Tradição é tradição
O entregador acabara de entregar os dois baldes de tirinhas de frango crocante, bem a tempo. Recolheu a encomenda e voltou à sala do apartamento, onde o restante da família aguardava com o refrigerante, na mesa junto ao telão que ocupava toda uma parede.
- Não vamos quebrar a tradição - alertou. - Ninguém começa a comer antes do início da transmissão!
Resmungos de desaprovação vieram de todos os lados, mas estava cônscio das suas prerrogativas. Afinal, era em função dele que todos estavam reunidos ali. Colocou o headset e sentou-se em sua cadeira anatômica especial, numa posição privilegiada de frente para o telão.
- Como estou? - Perguntou para a esposa.
- O uniforme está em ordem, e se você não levantar da mesa, ninguém vai perceber sua barriga de chope - ironizou ela.
- Não que isso faça alguma diferença - minimizou.
- Qual é a estratégia, papai? - Indagou o filho mais velho.
- A escalação é um segredo, só vou soltar a lista cinco minutos antes do jogo - replicou.
- O técnico deles também está segurando a lista - comentou o filho caçula.
- Atenção, que vai começar a transmissão! - Interrompeu-os a mãe.
Ele flexionou os dedos, as mãos envoltas em luvas de fibra ótica. O coração bateu mais forte. No telão, uma contagem regressiva, e em seguida, apareceu a imagem do apresentador oficial do torneio, em plano fechado.
- Sejam muito bem-vindos ao campeonato mundial de e-futebol! Na partida classificatória de hoje, teremos Brasil e República Dominicana. O Brasil, nem preciso dizer, é franco favorito, mas o técnico dominicano pode estar armando alguma surpresa. O que nos diz sobre a escalação, técnico Roberto Sampaio?
A pergunta fora dirigida a ele. Olhou para a lente da câmera sobre o telão, na qual se acendera uma lâmpada vermelha, sabendo que sua imagem estava sendo transmitida para todo o planeta.
- Nós também temos alguns truques guardados, Aguiar; e a escalação só saí cinco minutos antes da partida. Mas posso adiantar que vamos apresentar uma versão atualizada do algoritmo.
A lâmpada-piloto da câmera apagou-se. Ele relaxou na cadeira.
- Muito bem, Roberto - redarguiu o apresentador. - Vamos então recapitular as partidas da chave do Brasil neste torneio, bem como as mudanças táticas introduzidas pelo nosso técnico...
Olhou em torno. Ainda tinha alguns minutos antes de voltar ao ar, em definitivo, para mais uma partida de futebol eletrônico. Onde antes onze jogadores (e seus reservas) decidiam os destinos da nação, agora a responsabilidade cabia apenas ao técnico; ele e os seus algoritmos, que desempenhavam o papel dos futebolistas do passado.
- Podem comer, crianças - determinou, para alívio de todos.
Ele mesmo não tocaria no frango, comprado para a mulher e os filhos. Não antes de terminar o primeiro tempo, pelo menos.
Tradição é tradição!
- [28-09-2020]