O Avistamento

- Levantar cedo é com os pássaros - protestou Marco ao dirigir-se ao banheiro para escovar os dentes, antes das 6 da manhã.

- Pois pássaro que levanta cedo, pega minhoca - filosofou Ugo, calçando os sapatos sentado no beliche de baixo.

- Eu prefiro pão e queijo - retrucou Marco, posicionando-se em frente à pia e ouvindo apenas o ruído da torneira girando. - Ei! Não tem água!

- Não tem - confirmou Ugo. - Você vai ter que pegar no poço, lá fora.

Marco coçou a cabeça.

- Por que diabos há uma torneira se não tem água na tubulação?

- A água foi cortada desde que Aristeo voltou para a cidade. Para uma estadia curta, como a nossa, há o poço.

- Droga! - Resmungou Marco, abrindo a porta do quarto e dirigindo-se para a sala.

Ugo ouviu-o retornar pouco depois, expressão assustada.

- Ei! Água de poço já é bastante ruim, mas não me disse que eu ia ter que negociar o acesso com o disco voador...

- Disco voador? - Inquiriu Ugo, erguendo-se de supetão. Correu até a porta da sala, olhou para fora, e viu.

O disco voador, piscando luzes em branco e azul, estava parado a cerca de 30 m de altura sobre o poço, um longo tubo prateado descendo dele para dentro do reservatório. Enquanto Ugo o encarava atônito, o tubo foi recolhido sem qualquer ruído. Em seguida, o aparelho disparou verticalmente como uma bala, perdendo-se entre as nuvens logo em seguida. Ugo ainda estava olhando para cima, quando Marco aproximou-se dele e tocou em seu ombro.

- Ei... para onde foi aquilo?

Marco abanou a cabeça, negativamente. Depois, entrou e fechou a porta. Começou a descalçar os sapatos.

- Nós não íamos sair? - Questionou Marco.

Ugo abanou a cabeça novamente.

- Não... melhor a gente ir dormir mais um pouco. Quando eu acordar, vou ter certeza de que tudo não passou de um sonho.

E voltou ao beliche inferior, onde deitou-se de roupa e tudo.

- [14-01-2021]