Canção de escárnio

Era noite quando o duque Lorad entrou na padaria do posto avançado, e ali avistou Gonyr, o druida, tomando um cappuccino enquanto lia o jornal que acabara de chegar da capital pelo serviço expresso de mensageiros.

- Bons ventos o tragam! - Saudou Gonyr a Lorad, erguendo a xícara.

- Que não me levem para longe - replicou Lorad, ar taciturno, sentando-se à mesa e fazendo um gesto para uma das atendentes trazer-lhe também um café.

- Imagino que já tenha lido as novas sobre Kawn, o gladiador - especulou Lorad, lançando um olhar sombrio para o jornal de Gonyr.

- Kawn tem muitos inimigos - replicou o druida, erguendo os olhos da leitura. - Suas vitórias sucessivas na capital o colocaram na berlinda; há muita gente interessado em derrubá-lo, principalmente por conta da queda da cotação das apostas.

- Agora não é somente uma questão de apostadores zangados - admitiu o duque. - Como não podiam derrotá-lo na arena, alguém inventou uma calúnia de que Lady Alburna estaria indo vê-lo às escondidas no alojamento dos gladiadores... e, como sabe, Lady Alburna é a mulher do duque Gerod, conselheiro do rei. Uma acusação desse tipo pode custar a cabeça de Kawn.

Gonyr dobrou cuidadosamente o jornal e encarou seu interlocutor.

- O senhor também perdeu dinheiro com as vitórias de Kawn?

- Não seja ingênuo! - Retrucou exasperado o duque. - Eu sou o patrocinador de Kawn! Quero que ele se torne o maior campeão da arena em todos os tempos!

- Confesso que não sabia que um duque podia patrocinar gladiadores - admitiu candidamente Gonyr.

- Oficialmente, não posso - replicou Lorad em voz baixa. - Mas aqui é um posto avançado. Quem se importa em seguir as regras pelo livro num posto avançado?

Gonyr deu de ombros. A atendente depositou uma xícara de cappuccino diante de Lorad. Este pingou adoçante na xícara e mexeu vagarosamente com a colherinha.

- Dito isto, preciso que me faça um trabalho - declarou.

- Profissional? - Questionou o druida arqueando as sobrancelhas.

- Mas é claro!

Lorad tomou um gole de café antes de prosseguir.

- Quero que me faça uma canção sobre Kawn... afirmando que ele é gay.

Gonyr franziu a testa.

- Como assim? Isso vai acabar com a carreira dele como gladiador - estranhou o druida.

Lorad pousou as mãos sobre a mesa e encarou Gonyr.

- Kawn é um investimento, e caro. Prefiro vê-lo perder valor de mercado, ainda que temporariamente, do que vê-lo morto. Depois que essa confusão com Lady Alburna passar, você fará outra canção... exaltando as qualidades viris de Kawn. Enquanto isso, vou trazê-lo para passar uma temporada aqui, no posto avançado. Melhor que ele se afaste de tentações, mesmo que sejam fruto de maledicência.

Gonyr balançou lentamente a cabeça.

- Compreendo.

Tomou o último gole de cappuccino da xícara, e complementou:

- Vou começar a trabalhar nisso imediatamente. Melhor o seu gladiador pôr-se a caminho, antes que eu acabe com a reputação dele...

- [16-12-2020]