ERA UMA VEZ...

ERA UMA VEZ...

"...a história da Capoeira é marcada por

inúmeros mitos e "semi-verdades" (de

ALMEIDA E SILVA)

"Esses mitos e histórias (...) proporcionam

a continuidade de um passado tido como

apropriado..." (de LEOPOLDO VAZ ?)

Os tempos mudaram, ou melhor, voltamos aos antigos tempos da Inquisição, em que todos devem pensar e agir de igual forma e qualquer comportamento diferente merece reprimenda ou condenação. Curiosamente, só os patifes e escroques, somente os ricos e nobres podem fazer o que bem entendem pois jamais serão criticados.... muito pelo contrário, têm até admiradores, gente a seguí-los cegamente. Como a verdade virou DIFAMAÇÃO e os fatos "comme il faut" (como aconteceram) não podem mais SER CONTADOS recorro à fábula para narrar como "se faz fama e deita-se na cama" -- repetindo ditado popular -- cometendo todo tipo de desatino e êrro crasso e, ainda assim, se ter admiradores a endeusar a sortuda figura.

Portanto, vamos aos fatos, digo, ao conto e quem não entender nada dê-se por feliz... a mensagem segue apenas para os que sabem de quem (e do que) estou falando.

***** ***** *****

ERA UMA VEZ... eis que de repente, não mais que de repente desembarcam na "Feliz Lusitânea", recém-fundada, 2 "sapateiros" de origem distante, com nomes franceses, afinal isso é... UM CONTO ! Antoine, voz arrastada, fala mole, eterno risinho de escárnio, chegou em 1674, assim me declarou em depoimento. Por conveniência, mudou para 1673 e, agora, 1672, mas não ficará por aí ! (*1) Em seguida, em 1676, viria Monsieur (lê-se "messiê") Jules, igualzinho ao concorrente em tudo, menos na cor e nas atitudes, de arrogância e prepotência. Também sabia menos da função -- jamais foi profissão, pareciam DETESTAR o que faziam -- embora manejasse os instrumentos dela um pouco melhor.

Enfim, fizeram fama sem fazer fortuna no novo Reino, "trocando sapatadas" de vez em quando, pois se detestavam... porém, viviam SE COPIANDO, se imitando, se um começava algo, logo o outro tratava de iniciar projeto semelhante em local próximo. Numa "escolona nacional" acabaram juntos, ensinando (?!) o que não sabiam, acredite quem quiser. Em 1687 estava eu na Doca, num grande evento promovido por entidade social, quando um deles -- referindo-se ao que faziam jovens no momento -- disse que "AQUILO, pra êle, era UM LIXO" !, estando a meu lado um certo Max, como testemunha, 9 da noite. FIM DA ESTÓRIA...

***** ***** *****

E entra na minha "parábola" "MADAME Z", eternamente de prancheta na mão, nunca a vi "sapatear", contudo acredita que ENTENDE do riscado. Nas palavras dela "tem gente que só vê o que quer, não o que TEM QUE VER"... deve ser uma auto-referência ! Ela pretende escrever a HISTÓRIA (?!) de uma das "maravilhas" -- talvez até dos dois portentos -- que mal conheceu, "de vista", até onde sei ! Convivi COM AMBOS por semana e meia, cumpri seus caprichos, ouvi meia hora de RELATO de suas confusas existências (gravando-os em fita cassette) e até LEVEI TIRO de um deles, além de receber "como troco" apenas ingratidão. Esse livro pode ser um êrro, o maior da vida dela, mas não pretende desistir... quem fôr contra a idéia é MACHISTA e, como é negra, também RACISTA ! Vá em frente, mocinha, só não diga que não a avisei ! O Tempo dirá quem tem razão !

"NATO" AZEVEDO (em 15/jan. 2021, 6hs)

OBS: (*1) agora, nas Redes Sociais, VIROU CRIME qualquer opinião que não seja ELOGIO e até desejar a morte ou o SUICÍDIO de um "desafeto" pode redundar em... PROCESSO ! Hoje, o sujeito mudou sua biografia... de 1 mestre só na época das declarações (3/1989) "descobriu" que aprendeu com 4 ou 5, em Salvador. Me desculpem, para o que apresenta foi um péssimo aluno !

**************

**************

E VIVA A FANTASIA ! (p/ ler e pensar)

Quanto de ILUSÃO se precisa ter até descobrirmos que quem admiramos é uma FARSA ?! Nosso presidente "CAPACITADO por Deus" (?!) segue firme na sua jornada para... lugar nenhum ! Na verdade, os FATOS viraram difamação, não podem mais ser contados... é FANTASIA o que querem ? Pois fiquem com ela ! Apenas me dou ao direito de fazer duas ou três observações, que os elogios SEM FUNDAMENTO insistem em ignorar:

1) nosso Centro Cultural foi o primeiro a falar em federação, isso em 1988 ainda. Tínhamos contato com a FPC/SP, que queria trazer para Belém mestres para uma AVALIAÇÃO geral. Porém se teria que tornar TODOS corda azul, grau de aluno formado, o que ninguém concordou. Hoje, quando passam para MegaGrupos, descem 3 ou 4 graduações sem problemas nem dramas.

2) digo sem medo de errar: a Confederação contactou primeiro a nós, meu irmão e eu, isso em fins de 1992 ou início de 93! Quando reproduzi as novas REGRAS OFICIAIS para a Imprensa, delas RETIRANDO um bocado de "sandices", mandaram um certo M. Machado vir nos procurar. Enviara eu extensa carta de 3 páginas, com 23 questionamentos às tais Regras absurdas.

3) a entidade local teve um grande nome "encabeçando-a" por 3 mandatos, 6 anos... quantos Grupos visitou nesse período, alguém sabe ? (Fora os 2 de antigos alunos dele, claro.) Quantos Grupos entraram nela nesse período ? O primeiro torneio foi lá por 1998 ou 99, até onde ouvi falar, se é que isso importa !

Teria eu bem mais para falar... mas há vídeos da época que falarão por mim, se um dia chegarem até a Internet. Gostaria somente que quem faz LOAS ao "gênio" tivesse ao menos CONVIVIDO algum tempo com o sujeito... do contrário, é fantasia ! (NATOAZEVEDO - 27/jan. 2021)