O lago de carpas

O senhor Riley, o mordomo, levou-me até um jardim interno da mansão, onde havia um caramanchão, bancos de pedra, e ao centro, um encantador lago de carpas sob alguns chorões.

- Lady Agatha adorava vir aqui - disse-me com ar pensativo, ao nos aproximarmos das águas plácidas e esverdeadas.

- Posso imaginar o porquê. É um lugar que transmite paz...

- Justamente por isso, não consigo acreditar que ela tenha sido engolida justamente por uma das carpas - comentou, olhando para o lago com a mão no queixo.

- Você já viu o tamanho que elas podem atingir? - Repliquei. - Conheço pessoas que as compraram para criar num aquário, e acabaram jogando-as privada abaixo, quando começaram a ficar grandes demais.

- Aqui temos bastante espaço... ou ao menos, assim julgávamos - ponderou Riley.

- As pessoas deveriam pesquisar melhor antes de levar um animal desconhecido para dentro de casa... - avaliei. - O que nos traz de volta à carpa que engoliu Lady Agatha. Gilbert, não é?

- Sim, Gilbert - suspirou o mordomo. - A pobre Lady Agatha foi quem deu o nome... era uma Showa Sanshoku, tricolor. Parecia ser muito amigável, vinha sempre até a beira do lago quando Lady Agatha jogava miolo de pão...

Anotei os dados na minha caderneta.

- E que tamanho Gilbert tinha, quando foi colocado no lago?

- Cerca de um pé, aproximadamente. Não imaginamos que fosse crescer muito além disso...

- Carpas podem chegar até uns 5 pés - repliquei. - E qual é a profundidade do lago?

- Não é fundo... a água dá pelo joelho, na parte mais funda.

As águas ondulavam, suavemente empurradas pelo vento. Mas sob a superfície lodosa, não parecia haver qualquer movimento.

- O que aconteceu com as outras carpas? - Indaguei, lápis em punho.

- Elas foram sumindo, uma a uma. Acho que Gilbert as comeu...

Gilbert deveria estar aguardando a próxima refeição, calculei. E, provavelmente, não se contentaria mais com miolo de pão.

- É pouco provável que Gilbert ainda esteja dentro deste lago - concluí. - Deve haver uma passagem para uma caverna inundada, abaixo do lençol freático.

- Então, talvez nunca recuperemos o corpo de Lady Agatha? - Riley parecia decepcionado.

- Eu não contaria com isso - admiti. - Podemos tentar atraí-lo para a margem, mas não creio que irá cair no truque...

De fato, Gilbert não voltou a ser visto no lago; mas banhistas começaram a desaparecer misteriosamente nos rios e lagoas da região. Algumas testemunhas juram ter visto uma enorme sombra vermelha, branca e preta sob as águas, antes de alguns dos desaparecimentos.

O caso ainda permanece inconcluso.

- [09-01-2021]