Uma vida digna

Isaac exibiu-me um exemplar surrado da biografia de Ean Thompson por Leonardo Juarez.

- Você leu? - Indagou.

- Não sou muito de biografias - admiti. - Mas acho que havia uma dessas na casa do meu avô. Ele gostava de ter uma estante cheia de obras clássicas, encadernadas, mais para posar de culto do que propriamente para ler...

- Conheço o tipo - afirmou Isaac categoricamente. - Bom, apesar de sua fraqueza de estilo e das inúmeras incongruências, gosto desse trabalho do Juarez; na verdade, gosto tanto que penso que pode ser melhorado.

Ergui os sobrolhos.

- Você fala em melhorar... uma biografia?

- É uma questão de identificação com o biografado - os olhos de Isaac brilharam. - Você não acha que Thompson merecia uma obra melhor?

Abri as mãos.

- Como te disse, não li o livro. Mas por que então não escreve uma nova biografia, se acha que é isso o que Thompson merece?

Isaac deu de ombros.

- Para que ter todo esse trabalho, se já há uma biografia pronta, esta aqui? - Abanou o volume gasto como um troféu. - Eu só preciso reescrever umas partes, e voilá!

- Imagino que não possa fazer isso, por conta do copyright - alertei.

Isaac depositou o livro sobre a mesa, suavemente.

- Não há mais copyright; essa obra entrou em domínio público este ano.

- Bom, sendo assim, retiro o que disse - redargui. - Boa sorte no seu trabalho de copidesque...

Isaac apontou-me o dedo em riste.

- Não é só isso. Não vou apenas melhorar a clareza da redação, vou reescrever alguns dos acontecimentos da vida de Thompson! Dar-lhes o colorido e a aventura que merecem!

Juntei as mãos.

- Mas você está falando de uma pessoa real... como vai alterar os fatos que já ocorreram?

Isaac abanou a cabeça, negativamente.

- O que é a vida de uma pessoa senão as lembranças que temos dela? Memórias são subjetivas... Thompson merece coisa melhor!

E levando a mão ao peito, assegurou imodestamente:

- Agora ele terá um biógrafo à sua altura!

- [19-10-2020]