Hoje eu quero dormir em uma cova

Tem tanto chão até lá.

Sabe, eu tô caminhando faz tanto tempo e nem parece perto ainda. Não tem mal nenhum pensar, então.

Eu ouvi de alguém outro dia: - Não pega essa rua. Todo mundo se perde por esse caminho.

Mas assim, quem é que vive bem evitando se perder?

O fato é que, se eu soubesse ouvir teria me perdido bem menos. Ok, a humildade só vem depois da soberba, e blá blá, mas eu não estou reconhecendo por ter me perdido. Antes de tudo eu sabia que daria tudo errado.

Uma vez fiz uma viagem sem verificar o óleo e o estepe do carro. Eu tirei o carro da garagem, abasteci e comprei água, sabendo que eu precisava verificar o óleo e o estepe. Não o fiz e segui viagem, mentalizando as coisas que ignorei. Parei no meio da corrida em um restaurante da estrada, verifiquei radiador e comi algo, mas nada do óleo e estepe.

No fim das contas eu fui, voltei e nada deu errado.

No entanto até hoje não entendi o que senti: orgulho por ter "instinto" ou decepção por não ter fracassado.

Afinal de contas, por quê dar errado seria tão ruim? Ficar algumas horas esperando em um acostamento, separado de qualquer necessidade que não fosse uma breve ajuda de outro viajante.

Parecia mais atrativo que o destino final.

Hoje eu quero dormir em uma cova. Não é soterrado. Nada disso, senhor.

Só quero grandes paredes de terra ao meu redor e que lá de baixo eu olhe pra muros infinitos apenas, como se fosse na estrada com o carro quebrado.

Porém pra me ajudar, alguém teria que descer a cova. E quem vai descer uma cova? E pra quê, se eu posso levantar e sair no outro dia?

Eu não disse que era a melhor forma de dormir. Mas só de pensar na terra escavada eu odeio mais a rigidez da minha cama. Quando eu mentalizo o cheiro de terra, quase esqueço do indefinido odor do quarto.

A cova nem precisa ser funda. Sete palmos típicos ou menos. Eu preciso me levantar de manhã, e imagino que acordarei aliviado demais pra uma escalada matinal.

Se eu sentir frio, me cubro com um pouco de terra. Se o silêncio me perturbar, eu canto até adormecer.

Lá vai estar calmo e eu vou poder deixar o cinismo me esperando.

Até acordar.

dos Reis
Enviado por dos Reis em 19/09/2020
Código do texto: T7066838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.