaria, modelos com capas roxo fosforescente,amarelo cintilante e laranja berrante.

Não dá.

Tenho que descartá-la.Não farei como um tio meu,endocrinologista,que guardava TODAS as agendas.Quando ele passou desta para melhor,coube ao filho,meu primo e também endocrinologista,a tarefa de jogar fora CINQUENTA E DUAS agendas.

Amanhã será dia de lixeiro.Estou com a agenda nas mãos.Começo a arrancar e picotar as páginas.Quando termino,o caderno está reduzido a capa,contra capa,ao elástico que unia as duas partes e uma bolsa interna que eu usava para colocar alguns documentos.

Uma ideia me vem a cabeça.Manterei este remanescente de caderno como depósito de documentos,evitando assim o estufamento desnecessário da nova agenda que,apesar de ser do tipo espiral,não possui a bolsa interna.

Ao colocar as duas juntas sobre a bancada do meu consultório,a de 2020 embaixo,tive aquela sensação boa.

Esperança.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 07/02/2021
Código do texto: T7179020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.